Parceria entre Labelo e instituição de metrologia do Paraguai promove capacitação

O treinamento aconteceu no início do mês de novembro e buscou instruir a aplicação das normas técnicas brasileiras na área de eletroeletrônica para a equipe paraguaia

24/11/2023 - 08h58

A visita de membros da Instituto Nacional de Tecnologia, Normalização e Metrologia na PUCRS aconteceu no início de novembro. / Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Tecnologia, Normalização e Metrologia (INTN) do Paraguai visitou os Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica da PUCRS (Labelo) no início de novembro para uma capacitação. O evento, liderado pelo coordenador do Laboratório de Equipamento de Uso Profissional e Infraestrutura, Gilvani Montenegro Santos, e sua equipe, teve como objetivo instruir a aplicação das normas técnicas brasileiras na área de eletroeletrônica para a equipe paraguaia. 

Durante os dias de capacitação, Gilvani e Felipe Suelo (Labelo) se dedicaram a mostrar como é feita a regulamentação eletroeletrônica, com destaque para as normas ABNT NBR NM 60884-1:2010 (para tomadas de uso doméstico e analógico) e ABNT NBR NM 60669-1:2004 (para interruptores com instalações elétricas fixas, domésticas e analógicas). Ambas têm um papel crucial na padronização de interruptores e tomadas no Brasil.  

Representantes do INTN, Maria Celestina Guillen, Raul Aristides Gonzalez e Ruben Ricardo Ramirez, participaram ativamente do treinamento e destacaram o papel significativo que o Labelo está desempenhando na regulamentação da norma no Paraguai.  Para o coordenador Gilvani Montenegro, a parcerira Brasil-Paraguai tem sido fundamental para o Labelo, visto que muitos resultados e conclusões são alcançados devido à colaboração com o INTN do Paraguai.  

“Estamos muito satisfeitos ao observar a dedicação e o interesse da equipe do INTN na busca pela certificação de materiais elétricos no Paraguai. Colaborar com eles nesse sentido é gratificante para nós e está totalmente alinhado com a missão do Labelo/PUCRS de preservar vidas, trabalhando para que a sociedade desfrute de produtos com maior segurança e eficiência”, destaca Gilvani. 

Saiba mais sobre o Labelo 

O Labelo é o complexo de Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica da PUCRS que atua há mais de 50 anos na metrologia científica e industrial, sendo um dos mais importantes laboratórios do segmento no Brasil. O Labelo atua com a calibração de instrumentos de medição e ensaios da conformidade para certificação de produtos.  

A unidade também conta com parcerias nacionais e internacionais visando fortalecer e contribuir para a melhoria da qualidade e segurança de produtos elétricos, desempenhando um papel fundamental na padronização e certificação. 

Leia mais: Panorama das ações é apresentado na reunião do Pacto Alegre


Leia Mais Veja todas