Destaques de 2020: o ano em que enfrentamos desafios e fortalecemos laços

Confira algumas das ações que marcaram um ano atípico, mas repleto de resultados e entregas à comunidade

23/12/2020 - 10h42

O ano de 2020 ganhou contornos inesperados e mesmo diante de uma pandemia global decorrente da Covid-19, a Universidade se manteve firme em seus objetivos. Deu respostas ágeis e assertivas em um cenário de grandes desafios, contribuiu com o enfrentamento da doença com inúmeras iniciativas e, além disso, manteve uma ampla programação cultural e pedagógica e iniciativas solidárias de alto impacto social. 

“No ano que passou a PUCRS teve o melhor de cada pessoa envolvida no seu funcionamento e deu o melhor de si para gerar desenvolvimento, inovação, pesquisa de ponta, impacto social e manter a reconhecida qualidade que forma mais que profissionais de excelência, mas cidadãos comprometidos com a transformação da sociedade”, ressalta o reitor, Ir. Evilázio Teixeira.  

Cinco dias após a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Porto Alegre a Universidade suspendeu as aulas presenciais e começou a transição para o início das aulas no modelo emergencial remoto, que iniciaram no dia 19 de março. Em poucos dias, foi realizada a formação do corpo docente, implementação da equipe de Mediação Online e aquisição de recursos tecnológicos necessários. 

Neste período, o PUC Carreiras teve uma atuação relevante e presente no dia a dia da comunidade acadêmica. Mais de 5,5 mil estagiários foram contratados e mais de 1,9 mil alunos contaram com consultoria de carreira. Em torno de 40% da base de alunos matriculados pode contar com algum subsídio da Universidade: créditos educativos, bolsas de instituições e empresas, descontos, convênios, além do PROUNI. 

Leia também: Aulas remotas planejadas têm como força motriz a qualidade acadêmica dos professores 

Ações que fizeram a diferença 

Protetores faciais do Tecnopuc, um dos legados da força-tarefa

Protetores faciais foram produzidos no Tecnopuc e doados para diversas instituições / Foto: Bruno Todeschini

Ao longo do ano, entre as iniciativas no enfrentamento da pandemia, a Universidade produziu e doou mais de 17,5 mil protetores faciais a mais de 130 instituições, criou uma força-tarefa multidisciplinar com ampla mobilização de pesquisadores, produziu cartilhas orientativas em diversas áreas do conhecimento, participou dos testes clínicos para o desenvolvimento de uma possível vacina e desenvolveu testes para detecção da Covid-19 a baixo custo. Além disso, representantes de diferentes áreas do conhecimento integram o Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento da Pandemia no RS.   

A iniciativa Porto Alegre contra a Fome, lançada em outubro, idealizada pela PUCRS e articulada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, vem buscando fomentar boas práticas no combate à fome, evitando o desperdício de alimentos na Capital gaúcha por meio de políticas, programas e ações governamentais e não governamentais.  

“Temos um posicionamento estratégico claro de Inovação e Desenvolvimento e reforçamos o compromisso de que tudo que fazemos na PUCRS deve impactar no desenvolvimento social, ambiental, científico, cultural e econômico da sociedade”, destaca o reitor.  

Leia também: 

Porto Alegre contra a fome e o desperdício de alimentos 

Força-tarefa multidisciplinar da PUCRS é formada contra a Covid-19 

Cultura e impacto social 

No Meu Canto, Seu Jorge, PUCRS Cultura

O cantor Seu Jorge foi um dos convidados especiais do No Meu Canto, projeto do Instituto de Cultura da PUCRS / Foto: Leo Lima

Com foco em manter o bem-estar da comunidade e valorizar a classe artística, o Instituto de Cultura realizou, até o início de dezembro, 117 ações de música, literatura e outras artes, envolvendo mais de 161 artistas. A PUCRS se tornou um verdadeiro polo cultural do Estado, dando espaço e voz para todos os tipos de arte e fortalecendo a cena artística regional e nacional.  

