PUCRS lança formação pioneira para certificar professores bilíngues

Curso atende normas do Conselho Nacional de Educação para funcionamento de escolas-bilíngue

22/02/2023 - 18h00
educação bilíngue

Foto: Giordano Toldo

A educação bilíngue vem crescendo significativamente no Brasil nos últimos anos, principalmente a partir de 2014, segundo dados levantados pela Associação Brasileira de Educação Bilíngue (ABEBI). Impulsionadas por esse contexto, muitas escolas já possuem currículos ou programas oferecidos em português e inglês, abrangendo desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

Com o objetivo de contribuir com a formação para educadores/as, a PUCRS está com inscrições abertas para a certificação em Educação Bilíngue. O curso possui 50% das disciplinas ministradas em língua inglesa. As aulas acontecem de forma online e síncrona, pela plataforma Zoom, com conteúdo expositivo e interações entre alunos/as e professores/as. Para realizar a inscrição é necessário possuir diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e ter nível intermediário da língua inglesa (B1-CEFR).  

“Nosso intuito é alcançar escolas bilíngues do Brasil todo. Queremos dar a oportunidade para que educadores/as de diversas regiões possam escolher estudar na PUCRS, uma universidade conhecida e prestigiada, com uma tradição muito forte, que possui, inclusive, programas de internacionalização e parceria com instituições mundiais”, explica a coordenadora do curso, Aline Fay de Azevedo.  

A professora ressalta que a partir do crescimento da demanda, o Conselho Nacional de Educação (CNE) elaborou e publicou as novas diretrizes curriculares nacionais para educação bilíngue. De acordo com as normas, professores/as que atuem escolas bilíngues de Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental devem possuir graduação em Pedagogia ou em Letras; comprovação de proficiência no mínimo em nível B2 (de acordo com o CEFR*); e formação complementar em Educação Bilíngue, em instituição reconhecida pelo MEC, que pode ser uma certificação com no mínimo 120 horas/aula. 

Leia também: Conheça o portfólio de cursos de especialização e MBA da PUCRS para 2023

Como funciona o curso?  

A formação possui duração de um semestre, com aulas duas vezes por semana, de forma online e síncrona – ou seja, é preciso estar online pela plataforma Zoom, permitindo interação em tempo real entre alunos e professores. 

“Essa certificação é integralmente ministrada por professores da graduação e pós-graduação de Letras da PUCRS – possuindo, em sua maioria, experiência em educação bilíngue. Além disso, quatro das oito disciplinas que compõem a certificação são ministradas em língua inglesa. É muito bom para quem busca a certificação em bilinguismo, pois é necessário ter a proficiência – mais uma das exigências do CNE”, pontua Aline.  

Confira a programação 

Tópicos ministrados em língua inglesa: 

  • Theories in Second Language Acquisition  
  • Portuguese as an Additional Language 
  • Phonetics & Phonology  
  • Preparação para Proficiência B2   

Tópicos ministrados em língua portuguesa:  

  • Bilinguismo e Educação Bilingue   
  • Tópicos em Literacia: teoria e prática  
  • Neurociência e aprendizagem  
  • EdTech e Customização 

INSCREVA-SE NA CERTIFICAÇÃO EM EDUCAÇÃO BILÍNGUE


Leia Mais Veja todas