Startups do Tecnopuc estão na lista de mais promissoras do ecossistema de inovação brasileiro

As três empresas têm sede em São Paulo e interagem com o ecossistema Tecnopuc remotamente

19/10/2023 - 10h41

As empresas atuam no Tecnopuc de forma remota. / Foto: Giordano Toldo

A revista eletrônica Pequenas Empresas e Grandes Negócios, em parceria com as consultorias Elogroup e Innovc, compila, anualmente, uma lista das empresas mais promissoras do ecossistema de inovação brasileiro. Entre maio e julho deste ano, mais de 2 mil empresas se inscreveram para o 100 Startups to Watch 2023, e as organizações foram avaliadas em inovação, potencial de mercado, negócio e escalabilidade, equipe e maturidade da solução. Dentre as 100 selecionadas, três startups fazem parte do Parque Tecnológico e Científico da PUCRS (Tecnopuc): AIPER, Eduqhub e Agenda Edu. 

Com sede em São Paulo, as três empresas selecionadas integram remotamente o ecossistema do Parque Tecnológico da PUCRS, reforçando o conceito de Tecnopuc Anywhere. O projeto foi adotado no Plano Estratégico da Unidade, que busca expandir a atuação do Parque para além do seu espaço físico, possibilitando que outras empresas e strartups utilizem dos serviços oferecidos pelo Tecnopuc mesmo a distância. A AIPER está a participando do Tecnopuc Startup Garage, e a Eduqhub e Agenda Edu integram a Hub EduX 

O CEO e Founder da AIPER, Ailton Pereira, acredita que participar do Tecnopuc Startup Garage tem sido uma experiência incrível e enriquecedora para sua jornada empreendedora. Ele enfatiza que os conteúdos disponibilizados pelo projeto auxiliam na estruturação das partes essenciais do negócio, e que as mentorias, com discussões e ferramentas servem para apoiar na aplicação prática do aprendizado. Sobre integrar a lista ‘100 Startups to Watch em 2023’, Ailton e sua equipe ficaram muito felizes.  

Leia também: PUCRS amplia ecossistema de inovação e lança proposta imersiva de ensino conectada ao seu Parque Tecnológico

“O processo desde a inscrição até a divulgação da lista levou algum tempo, mas estamos extremamente felizes e honrados por estarmos ao lado de nomes renomados na categoria da indústria. Isso nos motiva ainda mais a seguir adiante e tornar o sonho da AIPER uma realidade!” completa o CEO da AIPER. 

Saiba mais sobre as três startups 

Foto: Divulgação/Editora Globo

A AIPER atua na indústria de cor por meio da biotecnologia. Ela produz biopigmentos microbianos utilizando processos fermentativos e resíduos agroindustriais como fonte nutritiva para os microrganismos, contribuindo para a economia circular por meio de produtos que atendem às demandas de diversas indústrias, desde a moda até a alimentação, em substituição dos corantes sintéticos. O uso dos biopigmentos contribuem para as indústrias e organizações que possuem compromisso com a sustentabilidade. 

A Agenda Edu oferece soluções para simplificar a jornada educacional, já tendo impactado mais de 2 milhões de pessoas. O aplicativo oferece para as escolas recursos para otimizar seu relacionamento com as famílias, incluindo rotina escolar, comunicação e cobranças. Outras soluções, que integram o portfólio da startup para facilitar a rotina educacional, é o App Equipe Escolas – que coloca na palma da mão do professor o controle do diário de classe e a possibilidade de compartilhar a rotina do aluno – e o EduPay – que auxilia na organização da rotina financeira da escola e garante a receita mensal prevista.   

A Eduqhub desenvolveu uma metodologia própria com foco no desenvolvimento de softskills e habilidades empreendedoras para crianças, explorando vivências reais. Ela é oferecida por meio de materiais didáticos e uma plataforma digital gameficada, abordando temas como finanças, liderança, autoconhecimento e relacionamento interpessoal e resolução de problemas. 

Confira a lista completa das 100 startups aqui


Leia Mais Veja todas