As séries Ato Criativo, Live de Cabeceira, Ensaios de Morar, Ateliê PUCRS Cultura, Livros para salvar do fogo, Cem Anos de Clarice e No Meu Canto tiveram mais de 143 mil visualizações. Em 2020, a honraria Mérito Cultural PUCRS foi entregue ao ator Lima Duarte, que transformou a sua vida numa trajetória de defesa da cultura, enquanto instrumento de humanização e educação. 

Leia também: No Dia Nacional do Ator, Mérito Cultural é entregue a Lima Duarte  

Reconhecimentos 

Apesar de todos os desafios, em 2020 a PUCRS alcançou os mais altos standards de excelência em pesquisa e realizou importantes avanços na promoção da internacionalização, firmando sua atuação de destaque como uma universidade de classe mundial e uma das melhores da América Latina.  

Com 10 convênios internacionais em 35 países, 104 universidades em 23 países com acordos de mobilidade acadêmica e quatro cursos de graduação com dupla titulação, a Universidade mostra cada vez mais sua relevância. Índices de avaliação nacionais e internacionais atestam a qualidade e excelência dessas práticas. Confira alguns dos reconhecimentos que recebemos nesse ano: 

Times Higher Education (THE):  

Quacquarelli Symonds (QS):  

MEC: 

Compromisso com o cuidado e a promoção da vida 

Cientes dos desafios dessa área que passou a ser ainda mais relevante à população em 2020, a PUCRS se dedicou ao fortalecimento de suas estruturas voltadas à saúde e bem-estar, renovando o compromisso com uma cultura do cuidado e da promoção da vida. Entre as realizações: 

campus da saúde

Campus da Saúde da PUCRS foi pensado para atender o movimento de cuidado integral com a vida e promoção da saúde em todos os sentidos, conectando atuações de diversas estruturas e iniciativas da universidade

Campus da Saúde: idealizado para promover o cuidado integral com a vida, a Universidade lançou um ecossistema completo de saúde e bem-estar, da prevenção à reabilitação, conectando inúmeros serviços, especialidades, profissionais e pesquisadores a estruturas de assistência, pesquisa, ensino e inovação.  

Reposicionamento do Hospital São Lucas: com parcerias estratégias, foi iniciado um amplo movimento de reposicionamento do hospital, que direciona seus esforços para o atendimento de novas e crescentes demandas decorrentes do envelhecimento da população.  

Instituto do Cérebro do RS: foi concluído o processo de ampliação do Instituto, reconhecido internacionalmente como referência em pesquisa de ponta e assistência na área, contemplando novos exames, a produção de radiofármacos e potencializando sua atuação. 

Parque Esportivo: com um consolidado modelo de atuação pautado em parcerias estratégicas, recebeu uma ampla reforma estrutural o coloca como um dos complexos esportivos mais avançados da América Latina. 

Centro de Extensão Universitária Vila Fátima: no Centro que atua há mais de 40 anos no bairro Bom Jesus, em colaboração com a Prefeitura Municipal, a PUCRS ampliou os serviços para o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social e formação de profissionais da área da saúde. 

Leia também: Campus da Saúde: a vida no centro de tudo

Gestão 2021-2024 

Celebrar em Comunidade, Posse da Gestão 2021-2024

O presidente da Rede Marista, Irmão Inácio Etges, entregou um bonsai ao reitor e vice-reitor empossados / Foto: Bruno Todeschini

Para encerrar o ano, no dia oito de dezembro, Ir. Evilázio Teixeira foi reconduzido ao cargo de reitor para o próximo quadriênio, de 2021 a 2024. A cerimônia, transmitida ao vivo pelo canal da PUCRS no Youtube, também nomeou Ir. Manuir Mentges, então pró-reitor de Graduação e Educação Continuada, como vice-reitor.  

O evento Celebrar em Comunidade foi marcado por um balanço da gestão anterior, mensagens e lembranças da gestão e do ano que passou e contou com a participação do Coral da PUCRS, que apresentou a gravação da música Anunciação, de Alceu Valença, canção que exaltou a ideia de reconstruir a esperança e criar novos futuros. O pronunciamento final e bênção foram proferidos pelo arcebispo metropolitano de Porto Alegre e chanceler da PUCRS, Dom Jaime Spengler.

Saiba mais: Nova gestão da PUCRS toma posse em ato solene durante evento de final de ano