Próxima edição: 23 de agosto a 2 de setembro

Acompanhe as redes sociais da PUCRS para se manter informado sobre a MIP,
as inscrições serão abertas em breve.


UMA NOVA ERA SE INICIA: RESSIGNIFICADOS DA VIDA EM SOCIEDADE

Estamos hiperconectados em um mundo híbrido. Qual é o papel da inovação nesta história?

O mundo hiperconectado e o distanciamento imposto pela pandemia nos levou a viver uma realidade híbrida jamais experienciada. Este cenário naturalmente complexo trouxe a oportunidade única de rever prioridades, necessidades e nosso papel como indivíduos.

Inúmeros foram os desafios que emergiram à medida que a pandemia avançou, mas também muitas foram as oportunidades identificadas de evoluirmos enquanto sociedade. A colaboração despontou como uma aliada de comunidades que equilibraram suas ações para além da competitividade que marcou a última era.

Na nova era, a cultura dos ecos tem o enorme potencial de substituir a cultura dos egos. A transformação digital, por meio da aplicação de tecnologias de forma escalável e disruptiva, pode ser um caminho para essa mudança pautada pela sustentabilidade, diversidade e equidade.

Agindo assim, atuaremos no mundo FANI (Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível) de forma sustentável e equilibrada. Para isso, temos a chance de desbravarmos juntos soluções inovadoras e negócios de impacto que caracterizarão a era híbrida que se inicia diante dos nossos olhos.

Estão prontos para ser protagonistas desse novo período? Chegou a hora de ressignificar o que conhecemos, unir diferentes áreas e, assim, construir soluções para a sociedade.

O processo de transformação digital que estamos vivenciando nos permite transitar em um mundo híbrido (online e offline) e aplicar tecnologias como inteligência artificial, blockchain e internet das coisas para transformar realidades e mercados. De que forma aliamos todo esse potencial na promoção de mudanças que impactem na construção de uma sociedade responsiva e sustentável?

Saúde e bem-estar: a pandemia levou os sistemas de saúde ao limite. Expressões como cansaço,exaustão física e mental se tornaram comuns, tanto para quem está na linha de frente como para quem permaneceu em isolamento por muito tempo. O reflexo são novas prioridades na vida de cada um e na convivência em sociedade: telemedicina, exercícios físicos online, rotinas de trabalho em casa, falta de convívio social, muito tempo em frente às telas e novas formas de socialização e comunicação são apenas alguns pontos que podem ser explorados no grande desafio que é a saúde e o bem-estar na nova era.

Segurança: a violência urbana, a normalização da exposição digital e o compartilhamento e vazamento de dados são questões cruciais para serem tratadas na era hiperconectada e na vida em sociedade. Cybersecurity é um dos segmentos em maior expansão no contexto digital. Porém, nossa vulnerabilidade não está unicamente associada à segurança (ao resguardo) dos dados.

Educação e Comunicação: desenvolvimento e educação são duas dimensões indissociáveis. O avanço do mundo híbrido durante a pandemia imprimiu mudanças irreversíveis em nossa forma de interagir. O mundo hiperconectado por um lado consolidou a conexão global, e por outro acentuou o abismo criado entre aqueles que têm e não têm acesso ou o letramento adequado ao novo mundo. Temas como desinformação, literacia midiática e a forma como lidamos com uma grande quantidade de informações são relevantes nesta dimensão. Conter o avanço da desinformação, promover a curadoria de conteúdo e a educação para o consumo da informação seria um caminho para superar esse desafio?

  • Investigação de desafios reais, com temas específicos, identificando e explorando o potencial de geração de novos produtos ou negócios (startups) no contexto da solução proposta.
  • Interação com pessoas de outras áreas do conhecimento.
  • Criação de soluções através do raciocínio investigativo, empático e colaborativo.
  • Aprendizado sobre novas metodologias, novos termos e novas tecnologias.
  • Empatia, escuta e diversão.

 

O que você vai levar da MIP:

  • Autoconhecimento e desenvolvimento de habilidades de interação em grupo
  • Aprendizado sobre criação de soluções e geração de ideias
  • Estratégias para desenvolvimento de uma ideia ou solução
  • Contatos de outras áreas do conhecimento e novas formas de correlacionar a sua área do conhecimento com outras
  • Exploração do ecossistema de empreendedorismo e inovação da PUCRS e aproximação com esse universo repleto de oportunidades
  • Desenvolvimento do projeto como um grande aprendizado, com caminhos e possibilidades para levá-lo adiante

Em termos gerais, os participantes irão:

  • Encontrar problemas que os inspirem e os motivem
  • Ser estimulados para a criação de soluções através de raciocínio investigativo, da empatia e da interação com os participantes
  • Discutir o impacto da sua solução no problema escolhido
  • Detalhar uma solução e talvez, criar um protótipo de produto ou negócio de sua criação
  • Apresentar sua proposta com técnicas para engajar e convencer os jurados
Sociedade híbrida e hiperconectada: as soluções para uma nova era

O distanciamento imposto pela pandemia nos levou a uma realidade híbrida jamais vivenciada. Em todo o mundo, relações e experiências se tornaram cada vez mais hiperconectadas, evidenciando novos comportamentos e necessidades. Diante dessas transformações, qual o nosso papel como indivíduos para a construção de soluções?

Confira o conteúdo completo clicando aqui e saiba como as mudanças dessa nova era impactam pessoas e negócios.

Hiperconexão amplia os desafios da segurança na sociedade

O número pessoas que utiliza a internet já representa mais da metade da população mundial (59,5%), formando uma rede de 4,6 bilhões de usuários. Em uma sociedade cada vez mais conectada e híbrida, os desafios da segurança vão desde a violência urbana até o vazamento de dados em ambientes online.

Confira o conteúdo completo clicando aqui e entenda como podemos atuar para construir sociedades mais seguras.

Tire suas dúvidas através dos e-mails: [email protected] ou [email protected].

Edição 2020

EDIÇÃO 2020

A Maratona de Inovação da PUCRS em 2020 reuniu alunos das 7 Escolas da PUCRS para pensarem juntos em soluções para desafios envolvendo a temática Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis.

 

Destaques da última edição:

Edição 2019

EDIÇÃO 2019

A 1ª edição da Maratona de Inovação da PUCRS, nos dias 25 e 26 de outubro de 2019, desafiou alunos das Escolas de Medicina, Negócios e Politécnica para pensarem em soluções inovadoras a partir de diferentes áreas do conhecimento e de forma empática. A 2ª edição aconteceu em 22 e 23 de novembro de 2019, com alunos das Escolas de Humanidade e Ciências da Saúde e da Vida. Já a 3ª edição foi em 29 e 30 de novembro de 2019, e teve como tema o consumo na era digital, envolvendo alunos da Escola de Direito.

 

_Confira o que rolou em cada Escola da PUCRS:


Apoio