PUCRS participa do maior evento de educação e criatividade do mundo

Reitor da Universidade, Evilázio Teixeira, e o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento, Jorge Audy, representam a PUCRS no SWSX EDU

09/03/2022 - 17h47
sxsw, jorge audy, evilazio teixeira

Foto: Arquivo pessoal

Nesta semana, na cidade de Austin, Estados Unidos, acontece o South by Southwest EDU (SXSW EDU), maior evento de inovação e criatividade do mundo no setor educacional. A edição deste ano marca o retorno presencial do evento, após dois anos na modalidade remota. A expectativa é de mais de 100 mil participantes ao longo de três semanas. 

Entre os temas debatidos no evento estão a construção de um futuro sustentável; as conexões que nos unem globalmente; os cenários das mídias em transformação e o poder da inclusão e respeito à diversidade.

Buscando identificar oportunidades de inovações no ensino e na aprendizagem para aplicação na Universidade, o reitor da PUCRS, Evilázio Teixeira, e o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Jorge Audy, estão presentes no SXSW.

Também participam do evento o professor Leandro Pompermaier, que acompanha a comitiva liderada pelo Governador do Rio Grande do Sul, o professor Rafael Prikladnicki, e o professor Salvador Gullo, empreendedor da startup Safet4me no ecossistema do Tecnopuc 

Inovação voltada para educação  

Durante o evento, startups e empresas consolidadas do segmento educacional estão apresentando soluções e plataformas tecnológicas para apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Entre os destaques estão novas aplicações utilizando tecnologias como Inteligência Artificial, Realidade Virtual e plataformas de gestão de comunidades virtuais.

O reitor da PUCRS ressalta que participar do SXSW EDU é uma nova e estimulante experiência pessoal que abre uma série de reflexões sobre o potencial de novas tecnologias aplicadas na área de Educação Superior. 

“Nestes primeiros dias de evento fica claro que não estamos mais abordando somente a questão do futuro da educação e da aprendizagem, mas sim a convicção de que a educação é o futuro”, ressalta.  

Para ele, as mudanças vividas nas últimas décadas também fazem emergir a necessidade de reflexão sobre temas como a responsabilidade social, a colaboração com base na solidariedade, a internacionalização, a regionalização e o papel da pesquisa e da inovação. 

Para o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, a dinâmica e a energia presente no evento mostram que o futuro da educação está sendo cocriado por jovens educadores e empreendedores. “Eles aplicam as novas tecnologias no contexto da aprendizagem de forma transformadora, construindo uma nova educação para uma nova sociedade, em sintonia com seu tempo”, comenta Audy. 

Desafios do presente e do futuro

“A educação nasce de uma imagem de futuro e se esta imagem não é equilibrada frustra o sonho de todos os jovens. As mudanças são tão intensas que o professor vive com espanto. Fica claro que com uma abordagem inclusiva somos passíveis de aprendizagem. Cada vez mais fazemos parte de uma comunidade aprendente. A educação passou a fazer parte de uma agenda internacional”, comenta o reitor a partir de reflexões e desafios que emergem das palestras, oficinas e workshops.


Leia Mais Veja todas