Biomedicina: graduação alia inovação no mercado com o estudo em saúde

Curso existe desde 2017 na PUCRS e vem formando profissionais de excelência

29/09/2023 - 17h35

Júlia Leffa é estudante do quarto semestre do curso de Biomedicina da PUCRS. / Foto: Giordano Toldo

É uma lembrança viva na memória de Julia Leffa as visitas ao Campus da PUCRS durante a sua infância. Ao lado dos pais, a estudante viajava de Torres a Porto Alegre para passear no Museu da Universidade: “Eu ficava sonhando com um dia poder ter o privilégio de estudar ali, pois eu tinha e tenho certeza de que seria a melhor escolha para o meu futuro”. Alguns anos depois, a jovem iniciou a sua jornada na Instituição dos sonhos como estudante de Biomedicina, na Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS. 

“Sempre fui muito curiosa e encantada pela área da saúde, entrei para a Biomedicina mirando a pesquisa e, já no segundo semestre, tive a oportunidade de ingressar na Iniciação Cientifica. Faço parte do Grupo de Pesquisa Biologia Celular e Tecidual coordenado pelo professor Léder Leal Xavier, professor referência na área de neurociências”, conta orgulhosa. 

O interesse por cursos da área da saúde tem crescido nos últimos anos devido à pandemia da Covid-19. Para além da Medicina, outras graduações da área como Enfermagem, Nutrição, Farmácia e Biomedicina também têm despertado a atenção de quem está pensando no futuro profissional. A área da Biomedicina, por exemplo, garante aos estudantes a oportunidade de uma atuação ampla no mercado, já que é possível estar presente desde o ramo da estética até o diagnóstico laboratorial e de imagem. Para a jovem de 19 anos, escolher a PUCRS para cursar Biomedicina foi bastante intuitivo 

“Saber que eu teria a oportunidade de aprender com alguns dos melhores professores e pesquisadores do País foi um fator determinante em minha escolha. Além disso, a PUCRS oferece inúmeras oportunidades culturais, profissionais e de networking. O Tecnopuc, por exemplo, fica dentro da Universidade e é um centro de inovação e negócios que oportuniza a realização de atividades extracurriculares que complementam minha educação formal. Outro aspecto que me atraiu para a Universidade foi o fato de ela oferece o programa de graduação ideal para meus interesses e objetivos de carreira.”

Leia mais: Cursos da PUCRS unem aprendizagem e impacto social na área da saúde

Curso investe em espaços para o desenvolvimento da pesquisa 

A Escola de Ciências e Saúde da Vida, espaço onde está situado o curso de Biomedicina, conta com doze cursos de graduação presencial na área da saúde, além de mais de 20 laboratórios que são utilizados diariamente pelos/as alunos/as. Para Júlia, a melhor parte da estrutura física do curso são os laboratórios das disciplinas básicas e clínicas, pois são equipados com tecnologia de ponta.  

Os laboratórios são projetados e organizados para simulação realística do cenário de prática de cada área com estações de trabalho individualizadas com todos os equipamentos necessários, tais como laboratórios de estética e de microscopia. Como faz parte da Iniciação Cientifica, Júlia passa muito tempo nos laboratórios estudando e pesquisando. Ela conta que o Laboratório de Biologia Celular e Tecidual é seu preferido.  

O espaço possui a estrutura necessária para que estudantes e professores da PUCRS se dediquem a estudar a estrutura, a função e o comportamento das células e tecidos biológicos. Atuante do grupo de pesquisa Biologia Celular e Tecidual coordenado pelo Prof. Dr. Léder Xavier, Júlia utiliza o espaço para realizar estudos sobre depressão contagiante e enriquecimento ambiental; avaliação das variações de expressão de ECA2 e morfologia viral e seus efeitos na infectividade por SARS-CoV-2; e avaliação comportamental, bioquímica e histofisiológica de doenças neurodegenerativas em Drosophila melanogaster. 

Inaugurado em 2017 na PUCRS, o curso de Biomedicina vem proporcionando uma sólida formação técnico-científica para estudantes, preparando-os para as inovações científicas e tecnológicas da área da saúde. Para Júlia, além da estrutura física, o curso oferece um aprendizado diferenciado “O currículo do meu curso é abrangente e atualizado, e permite que eu personalize a educação de acordo com meus interesses específicos”. 

Formação completa em Biomedicina, Estética e Cosmetologia 

A estudante tem o Laboratório de Biologia Celular e Tecidual como o seu local preferido na Escola de Ciências e Saúde da Vida. / Foto: Giordano Toldo

À primeira vista, o/a profissional de Biomedicina é responsável por estudar as doenças, suas causas, diagnóstico e os melhores meios para tratá-las. No entanto, a área vem evoluindo muito nas últimas décadas e a graduação na PUCRS contempla uma visão que vai muito além do diagnóstico: os/as estudantes também têm a oportunidade de se aprofundar na área da Estética, sem contar que são estimulados a ingressarem na carreira de Pesquisa. O coordenador do curso de Biomedicina, Prof. Dr. Samuel Greggio, explica que o profissional formado pela PUCRS tem a capacidade de atuar em vários segmentos do ramo da Biomedicina.  

Leia também: Odontologia e Biomedicina: atuação em saúde e estética

“O/a profissional poderá atuar em laboratórios de diagnóstico laboratorial, clínicas de estética, centros de diagnóstico por imagem e de radioterapia, hospitais e bancos de sangue, laboratórios de análises toxicológicas e ambientais, clínicas de reprodução humana, centros de pesquisa e indústrias. Também poderá empreender e atuar no desenvolvimento de novas tecnologias em saúde, com foco em inovação biotecnológica, tais como vacinas, tratamentos e kits de diagnóstico”, enfatiza o professor coordenador do curso.  

A graduação em Biomedicina na PUCRS se destaca por ser a único curso do Sul do País que oferece formação completa na área de Biomedicina Estética e Cosmetologia. Além disso, o curso é o único no Brasil que habilita, ainda na graduação, o/a estudante para atuar na área de Diagnóstico por Imagem e Terapia com estágios no Instituto do Cérebro (InsCer) e Hospital São Lucas (HSL). O professor Samuel Greggio também destaca que os/as estudantes têm a oportunidade de realizar iniciação científica e estágios em vários locais do Campus da Saúde, tais como HSL, InsCer, Instituto de Toxicologia (Intox), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Genética Forense (INCT Genética Forense), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Tuberculose (INCT-TB), entre diversos outros laboratórios de pesquisa. Para Samuel, estas oportunidades são portas de entrada para inserção no mercado de trabalho e para construção de networking profissional.    

“Um outro diferencial do curso é que os/as estudantes têm a opção de obter uma habilitação biomédica durante a graduação, podendo escolher dentre sete áreas – biomedicina estética, patologia clínica, diagnóstico por imagem e terapia, reprodução humana, toxicologia, banco de sangue e histotecnologia clínica –, contando com inúmeros convênios para estágio dentro e fora do campus da PUCRS”, finaliza 

Estude Biomedicina na PUCRS


Leia Mais Veja todas