Maratona de Inovação desafia estudantes a criar soluções de impacto social

Durante dois dias, 9 e 10 de setembro, alunos e alunas das sete Escolas da Universidade desenvolvem projetos

13/09/2022 - 17h38

Neste ano, a 4ª edição da Maratona de Inovação da PUCRS (MIP) marcou a retomada presencial do evento. Realizada nos dias 9 e 10 de setembro, a MIP reuniu mais de 80 estudantes para pensarem em soluções a partir da temática inclusão e pertencimento para todos/as. Durante os dois dias do evento, alunos e alunas desenvolveram projetos norteados por três desafios:

• Cidadania: inclusão social, geográfica e econômica
  • Representatividade: diversidade e pluralidades
  • Bem-estar: integridade física, mental, social e espiritual

Para criarem as soluções, os/as participantes foram guiados a partir de uma metodologia ativa, inspirada em hackathons, construída e facilitada pelo Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS (IDEAR).

“O IDEAR tem como objetivo fomentar o empreendedorismo de forma transversal, para todos os estudantes da PUCRS, a partir do desenvolvimento das competências empreendedoras. A MIP é uma oportunidade dos/as alunos/as se experimentarem em um contexto de resolução de problemas e interação com equipes interdisciplinares”, comenta a professora Ana Cecília Bisso Nunes, coordenadora acadêmica do IDEAR e uma das responsáveis pela coordenação da MIP.

Para Gabriele Jeffman, também membro da equipe do IDEAR, a Maratona é a oportunidade de buscar novas formas de entregar soluções para problemas reais, trabalhar com pessoas diferentes e realizar networking. “A conexão e o engajamento de estudantes nesta edição foi inspirador e nos fez perceber o quanto sentimos falta da presencialidade! Empreender, como sempre falamos no IDEAR, realmente é ser a melhor versão de nós mesmos”.

Os/as estudantes também resolveram problemas propostos por alguns integrantes e parceiros do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). A HardFun, o Centro Social Marista (Cesmar), a DB, o ImpactPlus, a WebMed e o BioHub foram os responsáveis por lançar alguns dos desafios. Agentes de Inovação das Escolas da PUCRS e membros das equipes da Getnet, BioHub, Wisidea, Grow+, FabLab e ImpactPlus foram mentores/as dos times durante a MIP.

De acordo com Flavia Fiorin, gestora de operações e empreendedorismo do Tecnopuc os/as estudantes os Agentes de Inovação das Escolas são o ponto de contato permanente entre alunos/as e o Parque.

“Nesta edição da MIP, as organizações Tecnopuc atuaram na construção de cases a partir das suas realidades sobre a temática de inclusão e pertencimento para todos/as para desafiar os/as participantes na construção de soluções inovadoras. Durante as mentorias, estudantes também interagiram com profissionais dos hubs e empresas”, explica Flavia.

Guilherme Lehmen, membro do Tecnopuc Startups e um dos coordenadores da MIP deste ano, destaca a interação entre alunos/as que a Maratona proporciona. “O evento foi para muitos a primeira oportunidade de trabalhar com pessoas fora da sua linha de formação e de desenvolver e apresentar uma ideia de negócio”, acrescenta Guilherme.

Conheça os projetos destaques da Maratona

Representatividade – diversidades e pluralidades: Auto Mobile, equipe formada por Gabriely Vianna, Paula de Oliveira, Rafael da Silva e Renata da Rocha Lima.

Maratona 2022

Foto: Giordano Toldo

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por PUCRS (@pucrs)

Bem-estar – integridade física, mental, social e espiritual: ConnectPharmacy, equipe formada por Eduardo Fontana, João Panassol, Leonardo Boff e Vinicius Soares.

Cidadania – inclusão social, geográfica e econômica: Quack, equipe formada por Caio Vanni, Gabriella Zanetti, Matheus Machado, Julia Schneider, Bernardo Quadros e João Facin.

Voto Popular: Auto Mobile

Prêmio da Agência Experimental de Engenharia de Software (AGES): ConnectPharmacy e Amparo (formada por Breno Gomez, Guilherme Zorawski, Katia Isse, Laura Pedron, Marina Yamaguti e Vitor Colombo)

Sobre a MIP

A MIP é um evento anual realizado em parceria com o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), com o Laboratório Interdisciplinar de Inovação e Empreendedorismo (Idear) e com as Escolas da PUCRS. A iniciativa faz parte da trilha de empreendedorismo da Universidade destinada aos estudantes de graduação, o Track Startup. A Maratona tem o objetivo de estimular o espírito criativo de estudantes de graduação da PUCRS, além de fomentar o potencial de geração de novos negócios e soluções inovadoras.

Após dois anos, a MIP voltou a ser presencial, com o apoio do UOL EdTech e do Sebrae. As últimas duas edições, em formato online, reuniram mais de 400 estudantes da Universidade.

Confira as imagens