Engenharia de Energias Renováveis: saiba tudo sobre a profissão que atua nesta área

Descubra como a Engenharia de Energias Renováveis pode contribuir para um futuro sustentável e explore as carreiras promissoras neste campo vital para a saúde do nosso planeta

05/03/2024 - 11h25
energias renováveis, CEDER, hidrogênio verde

Há um aumento pela demanda de profissionais capacitado/as para atuar no mercado e gerenciar os projetos que irão surgir. / Foto: Bruno Todeschini

Sustentabilidade é um assunto urgente nos mais diferentes espaços da sociedade. É impossível hoje imaginar um futuro com desenvolvimento social, ambiental e econômico sem atentar para maneiras de preservar os recursos naturais e de agredir menos a Terra. Neste contexto, algumas profissões e setores se destacam ao protagonizar a mudança, entre elas a de engenheiro/a de energias renováveis. O Brasil é hoje o segundo país que mais emprega no setor, inclusive nas áreas de energia eólica e hidráulica, ficando atrás apenas da China.  

Para apoiar quem tem interesse em Engenharias e considera essa carreira uma possibilidade, preparamos este artigo que explica um pouco mais sobre o trabalho deste profissional e suas funções no dia a dia. Continue a leitura e entenda mais sobre o tema! 

Leia também: Cursos para o futuro: conheça as profissões para ficar de olho 

O QUE FAZ UM PROFISSIONAL DE ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS? 

Para começar a entender o que faz um engenheiro de energias renováveis, primeiro é preciso aprender sobre o conceito de energias renováveis: fontes de energia derivadas de processos naturais regenerativos, capazes de se reabastecer constantemente. Diferentemente das fontes tradicionais de energia, como combustíveis fósseis, as energias renováveis são extraídas de elementos naturais como sol, vento, água e biomassa, que são inesgotáveis e se renovam naturalmente. 

Além disso, são ambientalmente mais sustentáveis, pois sua geração e uso resultam em emissões mínimas ou nulas de gases de efeito estufa e outros poluentes, reduzindo o impacto ambiental em comparação com as fontes de energia convencionais. Tendo isso em mente, o engenheiro de energias renováveis se dedica ao desenvolvimento e implementação de tecnologias que aproveitem essas fontes limpas e sustentáveis. Quando formado, ele poderá atuar em diferentes frentes, seja como pesquisador da área, seja como um funcionário de uma empresa específica responsável por implementar projetos ou até mesmo fazendo a gestão de  sustentabilidade da marca.  

Quais são os tipos de energias renováveis? 

Estudante da PUCRS Rodrigo Garcia escolheu cursar Engenharia de Energias Renováveis para fazer a diferença no mundo. / Foto: Giordano Toldo

Atualmente, são conhecidos 5 tipos de energias renováveis, cada uma obtida de um tipo de material. São elas: 

  •  Energia Solar: obtida através dos raios solares com placas solares; 
  •  Energia Eólica: transforma a energia dos ventos em energia utilizável por meio de aerogeradores; 
  •  Hidrelétrica: conseguida através das forças das águas, geralmente com uso de barragens e turbinas; 
  •  Energia de Biomassa: captada de matéria orgânica, tanto vegetal quanto animal; 
  •  Energia Geotérmica: obtida pelo calor proveniente do interior da Terra, geralmente de áreas com atividade vulcânica. 

Como se destacar como engenheiro de energias renováveis?

A atuação do profissional de energia renovável é muito ampla, mesmo que possa não parecer. Em geral, ele atua em diferentes frentes visando aumentar a sustentabilidade de algum lugar, seja este lugar uma única empresa ou até mesmo, o mundo. No primeiro caso, ele pode atuar em indústrias e em sua estratégia sustentável. Nesse contexto, ele é responsável por aumentar as medidas sustentáveis de determinada marca.  

No segundo, seria um trabalho voltado mais à pesquisa, a buscar novos meios de produzir energia renovável, além de criar mecanismos que apoiem a aplicação destas fontes de energia. Também é preciso entender que existem empresas privadas que pesquisam por esses temas, visando encontrar novas ferramentas que não prejudiquem o meio ambiente. Um bom exemplo disso são os carros elétricos. Para ter ideia, a venda desse tipo de veículo cresceu 76% no Brasil em 2023 se comparado ao mesmo período em 2022. Esses carros não utilizam combustível fóssil, gerando uma pegada de carbono menor .  

Importância do aprendizado contínuo

Dada a complexidade e a rápida evolução do campo de energias renováveis, os profissionais frequentemente buscam aprimoramento além da graduação, optando por especializações e pós-graduações. Essa formação adicional não só aprofunda seus conhecimentos técnicos e habilidades práticas, mas também abre portas para oportunidades de emprego mais qualificadas. 

A PUCRS conta com painéis solares instalados no Centro de Demonstração em Energias Renováveis, e o espaço é destinado a capacitação de estudantes. / Foto: Bruno Todeschini

Se você tem interesse nesse passo extra, a PUCRS oferece, por exemplo, o curso de Pós-Graduação em Energias Renováveis. Nele, o/a aluno/a aprofunda conhecimentos sobre fontes renováveis com o objetivo de analisar, planejar e projetar unidades integradas de processos na área. Ele é voltado para arquitetos, engenheiros, administradores e demais profissionais interessados no setor. 

Quais as perspectivas de carreiras e oportunidades neste setor em ascensão?

A sustentabilidade é uma urgência no mundo, como já citamos aqui. Para ter ideia, em 2022, seis a cada dez empresas tinham uma área dedicada ao tema e mais de 45% dos empresários disseram exigir certificados ambientais a fornecedores e parceiros. Os dados são da Confederação Nacional da Indústria (CNI).  

