09 e 10 de Setembro
Inclusão e pertencimento para todos/as.

Como funciona Confira a edição de 2021
0
0
0

sobre a mip

A Maratona de Inovação PUCRS é um evento anual para que estudantes das 7 Escolas da PUCRS trabalhem em grupos multidisciplinares pensando em soluções para desafios do mundo. Através de mentorias e conteúdos de empreendedorismo e inovação, os grupos desenvolvem seus projetos. A MIP faz parte da trilha de empreendedorismo da PUCRS, o Track Startup.

o que você encontra

  • Investigação de desafios reais, com temas específicos, identificando e explorando o potencial de geração de novos produtos ou negócios (startups) no contexto da solução da proposta.
  • Interação com pessoas de outras áreas do conhecimento.
  • Criação de soluções através do raciocínio investigativo, empático e colaborativo.
  • Aprendizado sobre novas metodologias, novos termos e novas tecnologias.
  • Empativa, escuta e diversão.

o que você leva

  • Autoconhecimento e desenvolvimento de habilidades de interação em grupo.
  • Aprendizado sobre criação de soluções e geração de ideias.
  • Estratégias para desenvolvimento de uma ideia ou solução.
  • Contatos de outras áreas do conhecimento e novas formas de correlacionar a sua área do conhecimento com outras.
  • Exploração do ecossistema de empreendedorismo e inovação da PUCRS e aproximação com esse universo repleto de oportunidades.
  • Desenvolvimento do projeto como um grande aprendizado, com caminhos e possibilidades para levá-lo adiante.

como funciona

Na MIP você...

  • Encontra problemas que os inspirem e os motivem.
  • É estimulado para a criação de soluções através de raciocínio investigativo, da empatia e da interação com os participantes.
  • Discute o impacto da sua solução no problema escolhido.
  • Detalha uma solução e talvez, cria um protótipo de produto ou negócio de sua criação.
  • Apresenta sua proposta com técnicas para engajar e convencer os jurados.

inspirações

veja o que diz quem já participou

Desenvolver a liderança, ouvir e estar flexível às mudanças propostas, entender a interdisciplinaridade das matérias que envolvem a realidade, bem como a capacidade de trabalhar em grupo são qualidades que desenvolvemos ao longo dos dias de MIP.

Gustavo Lorenset

(Escola de Direito) - Grupo Kinderact

A Maratona aumentou a minha visão para os campos de inovação dentro da PUCRS. Trabalhar ao lado de um grupo multidisciplinar permitiu criar novas visões sobre os problemas atuais.

Laura Oliveira Ribas

(Escola de Comunicação, Artes e Design/Famecos) - Grupo Umore

Adquiri um novo conjunto de habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano, como o trabalho de maneira interdisciplinar, o pensamento e planejamento estratégico, a organização e foco na construção de atividades em um tempo curto de entrega, conteúdo, criatividade e inovação de produto.

Paloma Cogo

(Escola de Ciências da Saúde e da Vida) - Grupo Autis

Nesta edição

Confira as informações sobre a Maratona de Inovação 2022.

Inclusão e pertencimento para todos/as

Como a inovação pode nos levar a um mundo mais acessível, inclusivo e diverso onde barreiras geográficas, econômicas, socioculturais, de organização ou de gênero sejam reduzidas para viabilizar vida digna para todos os pares da sociedade.

#Representatividade #Autonomia #Empreendedorismo #Inovação #Acesso #Equidade #Liberdade #Cidadania

VERTICAIS:

01. CIDADANIA: INCLUSÃO SOCIAL, GEOGRÁFICA E ECONÔMICA.
02. REPRESENTATIVIDADE:DIVERSIDADES E PLURALIDADES.
03. BEM-ESTAR: INTEGRIDADE FÍSICA, MENTAL, SOCIAL E ESPIRITUAL.

O processo de transformação digital que estamos vivenciando nos permite transitar em um mundo híbrido (online e offline) e aplicar tecnologias como inteligência artificial, blockchain e internet das coisas para transformar realidades e mercados. De que forma aliamos todo esse potencial na promoção de mudanças que impactem na construção de uma sociedade responsiva e sustentável?

Saúde e bem-estar:

a pandemia levou os sistemas de saúde ao limite. Expressões como cansaço, exaustão física e mental se tornaram comuns, tanto para quem está na linha de frente como para quem permaneceu em isolamento por muito tempo. O reflexo são novas prioridades na vida de cada um e na convivência em sociedade: telemedicina, exercícios físicos online, rotinas de trabalho em casa, falta de convívio social, muito tempo em frente às telas e novas formas de socialização e comunicação são apenas alguns pontos que podem ser explorados no grande desafio que é a saúde e o bem-estar na nova era.

Segurança:

a violência urbana, a normalização da exposição digital e o compartilhamento e vazamento de dados são questões cruciais para serem tratadas na era hiperconectada e na vida em sociedade. Cybersecurity é um dos segmentos em maior expansão no contexto digital. Porém, nossa vulnerabilidade não está unicamente associada à segurança (ao resguardo) dos dados.

Educação e Comunicação:

Desenvolvimento e educação são duas dimensões indissociáveis. O avanço do mundo híbrido durante a pandemia imprimiu mudanças irreversíveis em nossa forma de interagir. O mundo hiperconectado por um lado consolidou a conexão global, e por outro acentuou o abismo criado entre aqueles que têm e não têm acesso ou o letramento adequado ao novo mundo. Temas como desinformação, literacia midiática e a forma como lidamos com uma grande quantidade de informações são relevantes nesta dimensão. Conter o avanço da desinformação, promover a curadoria de conteúdo e a educação para o consumo da informação seria um caminho para superar esse desafio?

