Mais 600 jovens recebem certificação do projeto Dev The Devs, em 2023

Iniciativa do Tecnopuc, BRDE e CAF já proporcionou formação em TI a mais de mil estudantes

05/04/2023 - 18h55
dev the devs formatura

Foto: Divulgação Tecnopuc

O investimento em tecnologia e educação é fundamental para a sociedade, e o Programa Dev The Devs, curso inicial em Desenvolvimento de Sistemas, tem contribuído para esse movimento desde 2021. Somente neste ano, 632 estudantes concluíram a formação – que é gratuita. Dos formandos, 345 eram do Rio Grande do Sul; 134 de Santa Catarina; e 153 do Paraná. Ao todo, foram mais de 3 mil estudantes inscritos para participar do projeto, e pouco mais de 2.100 deram início à formação em setembro de 2022.  

O projeto é realizado pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) em parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e já formou mais de mil alunos desde o seu lançamento. A capacitação de estudantes de escolas públicas de forma gratuita e online é o grande objetivo da iniciativa, pois irá possibilitar o crescimento do interesse dos jovens na área de TI.  

O foco do curso é conectar os estudantes ao mercado de trabalho, pois essa área cresce no mundo todo. No Brasil, segundo o levantamento Futuro do Mundo do Trabalho para Juventudes Brasileiras, da Fundação Roberto Marinho (FRM), 27% dos jovens e adolescentes do país estão sem estudo e sem trabalho. Mais do que nunca, é importante ter inciativas como Dev The Devs para ofertar aos jovens uma nova perspectiva de futuro.  

Uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional  

dev the devs formatura

Foto: Divulgação Tecnopuc

Daniela Carrion, community manager do Tecnopuc e coordenadora do Programa, destaca a importância da formação complementar que os estudantes recebem durante a participação no projeto. Ela explica que a conexão desses estudantes com o mercado de trabalho se dá através de mentorias com profissionais da área, além de encontros síncronos com empresas de tecnologia. 

“Nós contamos com uma preparação para que os estudantes tenham um novo contato com este mercado do trabalho, feitos em parceria com o PUCRS Carreiras e com a Junior Achievement. São feitos workshops de preparação sobre “Como se inserir no LinkedIn?”, “Como construir um currículo?” e “Como se portar numa entrevista?”, por exemplo. Tudo isso é ofertado aos alunos como uma formação complementar, comenta. 

O estudante Gabriel Pereira, da cidade de Taió, em Santa Catarina, participou da cerimônia de encerramento no Tecnopuc. Ele falou sobre a influência da participação do curso para seu futuro profissional. 

“Esse curso foi maravilhoso para mim. Quando iniciei, a ideia de entrar na área de tecnologia era um talvez, um será… será que isso é pra mim? O curso proporcionou pra mim uma certeza, uma escolha certa do meu futuro. O que eu vou querer fazer e a área que eu vou seguir. E, através do curso, eu escolhi seguir na tecnologia. Quero agradecer também os professores, as mentorias por trás, e as empresas que fazem parte do projeto”, conclui Gabriel.  


Leia Mais Veja todas