Além disso, estima-se que o mercado de energias renováveis deve movimentar 124 bilhões de dólares até 2040. Assim, o engenheiro de energias renováveis tem se tornado um profissional requisitado e procurado pelas empresas. Outro dado interessante: conforme a Bloomberg New Energy Finance (BNEF), empresa de pesquisa do setor, as energias renováveis advindas do sol e do vento representarão quase 50% da produção mundial de energia em 2050. E, considerando todas as energias renováveis existentes, 62% das produções energéticas serão renováveis. É evidente que o mercado das energias renováveis será, e já está sendo, promissor.  

Leia também: Estudos apontam soluções renováveis para a crise energética 

O QUE É REDUÇÃO NA PEGADA DE CARBONO E COMBATE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS? 

A pegada de carbono é o rastro de gases de efeito estufa que grande parte das atividades humanas deixam, principalmente quando se refere ao uso de energias não renováveis. Quase tudo que o ser humano faz gera uma pegada de carbono, desde como nos alimentamos, nos transportamos, até como produzimos.   

A redução da pegada de carbono é uma medida que vem sendo tomada visando diminuir esse impacto ambiental que geramos, que causa prejuízos tanto para o planeta quanto para a nossa própria vida. A pegada de carbono gerada pela vida do ser humano gera consequências irreversíveis para o planeta. Ela é responsável pelo aumento do efeito estufa, o que consequentemente gera mudanças climáticas extremamente prejudiciais para a Terra.  

Pensar e implementar maneiras alternativas de viver e utilizar recursos torna ainda mais essencial o papel do engenheiro de energias renováveis.  

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS? 

Laboratório NT-Solar, energias renováveis

Escola Politécnica conta com Núcleo de Tecnologia em Energia Solar / Foto: Bruno Todeschini

A engenharia de energias renováveis desempenha um papel fundamental na busca por soluções sustentáveis para os desafios energéticos do mundo atual. Além disso, ela impulsiona a inovação tecnológica, tornando as energias renováveis cada vez mais acessíveis e eficientes. Entenda melhor: 

1) Redução das emissões de gases de efeito estufa

O uso de energias renováveis ​​ajuda a reduzir a dependência de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás natural, que são fontes significativas de emissões de dióxido de carbono (CO2) e outros poluentes. Isso contribui para a mitigação das mudanças climáticas e a diminuição do impacto ambiental. 

2) Diversificação da matriz energética

A dependência excessiva de uma única fonte de energia pode ser arriscada para a segurança energética de um país. A engenharia de energias renováveis ​​permite a diversificação da matriz energética, tornando-a mais resiliente a interrupções no abastecimento. 

Em 2023, por exemplo, as fontes renováveis foram responsáveis por um crescimento de 3,3 gigawatts (GW) da matriz elétrica brasileira. 49,15% vieram de energia eólica, enquanto 37,19% vieram da energia solar fotovoltaica. Esses dados foram divulgados pelo Governo Federal. 

3) Criação de empregos 

A indústria de energias renováveis ​​é uma fonte significativa de empregos em todo o mundo. Desde a concepção e fabricação de equipamentos até a instalação e manutenção de sistemas, muitos postos de trabalho são criados, impulsionando a economia local e global. De acordo com relatório “Energias Renováveis e Empregos: Revisão Anual”, publicado em 2023, por exemplo, foram 13,7 milhões de empregos gerados na área de energia renovável. 

Leia também: Construção de um futuro energeticamente mais sustentável é o foco da graduação em Engenharia de Energias Renováveis da PUCRS 

COMO É O CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS? 

Energia Eólica

A energia eólica representa 12,5% da matriz energética brasileira. / Foto: Pexels

Gostou dessa perspectiva de carreira? Saiba que no curso de graduação em Engenharia de Energias Renováveis o estudante terá uma abrangente seleção de disciplinas voltadas à Física, Matemática, Química e Biologia no ciclo básico e disciplinas  mais específicas a partir do quinto semestre. 

Podemos ver, por exemplo, a grade curricular do curso da PUCRS que oferece uma formação abrangente, combinando conceitos contemporâneos de ensino com uma abordagem multidisciplinar. No início, alunos/as estudam disciplinas fundamentais como: 

  • Concepção e Projeto em Engenharia 
  • Cálculo 
  • Desenho Técnico 
  • Mecânica e Ondas
  • Computação e Solução de Problemas 
  • Química Geral
  • Álgebra Linear e Geometria Analítica 

À medida que avançam, são introduzidos a conteúdos mais específicos: 

  • Introdução a Sistemas Renováveis de Energia 
  • Materiais para Energias Renováveis 
  • Biomassa e Biocombustíveis 
  • Conversão de Energia Solar e Aplicações 

Sem falar que, durante a graduação, os estudantes participam de atividades práticas em colaboração com outras áreas da Escola Politécnica. Isso inclui trabalhos de pesquisa e projetos  junto também de outras áreas do conhecimento como tecnologia da informação, proporcionando uma experiência valiosa não apenas no campo da engenharia de energias renováveis​​. 

Entendeu o que é a Engenharia de Energias Renováveis e por que ela é tão importante? Com ela, podemos garantir novos meios para a diminuição dos impactos ambientais causados pelo ser humano, melhorando nossa vida na Terra. Gostou do artigo e quer conhecer mais sobre esse curso?  

ESTUDE ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS NA PUCRS 


Leia Mais Veja todas