Data Módulo Atividade
08/08 a 07/09 Inscrições Inscreva-se
09/09 Módulo II: Inspiração e Criatividade - Palestra de abertura
- Boas-vindas & integração dos times
- Investigação do problema
10/09 Módulo II: Foco e Trabalho - Atividade para ideação da solução
- Mentoria 1
- Detalhamento da proposta
Módulo III: Hora do Show - Mentoria 2
- Mentoria 1
- Preparação da apresentação
Apresentação dos projetos - Participação na banca para receber feedbacks e responder dúvidas
Encerramento - Evento de encerramento e anúncio dos destaques

Os três talks temáticos são um aquecimento para o MIP! Não fique de fora, inscreva-se para receber um lembrete. Todos os talks serão transmitidos no Youtube da PUCRS.

Educação Midiática: qual é o seu papel na construção de novas formas de consumir conteúdo?

  • Mediação: Eduardo Pellanda, Agente de Inovação da Escola de Comunicação, Artes e Design / Famecos
  • Leandro Gejfinbein, Head de UX Design, Pesquisa e Inovação na Globo.com
  • Mônica Timm de Carvalho, CEO da plataforma Elefante Letrado

Cybersecurity além das ferramentas: criando a mentalidade do futuro

  • Mediação: Ricardo Lupion, Agente de Inovação da Escola de Direito
  • Alexandre Vasconcelos, Diretor de Pré-vendas na Sikur
  • Evaldo Osorio Hackmann, Executivo Jurídico na Sikur

Como a inovação transforma a área da saúde

  • Mediação: Agentes de Inovação da Escola de Negócios, Frederike Mette, e da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, Rafael Baptista
  • Alessandra Morelle, CEO da Tummi
  • Francisca Mosele, Founder da Nutrition Thinking
  • Leandro Firme, Diretor-Geral do Hospital São Lucas da PUCRS
  • Mario Steffen, CEO da Palma IoT

Confira o regulamento aqui

Sociedade híbrida e hiperconectada: as soluções par uma nova entra

O distanciamento imposto pela pandemia nos levou a uma realidade híbrida jamais vivenciada. Em todo o mundo, relações e experiências se tornaram cada vez mais hiperconectadas, evidenciando novos comportamentos e necessidades. Diante dessas transformações, qual o nosso papel como indivíduos para a construção de soluções?

Hiperconexão amplia os desafios da segurança na sociedade

O número pessoas que utiliza a internet já representa mais da metade da população mundial (59,5%), formando uma rede de 4,6 bilhões de usuários. Em uma sociedade cada vez mais conectada e híbrida, os desafios da segurança vão desde a violência urbana até o vazamento de dados em ambientes online.

Cada desafio terá até 3 projetos destaque! Os destaques serão informados no encerramento da MIP. Premiações para cada um dos integrantes das equipes destaque:

  • Programa de desenvolvimento de projeto ou de liderança de 10h horas realizado pelo Idear. As vagas serão exclusivas para a edição subsequente à obtenção do destaque, que acontecerá em um prazo máximo de 12 meses a partir do encerramento da MIP.
  • Visita técnica ao Tecnopuc com duração aproximada de 2 horas: estudantes poderão conhecer a dinâmica do Parque, programas e mecanismos de apoio ao desenvolvimento de novos negócios e conexão com mercado.
  • Conteúdo exclusivo disponibilizado pela UOLEdtech na temática “Empreendedorismo e Modelagem de Negócios”. Os participantes receberão por e-mail link específico e indicação de data na qual estará disponível o acesso ao conteúdo.

notícias

confira os destaques da edição

Inovação
03 jan, 2022

Sociedade híbrida e hiperconectada: as soluções para uma nova era

Inovação
10 dez, 2021

Hiperconexão amplia os desafios da sociedade na segurança

Inovação
28 jun, 2021

Realidade híbrida expande a necessidade de cuidado com a saúde e bem-estar

últimas edições

confira tudo o que rolou nas edições anteriores

Uma nova era se inicia: ressignificados da vida em sociedade

O mundo hiperconectado e o distanciamento imposto pela pandemia nos levou a viver uma realidade híbrida jamais experienciada. Este cenário naturalmente complexo trouxe a oportunidade única de rever prioridades, necessidades e nosso papel como indivíduos. Inúmeros foram os desafios que emergiram à medida que a pandemia avançou, mas também muitas foram as oportunidades identificadas de evoluirmos enquanto sociedade. A colaboração despontou como uma aliada de comunidades que equilibraram suas ações para além da competitividade que marcou a última era.

Reveja os encontros

A Maratona de Inovação da PUCRS em 2020 reuniu alunos das 7 Escolas da PUCRS para pensarem juntos em soluções para desafios envolvendo a temática Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis.

Reveja os encontros

A 1ª edição da Maratona de Inovação da PUCRS, nos dias 25 e 26 de outubro de 2019, desafiou alunos das Escolas de Medicina, Negócios e Politécnica para pensarem em soluções inovadoras a partir de diferentes áreas do conhecimento e de forma empática. A 2ª edição aconteceu em 22 e 23 de novembro de 2019, com alunos das Escolas de Humanidade e Ciências da Saúde e da Vida. Já a 3ª edição foi em 29 e 30 de novembro de 2019, e teve como tema o consumo na era digital, envolvendo alunos da Escola de Direito.

Confira os destaques da edição: