PUCRS é Campeã da Inovação na categoria Instituição de Ensino e Pesquisa

Reconhecimento na 17ª edição da pesquisa está conectado com a missão da Universidade

18/05/2021 - 15h17
inovação, global tecnopuc

Ecossistema da PUCRS conecta a inovação nas diferentes áreas do conhecimento / Foto: Camila Cunha

A PUCRS recebeu reconhecimento como Campeã da Inovação na categoria Instituição de Ensino e Pesquisa. O resultado integra a pesquisa Campeãs da Inovação, do Grupo Amanhã, que tem apoio técnico do IXL Center, de Cambridge (Estados Unidos), entidade referência mundial na investigação das melhores práticas de gestão da inovação, e é realizada com base na metodologia Innovation Management Index do Global Innovation Management Institute (GIMI).

O destaque na 17ª edição da pesquisa está conectado com a missão da Universidade de ser referência internacional em Educação Superior por meio da Inovação e do Desenvolvimento social, ambiental, científico, cultural e econômico até 2022. Para isso, a Superintendência de Inovação e Desenvolvimento (SID), que é um eixo estrutural da PUCRS no desenvolvimento e promoção da inovação, atua junto das Pró-Reitorias e Escolas da Universidade. O objetivo é a promoção constante de  ações para que a inovação e o desenvolvimento do perfil empreendedor estejam presentes desde a sala de aula, passando pelos laboratórios, pesquisadores e conectando a academia com as empresas integrantes do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc)

Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, destaca que esse reconhecimento reflete o esforço do ecossistema em colocar em prática o posicionamento estratégico da Universidade: Inovação & Desenvolvimento. “Ao agirmos assim, contribuímos na formação dos nossos estudantes e no desenvolvimento da nossa sociedade, valorizando as pessoas, a criatividade, a inovação e o impacto”, sintetiza Audy.

A Gestora de Operações e Empreendedorismo do Tecnopuc, Flavia Fiorin, destaca que o resultado está ligado ao movimento estratégico da Universidade em apostar na inovação como agente fundamental para o desenvolvimento de todas as áreas da PUCRS e, consequentemente, da sociedade. “Um exemplo disso é a Rede Inovapucrs, que reúne um conjunto de atores responsáveis por conectar a inovação nas diferentes unidades da Universidade. Na Rede, temos as sete Escolas, estruturas de inovação e laboratórios de pesquisa representados por Agentes de Inovação. Os Agentes pensam e conectam a inovação transversalmente nas diferentes áreas do conhecimento, gerando soluções inovadoras e com grande impacto na sociedade. Por isso, o reconhecimento da pesquisa Campeãs da Inovação é de cada um deles”.

Cases inspiradores

Articulação dos laboratórios do Tecnopuc para atender as demandas Covid-19

Protetores faciais do Tecnopuc, um dos legados da força-tarefa

Tecnopuc realiza a produção em larga escala de protetores faciais / Foto: Bruno Todeschini

Os laboratórios do Tecnopuc estão abertos desde março de 2020 para desenvolvimento de projetos e produção de protetores faciais no combate ao coronavírus. As propostas recebidas serão avaliadas tecnicamente, visando identificar a viabilidade de atendimento. Para participar, é necessário preencher o formulário disponível neste link

Ao longo da pandemia os laboratórios já receberam 232 pedidos, distribuíram mais de 21 mil protetores faciais e atenderam cerca de 150 instituições, sendo 38 hospitais (clínicas geriátricas, unidades de pronto atendimento e unidades básicas de saúde), 25 instituições sociais (institutos e residenciais geriátricos) e mais de 40 instituições de ensino e de outras áreas. Além disso, o Tecnopuc apoiou 20 projetos e produziu mais de 180 modelos de um protótipo de conector de alto fluxo impresso em 3D.  A iniciativa conta com parceiros como Unimed, Projeto GRU, Taurus, Stihl, Grendene, Senge, Braskem, Laerdal Medical, Brothers in Arms, IBASE e Randon.

Track Startup PUCRS

O Track Startup é o caminho do empreendedorismo e da inovação dentro da PUCRS. São oportunidades para quem tem apenas uma ideia e quer desenvolver, até quem já tem uma startup pronta para decolar. A iniciativa envolve a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento (PROPESQ) e o Tecnopuc.

A Maratona de Inovação é um evento que integra o Track e conecta o conhecimento acadêmico com a prática de mercado, explorando o potencial de geração de novos produtos ou negócios (startups) no contexto da solução proposta, usando metodologias criativas, em um ambiente de inovação e  empreendedorismo.

Os alunos e alunas encontram problemas reais que os desafiam a pensar e criar soluções a partir do raciocínio investigativo, da empatia e da interação com outros participantes. A MIP envolve todos os estudantes das sete Escolas da Universidade e os Agentes de Inovação das Escolas.

Toth Lifecare

A Toth Lifecare, startup que integra o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, venceu o Prêmio Fapergs na categoria Startup Inovadora do ano em 2020. A startup surgiu em 2008, fruto da união de profissionais com ampla experiência na criação de equipamentos médicos. A localização estratégica da empresa já é um diferencial competitivo no mercado. Estruturada no Tecnopuc, a Toth Lifecare tem foco na pesquisa e desenvolvimento de equipamentos médicos, sempre com o objetivo de oferecer ao mercado, aos médicos e, consequentemente, aos pacientes e consumidores, produtos seguros, confiáveis e inovadores.