O mundo das letras é… Não existe somente um adjetivo que possa definir esse curso, pois todos os adjetivos estão nele, assim como substantivos, advérbios, orações coordenadas e tudo mais que faça parte da Língua Portuguesa – e de outros idiomas também. O curso proporciona a formação acadêmica em Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas. A licenciatura em Língua Portuguesa também oferece, em sua matriz curricular, formação em Assessoria Linguística.
O curso de Letras, com habilitação em língua portuguesa, é um dos mais tradicionais da PUCRS, tendo sua trajetória iniciada em março de 1940. É nota 5 no Ranking da Folha e está entre os 12 melhores cursos de Letras do país. No corpo docente, conta com vários escritores com importantes prêmios literários nacionais.
Você estará habilitado a exercer a profissão mais importante de todas: a de professor – tendo como principal campo de atuação o ensino de língua e literatura em escolas de nível básico e médio, em escolas de idiomas e em instituições de ensino similares.
Os horizontes vão muito além dos muros da universidade. Você poderá atuar em empresas ligadas à área de comunicação e em editoras, exercendo funções ligadas à assessoria linguística, à preparação de originais, à revisão de textos e tradução.
Um dos grandes diferenciais do curso é a oferta de bolsas de iniciação científica, do Programa de Educação Tutorial, e de Iniciação à docência. Alunos podem ter experiências no exterior através do convênio com universidades de fora.
Para a carreira de professor e pesquisador no Ensino Superior, você poderá cursar mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras.
Prof. Paulo Ricardo Kralik Angelini – [email protected]
SEM | COD | Disciplina | CH |
---|---|---|---|
1 | 121AC-04 | Fundamentos dos Estudos Linguísticos | 60 |
1 | 91208-02 | Fundamentos dos Estudos Literários | 30 |
1 | 91701-04 | História, Tempo e Memória | 60 |
1 | 91001-02 | Iniciação À Docência I: Reconhecimento do Ambiente Escolar (90) | 90 |
1 | 12184-04 | Leitura e Produção Textual | 60 |
1 | 1432K-02 | Psic. da Educação: Desenvolvimento | 30 |
1 | 91217-02 | Teorias do Drama | 30 |
2 | 91403-02 | Educação em Ambientes Não - Formais | 30 |
2 | 91002-02 | Iniciação À Docência II: Espaços Não - Formais de Aprendizagem (90) | 90 |
2 | 91218-02 | Morfossintaxe | 30 |
2 | 1430N-04 | Psicologia da Educação: Aprendizagem | 60 |
2 | 91219-04 | Sintaxe da Oração | 60 |
2 | 12292-02 | Teorias da Lírica | 30 |
2 | 12287-04 | Teorias da Narrativa | 60 |
3 | 91801-04 | Demografia e Sustentabilidade | 60 |
3 | 91404-04 | Educação Especial e Processos Inclusivos | 60 |
3 | 91016-02 | Iniciação À Docência Iii: Séries Finais e Eja Ou Eja/ Mmédio (90h) | 90 |
3 | 91611-04 | Leituras de Brasil | 60 |
3 | 91221-02 | Literatura Brasileira: Origens e Formação | 30 |
3 | 91925-02 | Relações Étnico Raciais e Políticas Afirmativas | 30 |
3 | 91220-02 | Sintaxe do Período | 30 |
4 | 1426J-04 | Didática | 60 |
4 | 91222-02 | Fonética e Fonologia | 30 |
4 | 91018-02 | Iniciação À Docência Iv: Ensino Médio Ou Eja (90h) | 90 |
4 | 91005-04 | Iniciação À Docência V: Projeto Desafios na Educação (80h) | 80 |
4 | 91224-02 | Literatura Brasileira: Identidade e Renovação | 30 |
4 | 91223-02 | Língua e Cultura Latina | 30 |
4 | 91225-02 | Poesia Portuguesa | 30 |
4 | 91924-02 | Políticas Sociais para Crianças, Adolescentes e Jovens | 30 |
5 | 91012-02 | Estágio Docente Interdisciplinar I (100h) (EF+EJA) | 100 |
5 | 91228-04 | Literatura Brasileira: Rupturas e Reinterpretações | 60 |
5 | 1216C-04 | Língua Brasileira de Sinais | 60 |
5 | 98F43-02 | Matemática Instrumental | 30 |
5 | 91023-02 | Metodologias de Ensino em Humanidades | 30 |
5 | 91227-02 | Semântica | 30 |
5 | 91226-02 | Sociolinguística | 30 |
5 | 91406-02 | Tecnologias Digitais na Formação de Professores | 30 |
6 | 91013-02 | Estágio Docente Interdisciplinar II (100h) (EM) | 100 |
6 | 91213-04 | Metodologias de Ensino em Letras | 60 |
6 | 91408-02 | Neurociências e Aprendizagem | 30 |
6 | 91007-06 | Seminário Integrador I: Filosofia, Direitos Humanos e Sociedade | 90 |
6 | 91008-06 | Seminário Integrador I: Produção de Textos Acadêmicos | 90 |
6 | 91006-06 | Seminário Integrador I: Temas do Brasil Contemporâneo | 90 |
7 | 91237-02 | Estágio em Letras/ Língua Portuguesa Ef (100h) | 100 |
7 | 11521-04 | Humanismo e Cultura Religiosa | 60 |
7 | 1443R-04 | Organização e Políticas da Educ. Básica | 60 |
7 | 91010-06 | Seminário Integrador Ii: Clássicos da Literatura Universal | 90 |
7 | 91011-06 | Seminário Integrador Ii: Leituras Críticas Interseccionais | 90 |
7 | 91009-06 | Seminário Integrador Ii: Temas de Mundo Contemporâneo | 90 |
8 | 910H9-00 | Atividades Complementares (200h) | 200 |
8 | 910H1-12 | Disciplina Eletiva | 180 |
8 | 91239-02 | Estágio em Letras/ Língua Portuguesa em (100h) | 100 |
8 | 15090-04 | Filosofia e Ética Geral | 60 |
8 | 91409-04 | Gestão do Espaço Educativo | 60 |
SEM | COD | Disciplina | CH |
---|---|---|---|
6 | 91229-02 | Linguagem e Argumentação | 30 |
6 | 91243-02 | Literatura Infantil e Juvenil | 30 |
6 | 91230-02 | Narrativa Portuguesa | 30 |
6 | 91231-02 | Psicolinguística | 30 |
7 | 91234-04 | Literatura Brasileira: Tendências Contemporâneas | 60 |
7 | 91236-02 | Literaturas Africanas em Língua Portuguesa | 30 |
7 | 91233-02 | Origens e História da Língua Portuguesa | 30 |
7 | 91235-02 | Pragmática | 30 |
7 | 91232-02 | Semiótica | 30 |
8 | 91238-02 | Enunciação e Discurso | 30 |
8 | 1221K-02 | Literatura e Artes | 30 |
Para iniciar o Curso de Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa ou Língua Inglesa) é necessário realizar o Concurso Vestibular da PUCRS, edição de verão.
A PUCRS oferece também a possibilidade de ingresso extravestibular nos cursos de graduação através de transferência, ingresso de diplomado e reopção.
Informações para os alunos do curso de Letras: língua portuguesa: