Dev The Devs forma mais de 400 jovens na área de tecnologia

Com o apoio do BRDE, programa correalizado pelo Tecnopuc envolveu estudantes da rede pública estadual de diferentes regiões do RS

06/06/2022 - 10h31
dev the devs, tecnologia da informação, TI

Correalizado pelo Tecnopuc, programa Dev The Devs capacitou jovens para atuação na área de tecnologia / Foto: Pexels

Nesta segunda-feira, 6 de junho, acontece o evento de entrega dos certificados aos estudantes que concluíram o curso Dev The Devs. Lançado em setembro de 2021, o Programa é correalizado pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), pela Rede Gaúcha de Ambientes Inovadores (Reginp) e pela Associação de Empresas de Tecnologia (Assespro-RS), com apoio da Secretaria da Educação do Estado, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia e do Inova RS, e conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Com 240 horas-aula em formato online, o Programa representou uma oportunidade para os jovens se prepararem para o mercado de trabalho. Alunos e alunas tiveram contato com novos conhecimentos sobre conceitos de computação, funcionamento da internet e impacto na programação de sistemas, assim como ferramentas e linguagens de programação para desenvolvimento de sistemas para web.

As mil vagas disponibilizadas, 500 vagas para meninos e 500 para meninas, foram preenchidas em poucas semanas, contemplando alunos da rede estadual de diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Deste total, 455 jovens venceram todas as etapas de capacitação iniciadas ainda em novembro, o que incluiu aulas mesmo no período de recesso escolar, e receberão o certificado digital.

O evento de conclusão da primeira turma do Dev The Devs acontecerá no auditório Albert Einstein, no Global Tecnopuc, a partir das 16h com transmissão no canal da PUCRS Youtube. O encontro reunirá oito formandos representando cada uma das macrorregiões do INOVA RS, que representam os ecossistemas regionais de inovação do Estado (Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Vales; Noroeste e Missões; Produção e Norte e Serra e Hortênsias).

Ao longo do Programa, professores e profissionais de ambientes de inovação de cada uma dessas regiões contribuíram para o engajamento e conexão dos estudantes com oportunidades locais. Na região metropolitana, 48 formandos do Dev The Devs participaram da seleção do Full Stack Social, programa Jovem Aprendiz que é realizado pelo Centro Social Marista (Cesmar) em parceria com o Tecnopuc. Oito jovens estão aptos para iniciar a trajetória profissional nas empresas de tecnologia parceiras do programa.

Leia também: Iniciativa forma jovens em situação de vulnerabilidade social para atuar no mercado de produtos digitais