Já sabe qual linha de pesquisa seguir no mestrado e doutorado? Veja dicas para decidir

Decisão influencia tanto na elaboração do projeto de pesquisa quanto na preparação para a seleção da pós-graduação

23/10/2023 - 09h56

Área de concentração e linha de pesquisa são dois aspectos fundamentais na elaboração de um projeto. / Foto: Envato

Saber qual linha de pesquisa você vai querer seguir no mestrado ou doutorado é um passo importante para a elaboração do seu trabalho ao longo da pós-graduação. Assim como a área de concentração, a partir dela serão definidas quais disciplinas e atividades você irá realizar durante a formação. Não sabe qual é a diferença entre as duas coisas? A gente explica:   

  • Área de concentração: contempla as disciplinas, atividades didáticas e de pesquisas científicas que são desenvolvidas na pós-graduação. Serve para organizar a estrutura do curso.   
  • Linha de pesquisa: representa o núcleo temático de atuação e serve como uma direção para os trabalhos acadêmicos, segundo o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).   

Para saber qual Programa de Pós-Graduação se encaixa melhor no seu projeto de pesquisa, compare os objetivos indicados nos editais com os seus. Em caso de dúvidas, entre em contato previamente com o PPG pretendido. O/a próprio/a possível orientador/a poderá lhe ajudar nessa decisão.   

Saiba o que você quer e pode estudar   

Além de decidir qual tema você quer trabalhar na sua pesquisa, confira quais linhas de pesquisa se encaixam com o que você pretende investigar na sua formação.   

Para combinar a sua ideia em uma linha de pesquisa, pode ser uma boa opção fazer alguns ajustes para ter mais chances de conseguir uma vaga ou até mesmo a bolsa dos sonhos. 

Conheça quem vai acompanhar você  

Na página dos PPGs é possível conferir quem compõe a coordenação de cada curso e pesquisar, por exemplo, o currículo de docentes, projetos dos quais a equipe já participou, entre outros aspectos.   

Em alguns casos, a aceitação prévia do/a seu/sua futuro/a orientador/a é um dos critérios de seleção. Aproveite esse momento para tirar dúvidas sobre exemplos de trabalhos já realizados, metodologias, verbas já captadas, materiais disponíveis e outros aspectos para avaliar se seu projeto está condizente.   

Quanto mais informações você tiver, melhor. Afinal, serão anos de convivência e aprendizado em conjunto.   

Leia mais: Currículo Lattes: passo a passo para aprender a utilizar a plataforma  

Posso mudar minha linha de pesquisa se eu me arrepender?   

Mudar de linha de pesquisa pode significar também precisar mudar quem está lhe orientando. Não é o ideal, pois atrasa o andamento no curso até que a sua pesquisa esteja readequada, mas pode acontecer.   

Para evitar isso, prepare-se bem antes de tomar a decisão final: coloque no papel tudo o que você precisa levar em consideração e conte com a ajuda da coordenação dos PPGs para lhe orientar, se necessário.   

Leia também:  Mestrado e doutorado: inscrições abertas para processo seletivo da PUCRS 

quero ingressar na pós-graduação da pucrs


Leia Mais Veja todas