Inteligência profissional: entenda o conceito e saiba como aplicá-lo à carreira

Desenvolver esta habilidade pode ampliar a sua competitividade no mercado de trabalho e o reconhecimento profissional

01/02/2024 - 17h39
inteligência profissional

Foto: Giordano Toldo

A inteligência profissional consiste, basicamente, em combinar hard skills e soft skills para o planejamento de carreira. Ou seja, é um conjunto de habilidades técnicas e comportamentais usadas para alcançar melhores resultados. Aperfeiçoar a inteligência profissional é fundamental e, somada a um bom currículo, aumenta ainda mais as chances de conquistar a tão sonhada vaga de trabalho. De acordo com Alexandre Ullmann, diretor de recursos humanos do LinkedIn, nove a cada dez recrutadores acreditam que a falta de habilidades comportamentais seja o principal motivo de problemas na contratação.  

Segundo as consultoras do PUCRS Carreiras Bruna Lira e Ana Petersen, a inteligência profissional se baseia em três pilares:  

  • Inteligência emocional: responsável por estabelecer e gerenciar as relações humanas entre si e com os outros; 
  • Inteligência artificial: é oriunda da tecnologia e permite ao indivíduo compreender as possibilidades do futuro do trabalho;  
  • Inteligência financeira: cujo objetivo é obter sustentabilidade (neste caso, para a carreira).  

Elas acrescentam, ainda, que várias outras habilidades podem ser conquistadas a partir do desenvolvimento da inteligência profissional, como flexibilidade, inovação em processos e métodos, e foco na resolução de problemas.

“Entende-se que o indivíduo que buscar se aprimorar nesse sentido tem grandes chances de evoluir no mercado de trabalho, alavancando a sua carreira”, avaliam. 

Dessa maneira, desenvolver a inteligência profissional pode ajudar a garantir uma maior satisfação na carreira, aumentando as possibilidades de conquistar novas oportunidades e crescer profissionalmente. Além disso, a capacidade de tomar decisões, resolver problemas e se adaptar a mudanças auxilia no desempenho e ajuda obter mais reconhecimento no trabalho. 

Como desenvolver a inteligência profissional?  

Para aprimorar a inteligência profissional, é importante conhecer melhor a si em todas as áreas abrangidas por ela, explicam as profissionais. Tudo isso deve ser realizado “focando no desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento de características em que se conectam aspectos emocionais, tecnológicos e sustentáveis, considerando a carreira”, avaliam as consultoras. Em suma, é importante saber em qual momento da carreira o profissional se encontra e quais são suas habilidades e, a partir disso, vislumbrar as potencialidades dele.  

O PUCRS Carreiras oferece a todos os alunos e alumni da PUCRS serviços de consultoria que podem auxiliar nesta tarefa de autoconhecimento e contribuir com o desenvolvimento da inteligência profissional.  

“Nossas ações possuem como objetivo tornar profissionais mais bem preparados e adaptáveis, seja por meio da consultoria de carreira com foco em planejamento de carreira, workshop de recolocação profissional, programa power skills focado em desenvolvimento de competências comportamentais e programa de mentoria, ou por meio dos nossos eventos como Talentos em Ação, Feira de Carreiras e Open Office, a fim de estimular o networking e conexão com o mercado”, explicam as consultoras.

Leia também:


Leia Mais Veja todas