IPR é finalista do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2023 em projeto com a Petrobras

Plataforma desenvolvida no Tecnopuc é o primeiro webmap interativo exclusivo para CCUS no Brasil

07/12/2023 - 16h09

O IPR foi finalista do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2023. / Foto: Divulgação/IPR

A Plataforma GIS CCUS Brasil, desenvolvida pelo Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR) da PUCRS, em parceria com a Petrobras, foi uma das três finalistas do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2023, na categoria IV – Projetos na área de Meio Ambiente, Transição Energética e Descarbonização (exceto biocombustíveis).   

O prêmio tem como objetivo reconhecer e premiar os resultados associados a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). Esses resultados devem representar inovação tecnológica para o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis, desenvolvidos no Brasil por instituições de pesquisa credenciadas pela Agência, empresas brasileiras e empresas petrolíferas, com recursos da Cláusula de PD&I presente nos contratos de Exploração e Produção (E&P). No total, 100 projetos foram inscritos, sendo 19 deles na categoria IV. 

A cerimônia de premiação ocorreu em 30 de novembro, no Rio de Janeiro, e o IPR foi representado no evento por Clarisa Melo, coordenadora de Pesquisa do projeto finalista, Daiane Cardoso, pesquisadora do projeto, e Moema Martins, interlocutora técnica da Petrobras. 

“Esse projeto representa o amadurecimento de nossas pesquisas e a compreensão da urgência em consolidar informações nacionais sobre os principais aspectos que envolvem o CCUS. A plataforma foi cuidadosamente planejada, com o intuito de criar uma ferramenta prática e acessível, que possa atender a um público diversificado. Com informações atualizadas, nossa meta é efetivamente impulsionar a implementação de projetos de CCUS no Brasil. Parabéns a toda a equipe por esse reconhecimento, celebra Clarissa. 

Desenvolvimento de plataforma inédita no país 

A pesquisa do IPR desenvolveu o primeiro webmap interativo exclusivo para Tecnologias de Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono (CCUS) no Brasil, permitindo o mapeamento e a quantificação das emissões de CO₂. As CCUS se destacam como uma estratégia importante na transição para uma economia de baixo carbono. Nesse contexto, a Plataforma GIS CCUS Brasil surge como uma iniciativa inovadora e única no cenário nacional, buscando auxiliar os tomadores de decisão e a população em geral, ao permitir o acesso a dados e informações relevantes dessas tecnologias.  

Saiba mais: Tecnopuc é reconhecido como o quarto melhor Ecossistema de Inovação Global e vence o People’s Choice Awards

A plataforma integra o sistema de classificação SRMS e dados dos projetos Reate e Promar, disponibilizados pela CPRM e ANP, possibilitando uma análise mais abrangente dos recursos de armazenamento de CO₂ presentes nas áreas estudadas. Dessa forma, a plataforma consegue contribuir para a identificação de áreas promissoras ao desenvolvimento desse setor no Brasil. 

Em 2024, o Instituto de Petróleo e Recursos Naturais completa dez anos. / Foto: Giordano Toldo

Essa abordagem preenche uma lacuna existente de informações no país sobre o assunto, e democratiza o acesso a dados e ferramentas essenciais, possibilitando que empresas, instituições de pesquisa, governo e sociedade civil desenvolvam projetos sustentáveis e efetivos para a redução das emissões de CO₂.  A plataforma se destaca por apresentar a localização e quantificação dessas emissões de fontes estacionárias, identificar áreas estratégicas para a captura de dióxido de carbono. Além disso, a plataforma ajuda na implementação de projetos futuros, possibilitando a visualização geográfica da infraestrutura e dos possíveis locais para o armazenamento do CO₂ proveniente dessas fontes.  

A plataforma contribui diretamente para a redução dos riscos do desenvolvimento de projetos, auxilia no planejamento e desenvolvimento sustentável de diversos setores, promove a colaboração entre diferentes atores e dissemina informações, oportunizando o avanço da tecnologia e fortalecendo a governança ambiental. A GIS CCUS Brasil é uma iniciativa que utiliza a tecnologia geoespacial para impulsionar a transição para uma economia de baixo carbono, fornecendo informações precisas e facilitando a tomada de decisões estratégicas para a redução das emissões de gases de efeito estufa. 

Saiba mais sobre o impacto do IPR no Tecnopuc 

O IPR é membro do Tecnopuc desde sua criação em 2014, e o Instituto tem como objetivo fomentar, dar visibilidade e proporcionar um crescimento sustentado das ações da universidade em pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de petróleo e derivados, recursos naturais, energia e meio ambiente. O IPR conta com uma equipe multidisciplinar composta por professores, pesquisadores, auxiliares de laboratório, profissionais administrativos e alunos de graduação e pós-graduação da PUCRS. O espaço faz com que os resultados de análises, produzidos com rigor e qualidade, sejam transformados em informações estratégicas e elementos de tomada de decisão para os parceiros do instituto. 

Leia também: Startups do Tecnopuc estão na lista de mais promissoras do ecossistema de inovação brasileiro 

“Os projetos desenvolvidos pelo IPR têm um grande potencial de colaboração com outros atores do ecossistema. A equipe IPR tem participado ativamente de construtivas discussões sobre novas fontes energéticas e o mercado de carbono com empresas e startups da comunidade Tecnopuc que também estão buscando ou oferecendo soluções inovadoras de eficiência energética e neutralização de emissões de carbono. Ter essa área estratégica e de extrema relevância para a Universidade e a sociedade tão próxima de outras organizações no Tecnopuc tem favorecido as trocas e identificação de sinergia que pode resultar em um impacto positivo ainda maior”, declara Daniela Carrion, líder de Comunidade do Tecnopuc. 

O IPR fica localizada no prédio 96 do Parque Tecnológico e conta com compreende 5000 m². O Instituto conta com o Laboratório de Análises Químicas (LAQ), o Laboratório de Caracterização de Rochas (LCR), o Laboratório de Geoquímica e Petrofísica (LGP), o Laboratório de Isótopos e Geocronologia (LIG), Laboratório de Monitoramento Ambiental (LMA) e o Laboratório de Materiais (LMT). ,

Conheça o Instituto de Petróleo e Recursos Naturais


Leia Mais Veja todas