Pesquisadora da PUCRS está entre os 100 melhores cientistas em Educação da América Latina

A professora Marília Morosini integra o ranking da AD Scientific Index por suas contribuições científicas na área de Educação

13/04/2022 - 11h24
pucrs pesquisa. pesquisadora mulher

Foto: Matheus Gomes

A professora da Escola de Humanidades Marília Morosini está entre os 100 pesquisadores mais influentes em Educação da América Latina no Latin America Scientist and University Education Rankings 2022. A docente também aparece entre os 50 cientistas que mais publicaram nos últimos cinco anos. O ranking é desenvolvido pela AD Scientific Index que apresenta os coeficientes de produtividade de cientistas e pesquisadores de todo o mundo baseados nos perfis públicos no Google Scholar, tendo como fundamento a produção total, atividade nos últimos cinco anos e número de citações.

O ranking de produtividade é um instrumento que lista não somente pesquisadores produtivos, mas também pesquisadores com alto fator de impacto em uma determinada área, disciplina, universidade e país, podendo orientar o desenvolvimento de incentivos e políticas acadêmicas. A docente ressalta que este é um importante reconhecimento da atuação científica da Escola de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Educação, além da PUCRS como apoiadora da construção da ciência.

“Essa posição positiva no ranking reflete um trabalho em equipe e uma trajetória de dedicação à formação de recursos humanos na graduação e na pós-graduação. Assim como destaca as minhas produções enquanto pesquisadora da Educação e coordenadora do Centro de Estudos em Educação Superior da PUCRS”, celebra a docente.

Sobre a pesquisadora 

Marilia Morosini realizou seu pós-doutorado na University of Texas, nos Estados Unidos. Atualmente, é pesquisadora 1A pelo CNPq e professora titular na Escola de Humanidades da PUCRS.  Foi criadora e coordena o Centro de Estudos em Educação Superior (Cees) da PUCRS. Coordenadora da Rede Sul Brasileira de Educação Superior (Ries) e de projetos nacionais e internacionais sobre Educação Superior (British Council, Fulbright, Alfa/UE, CNPq, Capes, Fapergs), com foco na internacionalização da Educação Superior.

Entre suas principais produções mais recentes, destaca-se a organização de dois volumes da Enciclopédia Brasileira de Educação Superior (EBES). Um trabalho resultado de 6 anos de pesquisas, que busca elucidar questões de docência, investigação, extensão e gestão nos sistemas educacionais público, privado, confessional ou comunitário em órgãos ou autarquias do país nas últimas décadas. São mais de mil páginas editadas pela Editora da PUCRS (Edipucrs).

Leia também: PUCRS é destaque em Medicina e na área de Tecnologia em ranking internacional de Educação


Leia Mais Veja todas