Jornalismo

Classificação no Guia da Faculdade      
Tipo de curso bacharelado
Modalidade presencial
Tempo de curso 8 semestres
Vestibular verão / inverno
Turno Manhã / Noite
Vagas Anuais 80

Mais informações

Atuação Profissional

O Jornalista poderá atuar nos meios eletrônicos e impressos de comunicação: rádio, jornal e televisão (aberta ou a cabo) e Internet, em empresas prestadoras de serviços como produtoras de vídeo e áudio; em educação, pesquisa, consultoria e assessoria em organizações, empresas e instituições públicas e privadas.

 

Símbolo do jovem jornalista

A foca, é símbolo do jornalista novo, inexperiente. Entre as muitas histórias existentes consta que o apelido vem dos remotos tempos do flash a magnésio. Os fotógrafos dos jornais preparavam suas máquinas: focavam e deixavam o obturador- uma pequena “janela”- aberto. Quando todos estavam prontos, alguém riscava um fósforo numa placa de magnésio e ela “explodia” num clarão. Essa luz passava pelo obturador aberto e impressionava a chapa, o avô do filme. Ocorre que alguns fotógrafos, inexperientes, demoravam para preparar a máquina – e atrasavam os outros. “Espera, estou focando”. E os outros: “Foca logo, caramba”. E mais tarde… “Ih, lá vem o foca”.

 

Projetos Experimentais

Projeto On-line

Jornalismo - Projeto OnlineEsse projeto visa aprimorar e dar a oportunidade de experimentação do acadêmico na área digital. Assim, ao final de cada semestre, o material produzido pelos alunos é exposto como forma de divulgação do talento que cada universitário aprimorou ao longo do curso.