Startup do Tecnopuc propõe a criação de tecidos inteligentes antimicrobianos com nanotecnologia

Startup Nanowear e pesquisadores da Universidade se unem em estudo inovador na área da saúde

21/06/2023 - 15h41

A Nanowear é a uma das Strartups que estão hospedadas no Tecnopuc. / Foto: Giordano Toldo

A nanotecnologia é a ciência realizada na escala nano, por meio da manipulação da matéria numa escala atômica e molecular. Um campo ainda em crescimento, os investimentos na área cresceram para um trilhão de dólares investidos no mundo em 2022, de acordo com a StatNano. Para avançar em pesquisas em nanotecnologia, empreendedores buscam laboratórios, maiores incentivos e conhecimento científico, como conta Andrè Flôrès, fundador da Nanowear, empresa especialista em confecção de produtos têxteis com nanotecnologias.  

A Nanowear, startup que integra o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), desenvolve produtos inteligentes com encapsulamento de nanotecnologias aplicadas em roupas, como uniformes, jalecos médicos, roupas de cama e demais produtos em tecidos. Durante o contexto da pandemia de Covid-19, a empresa desenvolveu um projeto em parâmetros internacionais patenteado por edital da FINEP, com o objetivo de desenvolver roupas hospitalares que utilizam nanotecnologias capazes de inibir a proliferação de bactérias e vírus nos ambientes hospitalares. 

O projeto foi realizado dentro do ecossistema da Universidade, com estudos desenvolvidos no Laboratório de Imunologia e Microbiologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS e com testes implementados no Hospital São Lucas da PUCRS. O professor e pesquisador da Escola Politécnica Ricardo Papaleo explica que produtos nanotecnológicos tem em geral elevada complexidade e demandam expertise técnica que muitas vezes só é encontrada nas universidades. 

“O papel das universidades é fundamental no desenvolvimento de produtos nanotecnológicos, em parte pelo capital intelectual e conhecimento que possui em novas técnicas de síntese e caracterização de nanomateriais e por fornecer infraestrutura analítica de alto padrão que as startups têm mais dificuldades de adquirir”, destaca.  

Leia mais: Aquiris, integrante do ecossistema de inovação da PUCRS, é adquirida pela Epic Games

Nanowear e tecidos antimicrobianos 

A Nanowear atua na produção de vestimentas que proporcionam qualidade, segurança e bem-estar voltado para os setores hoteleiro, automotivo, alimentício, industrial e doméstico. A startup também atua no setor hospitalar, em que mais recentemente desenvolveu um projeto de Tecidos Inteligentes Antimicrobianos com Nanotecnologia, com a participação de diferentes áreas, pesquisadores e profissionais da PUCRS.  

Para chegar no resultado final dos tecidos, múltiplos testes têm sido desenvolvidos em laboratório e atividades realizadas semanalmente no Hospital São Lucas da PUCRS, onde os pesquisadores puderam analisar a ação antimicrobiana e eficácia dos tecidos. A equipe responsável pelo projeto proposto por Andrè Flôrès, contou com a pesquisadora de gestão em saúde Ivon Maisonnave, o diretor técnico e médico infectologista do HSL Fabiano Ramos, a pesquisadora da PUCRS na área de Microbiologia Sílvia Dias de Oliveira, o professor da Escola de Medicina Diego Rodrigues Falci e a pesquisadora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Anelise Baptista da Silva. 

Foram feitas pesquisas comparativas em laboratório entre as peças dos vestuários convencionais do hospital e as peças com nanotecnologia, por encapsulamento de nanopartículas de óxido de cobre e prata, com características hidrorrepelente e antimicrobiana. Além disso, a equipe da UTI se dividiu na utilização dos uniformes nano e outras não, por um período de tempo, justamente para compreender a eficácia dos uniformes produzidos pela Nanowear. Também foram realizados testes de lavagens para analisar se os tecidos neutralizavam os maus odores, não desbotavam ou se eram mais fáceis de serem limpos, com a proposta de produzir produtos mais sustentáveis. 

A pesquisadora Sílvia Dias de Oliveira, coordenadora do Laboratório de Imunologia e Microbiologia, destacou a importância da universidade no desenvolvimento de projetos com nanotecnologia, principalmente nas ações que visem à redução bacteriana e a contaminação cruzada, especialmente em ambientes hospitalares. 

Leia também: PUCRS integra Centro de Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde

“As universidades desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e aplicação de nanotecnologias, uma vez que a nanotecnologia é uma área de pesquisa altamente interdisciplinar que envolve conhecimentos em diversas áreas reunidas no ambiente universitário”, finalizou.  

NanoPUCRS e avanços em nanotecnologia na pesquisa da universidade 

O trabalho da Nanowear foi possível graças ao trabalho conjunto entre Instituto do Cérebro, HSL, Tecnopuc e demais laboratórios. / Foto: Pexels

O projeto desenvolvido pela Nanowear foi possível graças ao trabalho em conjunto entre diversas instâncias de pesquisa e inovação da Universidade, como o Instituto do Cérebro, o HSL, o Tecnopuc e demais laboratórios de pesquisa. A expertise dos pesquisadores da universidade contribui para o desenvolvimento de diversos projetos na área de nanotecnologia e nanociência.  

Dentre as iniciativas de pesquisa na área no contexto da universidade, se destaca o NanoPUCRS, coordenado pelo pesquisador Ricardo Papaleo, com projetos inovadores relacionados às propriedades da matéria em nanoescala. O NanoPUCRS integra o Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologia (SisNANO), com o papel de ser interlocutor entre a academia e o setor produtivo em projetos voltado às nanotecnologias, além de atuar como hub para direcionar demandas nano para pesquisadores de diferentes campos.  

Dentre as atividades ofertadas pelo NanoPUCRS para a sociedade acadêmica, o coordenador Ricardo Papaleo também destaca os serviços de caracterização dos nanomateriais, análise de produtos lexiviados dos tecidos e customização da síntese dos nanomateriais usados na impregnação. Outro importante protagonismo da Universidade na área é o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais (PGETEMA) que conta com uma linha de pesquisa em Materiais nanoestruturados, com o objetivo de envolver pesquisadores e discentes na criação e caracterização de materiais nanoestruturados para aplicações especiais.  

“A tendência mundial e os principais países que investem em nanotecnologia já entenderam que os avanços na área partem das universidades. Estudos internacionais indicam que 63% das patentes dos protótipos feitos nos Estados Unidos são das universidades e a PUCRS é um dos principais polos para isso. Empreendedores e pesquisadores têm aqui laboratórios qualificados e conceituados, um rico Parque Tecnológico e professores de referência”, finalizou o CEO da Nanowear.  

Saiba mais: Programas do Tecnopuc formaram mais de 1.400 talentos no último ano


Leia Mais Veja todas