Semana Acadêmica Integrada da PUCRS promove atividades para estudantes

Programação acontece entre os dias 3 e 7 de outubro e contará com atividades em todas as Escolas da Universidade

30/09/2022 - 13h27

Semana Acadêmica IntegradaUm mundo com desafios cada vez mais complexos precisa de conexões capazes de construir novas soluções. Para estimular a troca de experiências, a Semana Acadêmica Integrada da PUCRS acontecerá em um formato inédito. Durante cinco dias, entre 3 e 7 de outubro, alunos e alunas poderão ampliar a formação por meio de atividades transversais voltadas para temas como produção científica, extensão universitária, inovação, empreendedorismo e mercado de trabalho. 

Durante a Semana, cada Escola contará com uma programação especial ao longo de um dia. Confira:  

  • 3/10: Escola de Direito 
  • 4/10: Escola de Ciências da Saúde e da Vida 
  • 5/10: Escola de Humanidades 
  • 6/10: Escola Politécnica e Escola de Medicina 
  • 7/10: Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos e Escola de Negócios 

Entre as atividades estão Talks de Carreira com profissionais de cada área, bate-papos com egressos/as das Escolas, palestras com pesquisadores/as e oficinas ministradas por docentes dos cursos.  

Eventos que integram a comunidade universitária 

Além das atividades específicas de cada Escola, haverá também grandes eventos que abrangem toda a comunidade acadêmica. Entre eles está a 23ª edição do Salão de Iniciação Científica, um espaço para a socialização de atividades de pesquisa desenvolvidas por alunos/as de graduação em parceria com professores/as e pesquisadores/as. Ainda na linha de incentivo à pesquisa científica, há o Espaço Jovem Cientista, promovido pelo Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. O evento é voltado para estudantes da educação básica e oportuniza que eles apresentem projetos de pesquisa desenvolvidos em suas escolas. 

Voltado para o desenvolvimento do empreendedorismo, o Torneio Empreendedor entra em sua 16ª edição. A atividade de extensão universitária aberta ao público oportuniza a construção de projetos de impacto social com o acompanhamento de mentores qualificados do mercado. O Torneio abordará a indústria criativa, posicionamento pessoal e nicho de mercado para você explorar sozinho, ou com uma equipe. 

Buscando aproximar jovens talentos do mercado de trabalho, o Talentos em Ação é aberto a estudantes de todos os cursos do ensino técnico, graduação e pós-graduação de todas as instituições de ensino, além de profissionais formados/as há até dois anos. Trata-se de uma atividade integradora em que os participantes apresentam seus potenciais para empresas. Além disso, o evento contará com uma Feira de Oportunidades para que os/as participantes possam conhecer melhor as oportunidades disponíveis nas 15 empresas presentes no evento. 

Quer conferir a programação completa do evento? Acesse o site. 

Confira as dicas  

  • Não é necessário realizar inscrição para as atividades. A entrada é feita por ordem de chegada; 
  • Registre sempre a sua presença em de cada atividade; 
  • A participação vale presença para as aulas da sua grade de horários regular; 

Leia Mais Veja todas