Impacto Social

Programas do Tecnopuc formaram mais de 1.400 talentos no último ano

terça-feira, 25 de abril | 2023

Programas do Tecnopuc formaram mais de 1.400 talentos no último ano

Programa Duxtec é realizado pela Fundações Gerações e pelo Tecnopuc/ Foto: Reprodução Instagram

Uma das frentes do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) é a formação de novos talentos na área de tecnologia da informação (TI). As iniciativas de desenvolvimento profissional e social promovidas pelo Parque têm dois objetivos concretos: atender a demanda da área da TI, em especial de desenvolvedores, e promover a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica no mercado.  

De acordo com o estudo Demanda de Talentos em TIC e Estratégia, estima-se que o Brasil tem formado 53 mil pessoas de perfil tecnológico por ano. Entretanto, a pesquisa realizada em dezembro de 2021 pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) mostra que o número não supre a demanda média anual, que é de 159 mil profissionais na área.  

Essa alta procura de mão de obra qualificada e o déficit na formação dos talentos impactam diretamente na geração de novas tecnologias e no ecossistema de inovação como um todo. Diante desse panorama, o Tecnopuc promove, atualmente, seis iniciativas voltadas ao desenvolvimento de talentos na área de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TICs) e fomento ao empreendedorismo. Juntas, elas formaram mais de 800 jovens em 2022.

Confira o número de jovens formados pelos programas do Tecnopuc entre 2022 e março de 2023: 

  • Aceleradora Ágil: 33 (2022)
  • Aceleradora Inclusiva: 13 (2022)
  • Apple Developer Academy: 50 (2022)
  • Full Stack Social: 19 (2022)
  • DUXTec: 300 (2022)
  • Dev the Devs (turma 1): 455 (2022)
  • Dev the Devs (turma 2): 632 (2023)

No Tecnopuc, a preocupação com a formação e qualificação de pessoas na área de TI iniciou em 2003, por meio do Centro de Inovação da Microsoft (CI), que formou centenas de jovens em tecnologia. O CI é uma unidade da Escola Politécnica, conectada ao Tecnopuc, e atua em duas frentes principais: projetos de inovação, realizados em parceria com empresas e outras unidades da Universidade, e programas de formação e treinamento, desde cursos de extensão abertos a programas com empresas e outros tipos de organizações.  

Em 2022, o CI atuou em quatro dos programas citados. Nas Aceleradoras Ágil e Inclusiva, o Centro participa desde a sua criação, participando da definição de processos, conteúdos e apoio na execução. No Full Stack Social, atua no apoio logístico e no Dev The Devs o CI administra a parte pedagógica. 

“Desde o início, a missão do Centro de Inovação está intimamente ligada a formação complementar. Tanto de profissionais, nosso foco no início, como de estudantes nos mais diversos níveis de escolaridade. Atuar ativamente em programas como o Dev the Devs e as Aceleradoras, e os programas em parcerias com as empresas, são a concretização desta missão”, complementa Michael Mora, professor da Escola Politécnica e coordenador do Centro de Inovação da PUCRS. 

Programas do Tecnopuc formaram mais de 1.400 talentos no último ano

Full Stack Social atua com jovens de 16 a 22 anos em situação de vulnerabilidade social e que moram próximo à PUCRS/ Foto: Tecnopuc

Quando se trata de programas, as Aceleradoras Ágil e Inclusiva foram as pioneiras, com o protagonismo de empresas globais e nacionais como Thoughtworks, Globo e Sicredi. O projeto tem o objetivo de ensinar os primeiros passos em metodologias e programação ágeis aos jovens e de acelerar o processo de inclusão de grupos sociais mais vulneráveis. Ao longo da jornada de formação, os estudantes são mentorados por representantes das empresas realizadoras que já participaram de edições anteriores e que, além de integrarem essas empresas, colaboram para a formação da nova geração. 

A partir dessa experiência, outras iniciativas foram surgindo. O Apple Developer Academy, integrante do Tecnopuc, iniciou suas atividades no Parque em 2013, em parceria com a Apple e o Instituto Eldorado, com a finalidade de capacitar alunos de variadas áreas para o desenvolvimento de produtos nas plataformas Apple (iOS, iPadOS, watchOS e tvOS). Após cada ciclo concluído, com duração de dois anos, 50 jovens tem a oportunidade de dar sequência aos projetos desenvolvidos a partir de uma formação e experiência empreendedora no Tecnopuc. 

