Novas Tecnologias que estão transformando a Educação

Representantes da PUCRS participam do SXSW EDU, maior evento de educação e criatividade do mundo

10/03/2022 - 16h46

sxsw, reitor

Ao longo do tempo as mudanças sempre foram uma constante na sociedade. Na área de educação não foi diferente. Podemos identificar ao menos quatro grandes transformações na educação, que chamaríamos hoje, em tempos de SXSW EDU, de inovações disruptivas. Desde que surge o conceito de escolas a partir de mestres ensinando aprendizes na Grécia antiga, a invenção da imprensa (tipos móveis) por Guttemberg no século XV, até chegarmos na chamada revolução da tecno-ciência na segunda metade do século XX, que marca o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e da rede global (Internet) nos processos de ensino e aprendizagem que geram efeitos e mudanças até hoje nas Instituições de Ensino.

O que está sendo apresentado e experimentado no SXSW EDU nesta semana, em Austin, mostra que já estamos em pleno momento de transição para um novo paradigma do ponto de vista tecnológico na área de educação. Novas aplicações usando técnicas de Inteligência Artificial (IA) e Realidade Virtual (VR) são um belo exemplo do que o futuro nos espera. Um futuro que já se faz presente no SXSW EDU.

Startups com foco em educação

Dentre as centenas de startups e apresentações de plataformas e softwares educacionais no evento, podemos destacar algumas, que usam de forma disruptiva estas tecnologias. Mesmo que ainda em estágios iniciais, pode-se perceber o enorme potencial de transformação que elas possuem e nos permite ver sinais de um futuro cada vez mais próximo.

sxsw, jorge audy, evilazio teixeira

Um exemplo é uma aplicação HEALIUM de uma startup Edtech usando Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Neurofeedback, para controle de stress e burnout utilizando óculos QUEST e baseado em uma aplicação desenvolvida para o ambiente educacional, já em uso em diversas Instituições de Ensino nos Estados Unidos e Canadá, bem como em empresas de diversos segmentos. Esta aplicação aborda uma temática muito presente nas discussões no SXSW EDU, a questão do bem-estar mental, visando identificar e manter o equilíbrio mental dos estudantes em ambientes crescentemente complexos.

Outro exemplo é a solução MURSION, de outra startup Edtech, usando tecnologia de Inteligência Artificial focada em treinamento sobre emoções e soft skills, baseada em uma plataforma imersiva de aprendizagem para praticar soft skills, gerando um ambiente de baixo risco onde relações entre pessoas são realizadas em ambientes virtuais. São diversos modelos de simulação prontos para uso em ambiente educacional, seja na gestão de sala de aula, liderança educacional, engajamento e temas como diversidade, equidade e inclusão.

No evento, no pavilhão presencial de exposição das Edtechs, startups da área de educação, nas palestras e conexões online estão sendo apresentadas centenas de aplicações, em diferentes estágios de desenvolvimento, de tecnologias usando IA, VR e Ciência de Dados, para a área educacional. Nota-se a certeza de que estamos vivendo um momento de aceleração sem precedentes nas mudanças e no potencial gerado por estas novas tecnologias.

Jorge Audy, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e Tecnopuc, entende que o potencial de impacto e transformação destas novas tecnologias na área de educação é enorme. “Tudo isso vai requerer profundas reflexões e análises críticas por parte da nossa comunidade acadêmica, envolvendo gestores, professores, pesquisadores, técnicos administrativos e estudantes de tal forma que estas ferramentas tecnológicas sejam usadas com a sabedoria requerida e estejam inseridas em um contexto acadêmico moderno voltadas para o engajamento e a melhoria do processo de aprendizagem de nossos estudantes”, explica.

sxsw, reitor

O reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira. destaca que “a Universidade está preparada para continuar investimento em uma educação de qualidade, que propicie aos nossos alunos uma formação integral, que concilia a formação para a cidadania com a formação profissional, baseada nos valores e no nosso marco referencial. Chama a atenção as startups e EdTechs (startups da área de educação) geradas por estudantes, professores e pesquisadores das Universidades que vimos no SXSW EDU aqui em Austin. É Isso que buscamos na PUCRS, estimulando inovações curriculares e propiciando o desenvolvimento de competências e atitudes empreendedoras em nossos estudantes, tanto na graduação como na pós-graduação”.