Crianças se divertem na Feira do Livro Infantil do HSL

O evento ocorreu na manhã desta segunda-feira no Hospital São Lucas.

04/12/2017 - 17h17
Feira do Livro Infantil, HSL, criança, livro, Valesca de Assis

Patrona da Feira (à esquerda) “vende” livros para as crianças.
Foto: Bruno Todeschini

Um momento para animar e estimular a imaginação dos pequenos pacientes por meio de obras literárias. Essa foi a proposta de mais uma edição da Feira do Livro Infantil do HSL, que ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 4 de dezembro. Nesta ação, que celebra 20 anos de história, participaram cerca de 60 crianças que estão internadas no Hospital São Lucas (HSL). Acompanhadas dos seus pais, compraram, com dinheiro simbólico, obras literárias de acordo com os seus gostos pessoais. Ao todo, foram doados mais de 600 livros que foram coletados pela Biblioteca Central da PUCRS.

Durante cerimônia de abertura da Feira, os pequenos puderam acompanhar mais uma atividade cultural. Alunos do Programa de Pós-Graduação do Curso de Letras, da Escola de Humanidades, recitaram versos e cantaram a capela um grande sucesso da MPB, a canção “Aquarela”, composta por Toquinho.

“Surfando” em uma bomba de infusão, Rahel, de 2 anos, chegou na Feira do Livro Infantil. O menino está há um mês internado devido a uma pneumonia e um derrame pleural. Para a sua mãe, Marta da Silva, 30, o hábito de leitura é fundamental para as crianças. “Desde que ele estava na minha barriga, eu contava histórias. Ele já tem esse hábito de leitura, me pede para ver as imagens dos livros também”, diz.

Segundo a patrona da Feria do Livro Infantil do HSL e da 63ª Feira do Livro de Porto AlegreValesca de Assis, esta foi a atividade mais bonita e representativa que já esteve envolvida. “Trouxe livros que escrevi para crianças e adolescentes. Aliás, é difícil escrever para esse tipo de público, porque nós (adultos) esquecemos como éramos como criança, o quanto era um mundo encantado. Espero que essas crianças possam ler com muito carinho. A leitura é a salvação para a dor e desperta para outros mundos”, enfatiza.

Feira do Livro Infantil, HSL, criança

Pequenos pacientes tiveram várias obras para escolher.
Foto: Bruno Todeschini

Para o Vice-Reitor da PUCRS, Jaderson Costa da Costa, a Feira torna a semana do Hospital mais leve. “A Universidade e o HSL estão em momento de transformação. Nada melhor do que trazer essa leveza por meio da emoção”, frisa. Celebrando o evento, o Diretor Administrativo Adjunto do HSL, Ir. Lauri Heck, reforçou a importância desta iniciativa. “Aproxima essas crianças, que estão sendo cuidadas no Hospital, para um ambiente de ensino”, comenta.

O evento é organizado pelo Curso de Letras, da Escola de Humanidades, e pelo Setor de Pediatria do HSL. A proposta é trazer o ambiente vivenciado na Praça da Alfândega para dentro do Hospital e alegrar as crianças por meio da literatura.

Histórico

O projeto Biblioteca de Literatura Infantojuvenil – espaço de leitura, arte e prazer consiste num processo de ações integrando Letras e Saúde, com o objetivo de desenvolver a imaginação e proporcionar o prazer da leitura de crianças do Setor de Pediatria do Hospital São Lucas da PUCRS – internação SUS, contribuindo para o seu bem-estar. Para isso, desde 1997 desenvolve diariamente situações de leitura de livros e de contação de histórias e realiza Feiras do Livro Infantil, sendo, neste ano de 2017, a 14ª edição.