Feira de Carreiras conecta participantes com o mercado de trabalho

Evento gratuito e aberto ao público ocorreu nos dias 3 e 4 de outubro na PUCRS

05/10/2023 - 17h49

Feira de Carreiras reuniu mais de 2000 participantes, sendo um dos maiores eventos de desenvolvimento profissional do sul do país/ Foto: Giordano Toldo

Mais de 2 mil pessoas participaram da 10ª edição da Feira de Carreiras da PUCRS que ocorreu nos dias 3 e 4 de outubro. Promovida pelo PUCRS Carreiras, é um dos maiores eventos focados em desenvolvimento profissional do Sul do país. 

Este ano, a feira resgatou a essência das edições anteriores, promovendo diálogos sobre carreira e o mercado de trabalho por meio de uma imersão para recolocação profissional; trilhas para desenvolver suas hard e soft skills, oportunizando muito networking e conexão com as empresas de diferentes segmentos. Para a coordenadora do PUCRS Carreiras, Katia Almeida, “chegar na 10ª edição é um desafio grande diante das transformações do mercado de trabalho, mas também, é um indicativo da força do evento e da importância dele para muitas pessoas que vêm em busca de oportunidades”, destaca. 

Destinado a criar conexões e oportunidades de networking, o espaço dos stands contou com 20 empresas de diferentes segmentos: Gerdau, CEEE Equatorial, AGCO, GM, EY, TKE, Unimed, Tozzini Freire, Neológica, SLC Agrícola, AEL Sistemas, PUCRS, Cmpc, Quero-Quero, ADP, Montebravo, Supergasbras, Grupo Lins Ferrão, Pwc e Cyrela. 

Além disso, para auxiliar na inserção no mercado, a programação contou com Bootcamps de Empregabilidade abordando os temas como currículo estratégico, como se destacar no processo seletivo, uso do LinkedIn com assertividade e estratégias para encontrar as oportunidades.  

Carolina Machado/ Foto: Giordano Toldo

“Essa programação é um grande diferencial do evento. É focada para pessoas que estão buscando oportunidades no mercado de trabalho e são conduzidas por profissionais das empresas que estão expondo suas marcas”, ressalta a coordenadora. 

Carolina Machado, de 18 anos, terminou o Ensino Médio e participou da feira em busca de conhecimentos na área de seu interesse: Recursos Humanos. “Conhecer pessoas do RH já me faz ter cada vez mais certeza de que é o que eu quero trabalhar: ajudar as pessoas a conseguirem um emprego, terem estabilidade financeira e encontrarem o que gostam de fazer profissionalmente”, comenta. Ela ainda destaca a importância da Universidade aproximar as empresas dos estudantes: 

Me senti muito acolhida pela PUCRS. A gente fica confortável e tranquilo nessas situações, principalmente com esse evento do PUCRS Carreiras. Eu tenho 18 anos e isso é uma introdução à carreira e a minha vida profissional, então é algo assustador. Ter esse acolhimento e essa rede de apoio e de pesquisa da faculdade é algo essencial”, afirma ela. 

Jeferson Menezes/ Foto: Giordano Toldo

Já Jeferson Menezes, estudante do curso de Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, participou pela primeira vez da Feira de Carreiras e afirma ter sido uma experiência muito interessante. Ele elogia a riqueza de oportunidades proporcionada pela PUCRS. 

“É muito legal ter essa interação com as empresas, conseguir conhecer mais de perto a história delas, o pessoal que trabalha ali. Ver que eles estão realmente procurando gente que tem vontade de estar no mercado de trabalho. Sempre fazem questão de mostrar que há espaço para todo tipo de área, isso é muito legal”, diz o estudante. 

O evento ainda contou com uma variedade de Talks com as empresas parceiras; um bate-papo inspirador com o POD GURIAS, das jornalistas Carla Fachim, Patrícia Cavalheiro e Vanessa Martini, com uma reflexão fundamental sobre sua trajetória profissional e pessoal; talk com profissionais de sucesso abordando como eles alcançaram seus objetivos e uma palestra com Luciano Santos falando sobre protagonismo na carreira. 

Entretenimento e espaço para o bem-estar também estiveram presentes: atrações musicais e um espaço de descompressão, um refúgio sereno dentro da agitação do evento, com momentos de meditação, massagem terapêutica e alongamentos revigorantes estavam entre as atrações do evento. 

Leia também: PUCRS Carreiras impulsiona atuação de jovens no mercado de trabalho


Leia Mais Veja todas