Exibição de filme marca parceria entre PUCRS e Theatro São Pedro

quinta-feira, 16 de agosto | 2018

Documentário Minha Avó era Palhaço, theatro são pedro, instituto de culturaO documentário Minha Avó era Palhaço inaugura, no dia 17 de agosto, às 19h, a parceria do Instituto de Cultura da PUCRS com o Theatro São Pedro – Multipalco Eva Sopher. A exibição terá a presença de Mariana e Daise Gabriel, neta e filha da palhaço biografada. Após a sessão, ambas participarão de um bate-papo sobre as diversas questões abordadas no filme. Com duração de 52 minutos, a obra é resultado de entrevistas, consultas no acervo do Centro de Memória do Circo, leituras de teses nacionais e internacionais, sites variados e bibliografia de temas relevantes.

Dirigido por Ana Minehira e Mariana Gabriel, o filme destaca a influência dos negros no espetáculo circense e o preconceito que sofriam nesse meio, a partir da história de Maria Eliza ou “Xamego”, a palhaço que, no início da década de 40 e 60, era a grande atração do Circo Guarany. Para a realização do filme, uma equipe se dedicou por dois anos a resgatar a história dessa palhaço-mulher que, no camarim, amamentava os filhos e, no picadeiro, alegrava e seduzia a plateia com seus chistes, pilhérias, musicais hilários, cachorros e gatos amestrados.

Com vagas limitadas, a entrada é gratuita. Das 13h às 18h30, as senhas podem ser retiradas na bilheteria do Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n° – Centro Histórico). A exibição do documentário acontece na Sala da Música – Multipalco. Mais informações pelos telefones (51) 3227.5100 ou 3227.5300.

Parceria cultural

O Instituto de Cultura da PUCRS e a Fundação Theatro São Pedro (TSP) pretendem criar uma programação unificada, com trocas de contatos entre a Universidade e a Fundação, com o intuito de atrair mais arte para Porto Alegre. Entre as várias possibilidades, a união pretende promover pocket shows, estreias e oficinas na Universidade para que o público possa, posteriormente, ir ao espetáculo no Theatro. Além disso, dependendo da dimensão da atração cultural, a mesma poderá ser realizada na PUCRS ou no TSP.

Para as apresentações, são muitas opções de espaços físicos disponíveis. A Fundação possui o Theatro São Pedro e o Multipalco e a PUCRS oferece a Rua da Cultura, o Centro de Eventos, o Salão de Atos, o Teatro, entre vários auditórios e ambientes.

Mais recentes