Pesquisador da PUCRS participa de livro publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Professor publicou resultados de suas pesquisas em obra organizado pelo IPEA, e participou do lançamento da obra em Brasília

07/12/2023 - 10h54

O livro foi lançado em Brasília e já está disponível para download. / Foto: Helio Montferre/Ipea

Foi realizado ontem (6) em Brasília (DF) o lançamento do livro “Dinâmica Econômica, Mudanças Sociais e Novas Pautas de Políticas Públicas”, organizado e publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), e que conta com participação do professor da Escola de Humanidades e coordenador do PUCRS Data Social, Andre Salata. A temática central da obra foi propor tipologias de estruturas de classe no Brasil que possam ser úteis para a elaboração de políticas públicas em um contexto de mudança da estrutura produtiva da economia brasileira. 

A hipótese que dirige a proposta de pesquisa é que essa nova reconfiguração produtiva tem implicações para a estratificação social brasileira, com o surgimento de novas demandas de políticas sociais, em razão do surgimento de novos grupos ocupacionais ou a ampliação/ redução de grupos sociais que já existem. Escrito por técnicos/as do Ipea e por especialistas brasileiros em estratificação social, o livro traz resultados de pesquisas empíricas que dialogam com aquela temática.   

Convidado para fazer parte desta obra, o professor Andre Salata publicou um capítulo onde constam resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. A pesquisa trata da associação entre origem de classe e nível educacional alcançado pelos indivíduos, e discorre sobre em que medida a expansão educacional tem sido capaz de arrefecer aquela associação. 

“Participar de uma publicação do IPEA é uma honra enorme. O instituto é reconhecido pela sua qualidade técnica, e estar aqui e poder dialogar com os membros do instituto é uma grande oportunidade para qualquer pesquisador,” celebra Salata.  

Além do evento de publicação, a passagem do pesquisador pelo IPEA incluiu reuniões de planejamento, onde foram discutidas oportunidades de aprofundamento das parcerias em novas pesquisas e/ou publicações conjuntas.  

Confira o livro na íntegra

Saiba mais sobre o PUCRS Data social 

O Laboratório de Desigualdades, Pobreza, e Mercado de Trabalho – PUCRS Data Social é um laboratório de pesquisa, composto por pesquisadores das áreas de Economia e Sociologia da PUCRS que elabora estudos e relatórios sobre esses temas baseados em dados públicos oficiais. O diferencial do PUCRS Data Social é produzir análises acessíveis que contribuam para o debate público sobre essas temáticas.  

Leia mais: 


Leia Mais Veja todas