Evento com Biblioteca Nacional da Espanha celebra escritoras

13/10/2017 - 17h05
Dia das Escritoras 2017

Imagem: Reprodução/BNE

No dia 16 de outubro, em comemoração ao Dia das Escritoras, os cursos de Letras e Escrita Criativa da Escola de Humanidades da PUCRS promovem, em parceria com a Biblioteca Nacional da Espanha (BNE), um evento com o tema Mulheres, saber e poder. Estarão presentes as escritoras latino-americanas Natália Polesso, Julia Dantas, Taiasmin Ohnmacht, Lilian Rocha e Moema Vilela, bem como Valesca de Assis, patrona da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, e a pesquisadora chilena Ana Pizarro. Na ocasião, elas farão a leitura de fragmentos de suas obras.

Para a professora da Universidade de Barcelona Anna Caballé, coordenadora do evento na Espanha, a celebração é concebida para relembrar o legado cultural das escritoras hispânicas e hispano-americanas, bem como as dificuldades que impedem o desenvolvimento e reconhecimento de seus trabalhos. No Brasil, a coordenação fica a cargo das professoras Regina Kohlrausch e Maria Eunice Moreira. Regina segue a mesma linha, afirmando que iniciativas do tipo contribuem para colocar em evidência a produção literária de mulheres, em direção à ocupação de um espaço efetivo no sistema literário e sociocultural.

O evento ocorre no saguão da Biblioteca Central Irmão José Otão, prédio 16 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre), a partir das 17h30min. A atividade é gratuita e não é necessário realizar inscrição prévia.