Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Preciso saber falar outro idioma para ingressar no mestrado ou doutorado? 

Apesar de não ser necessário ser fluente em outra língua, algumas seleções incluem uma prova de proficiência

25/09/2020 - 15h52
mestrado,doutorado,mestrado e doutorado,PPG,programa de pós-graduação,pós-graduação,seleção,processo de seleção,prova de proficiência

Objetivo do teste é identificar se o candidato compreende a língua indicada no momento da inscrição / Foto: Clarissa Watson/Unsplash

Para ingressar nos programas de pós-graduação, não é preciso ser fluente em outro idioma, mas é importante ter algum conhecimento em uma segunda língua. Alguns cursos solicitam que o candidato indique um idioma (ou até mesmo dois, no caso de doutorado) com a qual tem afinidadeNesses processos, uma das etapas da seleção consiste em uma prova de proficiência.  

O teste conta com um texto sobre o qual o candidato deve responder, em português, perguntas de compreensão relacionadas a ideias, o sentido contextual de palavras e expressões, formas verbais, pronominais e outros elementos; ou ainda, a fazer um resumo do texto, também em português. Durante a realização do exame, é permitido consultar dicionários e/ou gramáticas.  

Saiba mais: Como funciona o processo seletivo para mestrado e doutorado 

Para ser considerado proficiente, é preciso tedesempenho igual ou superior a 70% da prova. Mas não é preciso comprovar fluência nesse idioma: o objetivo do teste é identificar se o candidato compreende a língua indicada no momento da inscrição. 

Na PUCRS, o Departamento de Letras da Escola de Humanidades é responsável pelos exames de proficiênciaA Universidade possibilita que os/as ingressantes nos cursos de pós-graduação realizem a prova gratuitamente até o final do primeiro ano (para os PPGs que aceitam essa opção, pois alguns programas exigem que o candidato realize a prova antes de se matricular). Porém, se você já realizou um teste em outra instituição recentementepoderá utilizá-lo. Para isso, é importante consultar se o exame é aceito pela PUCRS. 

Para saber se o Programa de Pós-Graduação de sua escolha exige essa prova, confira o edital, disponível no site do PPG. Mais informações sobre os exames de proficiência oferecido pela PUCRS estão disponíveis aqui. 

Leia também: Mestrado e doutorado: desvende o edital e entenda o processo seletivo