Curso de Nutrição da PUCRS promove saúde através da alimentação

Graduação forma profissionais multidisciplinares com currículo sustentável

17/10/2023 - 08h28

Antes de decidir cursar Nutrição, Ana Carolina Brunetto Curcel já tinha inciado outras graduações. Hoje, ela está no quarto semestre de Nutrição na PUCRS. / Foto: Giordano Toldo

A alimentação é parte essencial do nosso dia a dia: é a partir da comida que conseguimos os nutrientes necessários para manter a nossa saúde equilibrada. E é no curso de Nutrição da Escola de Saúde e Ciências da Vida da PUCRS que alunos e alunas estudam sobre como implementar uma cultura alimentar benéfica para uma vida com maior longevidade. Giovana Alves de Freitas, de 22 anos, está cursando o oitavo semestre do curso e sempre foi apaixonada pela área.  

“A Nutrição é a promoção da saúde através do alimento, e desde muito nova convivi com esta ideia. Foi observando a maneira que a profissão consegue unir a empatia, o carinho, a responsabilidade, a saúde e o alimento, que acabei me encantando!” 

Ana Carolina Brunetto Curcel já havia tentado outras coisas antes de decidir entrar no curso de Nutrição da PUCRS em 2022. A estudante do quarto semestre tem uma relação muito próxima com a área: desde criança, Ana frequentou nutricionistas e devido a uma relação ruim com a comida, como restrições e compensações, a estudante desenvolveu um transtorno alimentar. Por conta da sua história pessoal, Ana decidiu que gostaria de ajudar outras pessoas que enfrentaram ou enfrentam a mesma situação.  

“Sofri muito com isso, e decidi que não era algo que eu queria que as pessoas também passassem, pois é realmente muito ruim ter a comida ocupando 100% dos teus pensamentos e não te deixando viver sua vida de forma leve e prazerosa. Resolvi, dessa forma, que era isso que eu queria fazer. Ajudar os outros a se relacionarem da melhor maneira possível com o alimento.” 

Leia mais: Cursos da PUCRS unem aprendizagem e impacto social na área da saúde 

Saúde e bem-estar em primeiro lugar  

No curso de Nutrição da PUCRS, estudantes tem aulas práticas em laboratórios pensados para o ensino. Na foto, a estudante de 22 anos Giovana de Alves Freitas. / Foto: Giordano Toldo

Mesmo que a área seja ampla e apresente diversas opções de carreiras, a promoção da saúde por meio do alimento é o objetivo central do curso. Para o pleno desenvolvimento educativo dos/as estudantes, a Escola de Ciências e Saúde da Vida conta com mais de 20 espaços de aprendizagem, onde alunos/as de Nutrição e outros cursos da área na PUCRS tem aulas práticas. O Laboratório de Ciência e Arte dos Alimentos, localizado no prédio 41, que conta com uma Cozinha Experimental; Cozinha Industrial, Restaurante Pedagógico e Auditório é um dos lugares preferidos de Giovana Alves de Freitas.  

“A PUCRS conta com uma estrutura impecável de cozinha, com utensílios e possibilidades de preparações inimagináveis”, enaltece 

Para Ana Carolina Brunetto Curcel, a parte mais encantadora da estrutura física do curso de Nutrição são os diferentes espaços disponibilizados para as aulas teóricas e principalmente para as práticas. Assim como Giovana, Ana também destaca o Laboratório de Ciência e Arte dos Alimentos, especialmente pelas Cozinhas bem equipadas.  

“Além das cozinhas, gosto muito do Laboratórios de Bromatologia (local onde é feito a análise da composição química, valor nutricional, e as propriedades físicas de um alimento). No curso também temos a oportunidade de atender algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde temos um maior contato com a realidade e a comunidade”, conta a aluna. 

Leia também: Biomedicina: graduação alia inovação no mercado com o estudo em saúde

Formando profissionais completos na área 

O local preferido de Ana Carolina Brunetto Curcel é o Laboratório de Ciência e Arte dos Alimentos. / Foto: Giordano Toldo

No curso de Nutrição da PUCRS, o aprendizado é multisciplinar e interprofissional.  A coordenadora e professora da graduação, Alessandra Campani Pizzato, explica que na Universidade o curso é muito prático e possui ações de extensão voltadas a demandas da sociedade. Além de certificações de estudos para as áreas de maior interesse do estudante e um currículo onde a sustentabilidade está em foco, na PUCRS, os/as alunos/as têm contato com a realidade profissional desde os primeiros semestres.  

“Nas disciplinas teórico-práticas, há modulações menores de alunos/professor nas atividades práticas, o que oportuniza vivências em diferentes cenários de prática externa e internas, incluindo hospitais, unidades de saúde, laboratórios, entre outros. O fato de estar dentro de uma escola de saúde e vida, a formação tem perspectiva multidisciplinar e interprofissional”, enfatiza a também coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Análise e Produção de Alimentos (GIAPA). 

O curso de Nutrição da PUCRS possibilita que estudantes atuem na alimentação coletiva, nutrição clínica, saúde coletiva, esportes e atividades físicas. Na Universidade, os/as estudantes também podem seguir o caminho do ensino e da pesquisa, além de serem incentivados ao empreendedorismo no ramo alimentício. Para Ana Carolina Brunetto Curcel, esse tipo de estímulo também é muito importante.  

“Em qualquer área que a gente queira empreender e inovar, a PUCRS sempre tem uma forma de te acolher, seja pela Iniciação Científica, pelo Tecnopuc, ou até pela rede de professores capacitados e acolhedores que formam o curso.” 

Giovana de Alves Freitas sempre teve a PUCRS como sua primeira opção de Universidade e fica feliz de ter a oportunidade de estudar aqui. Para além da estrutura física, a estudante vê o currículo do curso como um diferencial de outras instituições por apresentar muitos momentos práticos. 

“Cursos da área da Saúde e, neste caso, a Nutrição apresentam inúmeras questões que apenas vivendo o dia a dia da profissão será possível compreender e aprender, e a PUCRS fornece essa oportunidade do início ao final do curso.” 

ESTUDE NUTRIÇÃO NA PUCRS


Leia Mais Veja todas