PUCRS é destaque em Medicina e na área de Tecnologia em ranking internacional de Educação

Cursos da Universidade estão entre os melhores da América Latina

07/04/2022 - 17h28

QS World 2022A PUCRS tem o melhor curso de Medicina entre instituições de ensino privado do Brasil segundo o ranking internacional da QS Quacquarelli Symonds, empresa de análise do Ensino Superior. No QS World University Rankings by Subject 2022, avaliação anual dos cursos universitários por áreas de conhecimento, a Universidade é listada entre as 25 melhores Escolas de Medicina da América Latina.  

O fortalecimento da Universidade na área de Ciência da Computação e Sistemas de Informação também foi evidenciada com o segundo melhor desempenho em entre IES privadas do Brasil e como destaque entre os 30 melhores da América Latina. 

Na 12ª edição do ranking, 1.543 instituições do mundo todo foram avaliadas, sendo 32 brasileiras, em relação a 51 disciplinas (cursos) em cinco grandes áreas: Artes e Humanidades; Engenharia e Tecnologia; Ciências da Vida e Medicina; Ciências Naturais; Ciências Sociais e Administração.  

Confira os destaques:  

Medicina 

  • Melhor curso de Medicina em instituição privada do Brasil; 
  • Única instituição privada ranqueada no estudo; 
  • 12ª posição geral entre universidades públicas e privadas no Brasil; 
  • Entre os 25 melhores cursos/escolas de Medicina da América Latina. 

Ciência da Computação e Sistemas de Informação 

  • Segundo melhor desempenho em Ciência da Computação e Sistemas de Informação entre instituições privadas do Brasil; 
  • 13ª posição geral entre universidades públicas e privadas no Brasil; 
  • Entre os 30 melhores cursos/escolas de Ciência da Computação da América Latina.  

Critérios que avaliam a excelência   

Seis critérios são considerados para a classificação das melhores universidades do mundo: Reputação acadêmica, Reputação por parte do empregador, Citações de pesquisa por artigo, Produtividade e impacto das publicações. Com 268 programas de 32 instituições classificados no ranking de cursos deste ano, o Brasil é o 15º país mais representado no mundo. Em termos de programas listados entre os 100 melhores, o país ocupa a 21ª posição global, com base em 51 programas em sete instituições. 

Relembre outras premiações da PUCRS 

O levantamento QS World University Rankings divulgado em 2021, listou a PUCRS como a primeira e única instituição de ensino privado do Rio Grande do Sul presente na lista. A Universidade também foi reconhecida como a melhor instituição privada do Sul do País na avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC) contínuo, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), obtendo pontuação de 3,7320, em uma escala que vai de 1 a 5, sendo o resultado mais alto já registrado pela Universidade desde a criação do indicador, em 2006. Saiba mais sobre a conquista.   

Confira mais reconhecimentos recentes que são motivo de orgulho:  


Leia Mais Veja todas