Governo Federal reconhece Pró-Mata como Reserva Particular do Patrimônio Natural

Local é a maior reserva federal no Estado, com 2,4 mil hectares

09/10/2019 - 13h59
Pró-Mata Foto: Bruno Todeschini/PUCRS

Pró-Mata
Foto: Bruno Todeschini/PUCRS

Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata/PUCRS foi oficialmente reconhecido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). A ação eleva o Pró-Mata ao posto de maior RPPN federal do estado, com 2,4 mil hectares. O RS conta com 33 reservas deste tipo que, juntas, somam 1,9 mil hectares. Esses locais contribuem para a ampliação das áreas protegidas no país, e também para a proteção da biodiversidade dos biomas brasileiros.

Além do seu principal objetivo, que é a conservação da biodiversidade, o Pró-Mata recebe alunos e pesquisadores da PUCRS e de diversas universidades do mundo para atividades relacionadas a pesquisa, ensino e extensão. Pedro Maria Abreu Ferreira, coordenador do Centro, ressalta que, com o reconhecimento, o comprometimento da PUCRS com a agenda da conservação da biodiversidade será evidenciado nacional e internacionalmente: “Trata-se de um processo que grava com perpetuidade a responsabilidade de manter a área destinada à RPPN, com o objetivo de conservar a biodiversidade e todos os processos a ela correlacionados”, afirma.

2019_09_16-guia_de_pegadas_pro-mata794x559LEIA TAMBÉM: Instituto do Meio Ambiente lança guia de pegadas de mamíferos do Pró-Mata

Com a implementação do novo status, pretende-se que o local venha a ser aberto para visitação do público externo: “O planejamento para atividades futuras inclui a ideia de uso público com fins recreativos, especialmente em relação a atividades de ecoturismo e sensibilização ambiental”, complementa. Estas novas atividades serão modeladas de acordo com o Plano de Manejo do Pró-Mata, que será atualizado em breve pelo corpo técnico do Instituto do Meio Ambiente da PUCRS. Segundo o ICMBio, o Brasil conta atualmente com centenas Reservas Particulares do Patrimônio Natural, que juntas somam quase 510 mil hectares.

Pró-Mata Foto: Bruno Todeschini/PUCRS

Pró-Mata
Foto: Bruno Todeschini/PUCRS

Reserva da Mata Atlântica