Inscreva-se para o 23º Salão de Iniciação Científica da PUCRS

quinta-feira, 25 de agosto | 2022

O 23º Salão de Iniciação Científica (SIC) da PUCRS acontece do dia 3 a 7 de outubro e as inscrições estão abertas até o dia 12 de setembro neste link. O encontro busca proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas de Iniciação Científica em projetos orientados por pesquisadores. Além de promover a divulgação da pesquisa no âmbito da graduação da Universidade e da comunidade científica e acadêmica em geral, o evento também incentiva a participação dos alunos de graduação em programas de Iniciação Científica.

Com a iniciação científica, estudantes de graduação podem atuar em projetos de pesquisa com professores de diferentes áreas do conhecimento. É uma oportunidade de se conectar ainda mais com a pesquisa científica, explorando diferentes métodos e assuntos.

Em sua 23ª edição, os trabalhos apresentados no SIC serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: qualidade do resumo, domínio do conteúdo, contribuição para o desenvolvimento da pesquisa, clareza/objetividade na exposição oral do trabalho, utilização adequada do tempo de apresentação, adequação das respostas aos questionamentos da banca avaliadora. Todos os trabalhos que obtiverem a nota máxima cinco serão considerados Trabalhos Destaque e receberão um Certificado. Os melhores Trabalhos Destaque por Grandes Áreas serão selecionados seguindo os critérios descritos no Regulamento. Os vencedores serão anunciados no evento de Premiação.

Alunos e alunas da PUCRS, assim como externos vinculados a bolsas institucionais da Universidade têm isenção no valor da inscrição. Para os demais estudantes de outras instituições de ensino, o valor da inscrição é de R$ 100, com um limite de inscrições.

Acesse o site para se inscrever e conferir a programação e demais informações sobre o evento.

Destaque na pesquisa

Na última edição do evento, em 2021, o estudante da Escola de Direito Guilherme Schoeninger Vieira recebeu destaque com o trabalho Limites à jurisdição frente a ‘questões políticas’: o STF e os casos de suspensão de nomeações de Ministros de Estado, orientado pelo professor Eugênio Facchini Neto. Com seu envolvimento foi realizada uma análise sobre o tema do controle judicial de atos essencialmente políticos e seus limites, utilizando ferramentas do Direito Comparado, baseando-se na experiência jurídica de outros países.

Como estudante da graduação da PUCRS, Guilherme ressaltou a relevância da Iniciação Científica em sua trajetória acadêmica: “A oportunidade se trata de um espaço autêntico de pesquisa que ocorre sob a orientação de excelentes professores da Universidade. Nesse sentido, convido todos os colegas a buscarem informações sobre essas ricas oportunidades de estudo”, reforça.

Mais recentes