Em conjunto com o Centro Social Marista (Cesmar), foi lançada a primeira edição do Full Stack Social, um curso ancorado na Lei Nacional do Jovem Aprendiz. O programa tem o compromisso de atender jovens em situação de vulnerabilidade social. A formação tem duração de 14 meses e é dividida em duas partes: a primeira é voltada para a formação teórica, com as aulas acontecendo no Tecnopuc; a segunda metade abrange atividades práticas em empresas como a própria PUCRS e a DB, integrante do Parque, que também financia bolsas de jovens durante todo o período. 

Posteriormente, em 2021, nasce o programa DUXTec, que promove o empreendedorismo com impacto social e ambiental. O projeto, realizado em conjunto com a Fundação Gerações, capacitou nove jovens em sua edição piloto, realizada há dois anos. Depois, com a ampliação do formato e das parcerias, o DUXtec beneficiou centenas de participantes de áreas vulneráveis nas principais cidades do Rio Grande do Sul. 

Em um cenário que passou a ser híbrido por conta da pandemia, alguns programas também precisaram se adaptar ao contexto e fazer uso dos ambientes virtuais para continuar. O Dev The Devs, criado em setembro de 2021, surgiu como um programa online que oportuniza aos jovens o acesso a formação.  

Por meio dele, alunos/as tiveram contato com novos conhecimentos sobre conceitos de computação, funcionamento da internet e impacto na programação de sistemas, além de ferramentas e linguagens de programação para desenvolvimento de sistemas para web. No início, o programa era destinado somente a alunos/as da rede pública estadual. Em 2022, houve a ampliação da atuação para Santa Catarina e Paraná. 

O Dev The Devs é uma iniciativa do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O Programa é desenvolvido pelo Tecnopuc e conta com o apoio das secretarias estaduais de educação do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com o Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec), com a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), o PUCRS Carreiras, ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia, HOTMILK | Ecossistema de Inovação PUCPR e a Junior Achievement RS, além de ser uma iniciativa associada ao + PraTI. O programa reúne todos os atores da quádrupla hélice, reunindo Universidade, governo, empresas e sociedade em um mesmo projeto.  

“Em todas as iniciativas, oportunizamos o contato dos estudantes com profissionais e empresas que atuam na área. Ouvimos relatos muito marcantes de jovens que nunca haviam pensado em seguir uma carreira em TI e hoje estão empregados em empresas que os próprios programas apresentaram a eles”, conta Daniela Carrion, community manager do Tecnopuc e coordenadora do Dev The Devs. 

O Programa encerrou 2022 com 455 alunos formados. Em 2023, o Dev The Devs formou 632 estudantes, sendo 345 do Rio Grande do Sul, 134 de Santa Catarina e 153 do Paraná. 

Linha do tempo das iniciativas que auxiliaram na formação em TI no Tecnopuc 

Para Jorge Audy, promover ações de desenvolvimento de talentos e fomento ao empreendedorismo dentro do ecossistema de inovação é missão da PUCRS e do ecossistema de inovação da Universidade. 

“Por meio de diversos programas de formação e capacitação, com importantes parceiros do Tecnopuc, como o BRDE, a Secretaria de Estado de Educação, o Sicredi, a Toughtworks, o Cesmar e a DB, nos últimos dois anos atendemos mais de 4 mil jovens, formando mais de mil jovens em desenvolvimento de software e empreendedorismo, muitos deles atuando em empresas de todo o ecossistema gaúcho. Em 2023, vamos ampliar o foco nestas formações, agregando novos parceiros nacionais e internacionais”, completa Audy.  

Em 19 anos de história, o Tecnopuc construiu uma sólida atuação em pesquisa, desenvolvimento e geração de novos negócios. Com isso, percebeu-se cada vez mais a força do ecossistema em oportunizar e desenvolver novos talentos com o foco em aproximar as demandas do mercado com profissionais capacitados para atuar na área. 

Em 2023, o Tecnopuc lançará o programa TIC em Trilhas em parceria com a Apple e o Instituto Eldorado, dando continuidade aos seus programas de formação e capacitação em Tecnologia da Informação, em especial de desenvolvedores. A ideia é gerar cada vez mais novas oportunidades para jovens que buscam acesso ao mercado de trabalho na área de tecnologia.  

Leia também: Mais 600 jovens recebem certificação do projeto Dev The Devs, em 2023

Mais recentes