Panorama das ações é apresentado na reunião do Pacto Alegre

PUCRS recebe homenagem e projeto do Green Thinking é acolhido pelo movimento

23/11/2023 - 18h00

A PUCRS recebeu uma homenagem pela colaboração da Universidade com a inovação. Foto: Giulian Serafim/PMPA

O Tecnopuc participou da 8ª Reunião de Mesa do Pacto Alegre, movimento que busca transformar Porto Alegre em um polo de inovação, atração de investimentos e empreendedorismo, que aconteceu na manhã de 23 de novembro, no Plaza São Rafael Hotel. Os trabalhos foram conduzidos por Jorge Audy, superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc e membro da Aliança pela Inovação – articulação entre UFRGS, PUCRS e UNISINOS para potencializar ações de alto impacto em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento; e Luiz Carlos Pinto, secretário de inovação do município e coordenador do Pacto Alegre. 

Na pauta do dia, a apresentação do panorama dos três projetos em andamento: Destino Poa, Cidade Educadora e Territórios Inovadores, palestra do antropólogo colombiano Santiago Uribe, além de falas de autoridades presentes, homenagens a instituições que promovem a inovação na cidade e da submissão de um novo projeto à mesa. 

Homenagem à PUCRS 

No início da reunião, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) recebeu uma homenagem pela sua colaboração à inovação em Porto Alegre. O reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, recebeu a condecoração do vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes. O Badesul também foi homenageado. 

“No mês em que a PUCRS completa 75 anos, receber esse reconhecimento do Pacto Alegre, um movimento tão importante para a nossa cidade, é motivo de muita alegria. Faz parte da missão da nossa Universidade preparar pessoas para mudar o mundo para melhor e, nesse contexto, estamos comprometidos com promover e apoiar projetos de inovação e impacto”, declarou o reitor.

Ir. Evilázio, que também representou as três universidades da Aliança pela Inovação na fala de boas-vindas da mesa, levantou dois avanços fundamentais que aconteceram ao longo dos primeiros anos do Pacto Alegre: “[…] primeiro, compreendemos que com um mesmo propósito, podemos somar esforços, superar diferenças e atuar juntos, de maneira colaborativa.  Segundo: os projetos do Pacto Alegre evidenciam que assumimos de fato o compromisso por desenvolver ações concretas que estão transformando Porto Alegre e construindo um inédito ecossistema de inovação em todas as dimensões que irá gerar cada vez mais consequências em diversos âmbitos”. 

Projeto do Green Thinking é acolhido pelo Pacto 

Esta foi a última reunião do ano da mesa do Pacto Alegre, que volta a se encontrar em fevereiro de  2024. / Foto: Giulian Serafim/PMPA

Lucas Fontes e Paula Moletta, da startup Green Thinking, membro do Tecnopuc, apresentaram à mesa o projeto Porto Alegre Sem Lixo, que visa atuar em diferentes frentes para tornar a capital gaúcha uma cidade lixo zero, a partir de uma melhor gestão dos resíduos. A proposta foi aceita por unanimidade pela mesa e passa a integrar o Pacto Alegre. 

“Hoje todo mundo gera resíduo. Então, o nosso principal papel é levar informação de forma correta, melhorando a nossa gestão de resíduos, incentivando as boas práticas, desenvolvendo tecnologias sociais, como a compostagem e a agrofloresta, potencializando a própria reciclagem e as unidades de triagem […]. Nosso sonho é fazer Porto Alegre voltar a ser referência na gestão de resíduos e inspirar mais municípios e capitais a serem lixo zero”, afirmou Paula. 

A iniciativa começa no Tecnopuc, onde o Green Thinking está construindo o Laboratório Lixo Zero. A startup já adotou esse movimento em suas atividades e visa promover ações por todo o Parque, pela Universidade, pelo bairro e, por fim, por Porto Alegre.  

Palestra de Santiago Uribe 

Consultor do Pacto Alegre para o Projeto Territórios Inovadores, o antropólogo colombiano Santiago Uribe falou sobre a experiência de Medelín, que enfrentou um contexto de extrema violência e hoje é referência em inovação.  

“Juntar um número importante de pessoas, instituições e empresas diversas para olhar pra frente com uma visão coletiva de cidade é a semente da verdadeira transformação social”, explicou Uribe. Segundo ele, o Pacto Alegre representa essa visão para Porto Alegre.

O antropólogo fez, ainda, uma analogia entre inovação social e a feijoada brasileira: “A feijoada brasileira não é brasileira. O feijão é da África, a linguiça da Espanha, o arroz é chinês. Mas se tornou brasileira porque vocês, com amor, a transformaram para dar um melhor significado. Tragam o melhor de todos vocês para transformem Porto Alegre. Isso é inovação social, isso é inteligência coletiva”. 

Esta foi a última reunião do ano da mesa do Pacto Alegre, que volta a se encontrar em fevereiro de  2024. 


Leia Mais Veja todas