Instituto do Meio Ambiente lança guia de pegadas de mamíferos do Pró-Mata

Material didático está disponível online e com acesso gratuito

18/09/2019 - 08h50
guia_de_pegadas_pro-mata

Modelo de página do Guia de Pegadas / Imagem: divulgação Pró-Mata

Em 22 de setembro comemora-se o Dia da Defesa da Fauna. Instituído pelo Senado Federal no ano de 1980, tem como objetivo a sensibilização da importância da conservação da fauna brasileira. Em celebração à data, o Instituto do Meio Ambiente da PUCRS (IMA) lança o Guia de Pegadas de Mamíferos do Pró-Mata.

O objetivo do Guia é auxiliar professores, estudantes e pesquisadores que realizam trabalhos de campo e atividades didáticas no Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata, área de conservação ambiental da PUCRS localizada no município de São Francisco de Paula, na serra gaúcha. Segundo o coordenador científico do Centro, professor Pedro Maria Abreu Ferreira, “o Guia de Pegadas serve como referência simples para os visitantes do Pró-Mata, independentemente de sua formação, conhecerem parte da fauna presente no local”.

A publicação foi desenvolvida em conjunto com o Programa de Monitoramento da Biodiversidade do Pró-Mata, que atualmente realiza o monitoramento de fauna com a utilização de armadilhas fotográficas. São oito armadilhas fotográficas distribuídas em trilhas, interior de floresta e ambientes campestres presentes no Pró-Mata, que funcionam ininterruptamente capturando de forma automática imagens de organismos que passam na linha de ação dos dispositivos.

O Pró-Mata recebe anualmente em torno de 400 visitantes de diversas instituições. O Guia é uma forma de documentar e popularizar as espécies com potencial de presença no Centro para além das Ciências Biológicas, já que os visitantes do Pró-Mata são de diferentes áreas do conhecimento. “Também serve para aumentar o potencial de imersão ambiental nas trilhas, pois os visitantes ficam mais atentos buscando as pegadas, o que possivelmente não ocorreria para a maioria das pessoas sem o contato prévio com o Guia”, afirma Ferreira.

O material foi elaborado em duas versões, considerando os diferentes tipos de tela de dispositivos digitais: uma é ideal para visualização em tela de computador e a outra para visualização em tela de smartphone ou tablet. Ambos arquivos estão disponíveis no site do IMA para download gratuitamente.