Evento especial marca 4 anos da Unati

Programação contou com lançamento do livro “Quem conta um conto” e apresentação da cantora Elisa Meneghetti, acompanhada no violão por Filipe Narcizo

03/06/2022 - 17h15

Na última terça-feira, 31 de maio, a Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI) celebrou seus quatro anos de existência com o lançamento do livro Quem conta um conto…, publicado pela ediPUCRS. A obra foi criada a partir de contos sobre diferentes temas, escritos por alunos e alunas do curso Português e Literatura para a Terceira Idade: Quem Conta Um Conto…, promovido pela UNATI. O evento contou com uma programação especial e sessão de autógrafos.

Durante o evento também foi realizado um sarau com a apresentação da cantora Elisa Meneghetti, acompanhada no violão por Filipe Narcizo. A dupla fez uma apresentação sensível, que exaltou a cantora Elis Regina.

Quem conta um conto

Coordenado pelas professoras Janaína Baladão, Regina Kohlrausch e Ana Márcia Martins, o curso Português e Literatura para a Terceira Idade: Quem Conta Um Conto… teve parte das produções feitas pelos estudantes transformadas em livro. Ao todo, a obra Quem conta um conto… reúne 82 trabalhos divididos em três categorias de contos: fantástico (ou maravilhosos), policial (ou de mistério) e psicológico (ou de caracteres).  

Organizadora da obra, a professora Ana Márcia Martins destaca que a ideia de reunir os contos em uma publicação surgiu desde a primeira edição. “A produção de um livro já estava no projeto desde a primeira turma do curso. Juntamos todos os contos e cada um/a montou o seu livro artesanal. Depois, com as edições online do curso, tivemos um número mais expressivo de contos; então, resolvemos propor à ediPUCRS uma publicação com o material escrito entre 2019 e 2021”. 

A professora também reforça que a escrita é uma atividade que proporciona autoconhecimento e reflexão, importantes em todas as idades.  

“Todos têm muita história para contar. Então, os textos trazem muita reflexão, ora travestida de ficção, ora revelada como em um diário, proporcionando um encontro entre o que sabem da vida e aquilo que ainda esperam dela”. 

Bem-estar proporcionado pela escrita 

Professora aposentada e alumna da PUCRS, Eva Cavasotto conta que sempre gostou de escrever poesias, trovas e textos. Inclusive, na juventude, ela participou de duas edições de livros de poesias. Porém, para ela, retomar a prática da escrita, aos 77 anos, foi um desafio. 

“Precisei do estímulo da professora Ana para acreditar que ainda poderia escrever. Mas, agora, pretendo seguir escrevendo e participando dos cursos de literatura da PUCRS, porque me fazem muito bem emocionalmente. É uma terapia estudar e trocar ideias com colegas que também participam das aulas”, comenta Eva. 

Para a arte educadora Adriana Antunes, de 55 anos, o curso e a escrita também se tornaram fontes de inspiração e bem-estar. “Foi uma atividade terapêutica para aliviar a tensão da pandemia e da espera da aposentadoria estando em casa. Os cursos de Crônica, Conto, Escrita Criativa e Café com Literatura, todos na Unati, deram sequência à vontade de continuar escrevendo. Mudam-se os suportes e os materiais, e a vontade permanece a mesma: ser feliz em processos artísticos e criativos”. 

Leia também: 5 dicas: como começar a escrever 

Sobre a Unati

Unati foi lançada em junho de 2018, alinhada à proposta marista de proporcionar um futuro melhor por meio da educação, contribuindo para compartilhar o espaço da Universidade com pessoas de diferentes perfis, idades, sonhos e trajetórias. As aulas nas mais diferentes áreas são desenvolvidas em uma metodologia exclusiva, em turmas reduzidas e apoio de professores qualificados.

Confira as imagens do evento:


Leia Mais Veja todas