Edição contou com recorde de 385 trabalhos concorrentes

18/12/2019 - 16h12

Foto: Guilherme Almeida

O reconhecimento mais cobiçado da imprensa gaúcha entregou nesta quarta-feira, dia 18 de dezembro, os certificados para os vencedores do Prêmio Ari/Banrisul de Jornalismo 2019. Estudantes do curso de Jornalismo, da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, venceram nas categorias universitárias de Reportagem em Vídeo, Reportagem Impressa e Fotojornalismo. Além dos alunos, diversos Alumni PUCRS foram premiados e receberam menções honrosas durante o evento.

Para Sofia Mello, vencedora em duas categorias, a sensação de ganhar um prêmio de Jornalismo ainda na Universidade é algo realizador. “Eu gosto muito das pautas culturais, e acredito que tanto a ocupação de doula quanto as oficinas de choro merecem mais visibilidade” conta a aluna. Apesar de ser reconhecida pelo ARI pela primeira vez, Sofia já ganhou as premiações do Unochapecó e do SET Universitário, em edições anteriores.

As reportagens vencedoras:

Reportagem em Vídeo: O Caminho da Doula, da cadeira de Programas Telejornalísticos, por Sofia Mello, Lungui, Victoria Lermen, Daniel Guarín, Isabela Paese e Juliane Mergener; Voz da Mulher Brasileira, por Bruna Cruz Faraco; 42 Meses de Parcelamento, para o Editorial J, por Maria Eduarda Nascimento da Rocha.

Reportagem Impressa: Abre Alas para os Chorões, para a Revista Exp da Famecos, por Sofia Mello Lungui; e Memória Fora do Ar, para a Revista Exp da Famecos, por Italo Roberto Bertão Filho.

Crédito: Divulgação ARI

Fotojornalismo: Contra a Reforma, para o Editorial J, por Pedro del Fabro; e Resistindo Para Não Morrer, para o Editorial J, por Nicolas Chidem Da Costa.

O Prêmio Ari/Banrisul de Jornalismo

A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) premia, desde 1958, os destaques do conteúdo jornalístico do Estado, com o objetivo de estimular o trabalho desses profissionais, independentemente da área ou plataforma. Em 2015, na comemoração dos 80 anos da ARI, foi incluída a categoria Jornalismo Universitário.

O curso de Jornalismo da Famecos

O bacharelado em Jornalismo da PUCRS já formou cerca de 5 mil profissionais, reconhecidos no mercado pela qualidade do ensino. O curso está com inscrições abertas já para o próximo semestre e conta com uma infraestrutura completa, com aulas práticas que capacitam os alunos para trabalhar em todas as plataformas e áreas do Jornalismo.