Inscrições abertas para oficinas gratuitas de teatro

Atividades integram parceria do Instituto de Cultura com o Theatro São Pedro

05/10/2018 - 16h43
Laboratório de Percepção

Fotos: Divulgação

Estão abertas, a partir desta sexta-feira (dia 5 de outubro), as inscrições para oficinas gratuitas de teatro oferecidas pelo Instituto de Cultura em parceria com a Fundação Theatro São Pedro. As primeiras atividades serão ministradas em outubro por integrantes de companhias teatrais que se apresentam no Theatro São Pedro em programação que valoriza os grupos locais – Teatro Hoje.

Laboratório de Percepção

No dia 18, às 16h, ocorre o Laboratório de Percepção, com o Coletivo Errática, na sala de ensaios do Salão de Atos (3° andar, acesso lateral direito). O objetivo é oportunizar a descoberta do teatro como espaço fértil para o reconhecimento do outro e de si como agente criativo. Ministrada pelos professores Guega Peixoto, Gustavo Dienstmann e Nina Picoli, o exercício ocorre a partir de atividades coletivas, jogos de improvisação e procedimentos utilizados nos processos de criação do Errática.

Máscaras Básicas

Oficina de MáscarasA Oficina de Máscaras Básicas da Desmond School, ministrada pela atriz, produtora e diretora Liane Venturella, da Companhia In.Co.Mo.De-Te, será no dia 25, às 14h, também na sala de ensaios do Salão de Atos. O curso propõe a consciência do corpo na busca para alcançar precisão, economia e limpeza em movimentos cênicos. A máscara é o instrumento utilizado para atingir esses objetivos por meio de jogos, técnicas e domínio do corpo cênico e do jogo teatral.

O Ator em Jogo

O Ator em JogoEm 30 de outubro, às 14h, será a vez de O Ator em Jogo, com a atriz e professora Adriane Mottola e a Cia. Stravaganza, no palco do teatro do prédio 40. A oficina é uma introdução à poética da cena teatral, desenvolvida pela Cia. Stravaganza. O treinamento se dá através de jogos estilizados como o das máscaras, da commedia dell’arte e do clown. A ênfase é no cômico e na relação direta entre ator e espectador. A aproximação ocorre pela fantasia, imaginação, lirismo, absurdo, nonsense e do sentido de improvisação (elemento lúdico fundamental para a construção de energias eternamente em movimento entre ator-palco-plateia).

Vagas limitadas

As inscrições, voltadas ao público em geral, estão abertas pelo [email protected]. As vagas são limitadas.

Parceria

O Instituto de Cultura e a Fundação Theatro São Pedro são parceiros na promoção de espetáculos artísticos e eventos variados, movimentando a cena cultural de Porto Alegre. Na primeira atividade conjunta, em agosto, a PUCRS levou ao Multipalco o documentário Minha Avó Era Palhaço, sobre a primeira palhaço negra do Brasil, Maria Eliza Alves dos Reis, que atuou nas décadas de 1940 a 1960. Após, houve debate com Daise Gabriel, filha da artista, e Marina Gabriel, neta e uma das diretoras do filme.