Conheça as bolsas e créditos estudantis da PUCRS

A Universidade oferece diversas opções para todos os públicos

03/11/2023 - 16h07

Saiba tudo sobre créditos e bolsas na PUCRS. / Foto: Gabriel Schimidt

Estudar na PUCRS é o desejo de muitos que sonham em ingressar no Ensino Superior.   Para quem deseja aprender e transformar o mundo, a Universidade oferece uma série de opções de bolsas, créditos estudantis e descontos. Confira!  

As inscrições para o Vestibular 2024/1 seguem abertas até o dia 13 de novembro. Com prova presencial para todos os cursos, o processo seletivo acontece no dia 18 de novembro, a partir das 13h no Campus da PUCRS.  

Conheça todas as possibilidades 

Para quem quer ser professor/a

A PUCRS oferece desconto de 40% no valor das mensalidades para os cursos de licenciatura em todos os semestres. Exceto para o curso de Educação Física, cujo desconto é de 30%. 

Para quem já tem família estudando na PUCRS

Desconto de 12% quando irmão, pai, mãe, filho ou cônjuge estiver(em) cursando graduação na universidade. Exceto na primeira mensalidade. 

Para quem deseja se transferir para a PUCRS

Desconto de 15%* no valor da mensalidade no primeiro semestre ao se transferir de outra Instituição de Ensino Superior. 

 *O desconto é válido da parcela 1 a 6, exceto para o curso de Medicina. 

Para quem já é estudante PUCRS e deseja uma segunda graduação

Diplomados PUCRS tem o desconto de 25% no valor das mensalidades de graduação, exceto para o curso de Medicina. 

Para quem se formou em outra instituição

A Universidade oferece 15% de desconto no valor das mensalidades para diplomados de graduação de outras instituições de ensino, exceto para o curso de Medicina. 

Para quem é servidor público do RS

Desconto de 15% para servidores e dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até o segundo grau – confira disponibilidade). 

Para quem fez o ensino médio na Rede Marista

O Crédito Educativo Marista permite a ampliação do prazo de pagamento. Ou seja, em um curso de quatro anos, o estudante pagará 40% do valor do curso ao longo da graduação e os 60% poderão ser pagos em até seis anos após a formatura, em parcelas fixas, reajustadas conforme o valor atualizado das mensalidades da graduação.  

Crédito Universitário Banrisul

O convênio permite que o estudante financie a matrícula e as mensalidades, com taxa de juros subsidiada pela Universidade de 0,80% ao mês. A modalidade é válida para os alunos de todos os cursos de graduação, exceto para o curso de Medicina, o qual não é subsidiado (onde a taxa é fixada em 1,75% a.m.). Saiba mais clicando aqui. 

Financiamento exclusivo PUCRS

Nas opções oferecidas pela Universidade, Proed e Credpuc (Pós-graduação), o estudante pode obter 50% de crédito sobre as mensalidades do curso. O restante é quitado após concluir a conclusão. 

Crédito Estudantil Uni

Em parceria com o Unicred, o benefício é voltado especialmente aos estudantes de Medicina, Odontologia e Psicologia: um financiamento estudantil de até 100% do curso. Saiba mais clicando aqui. 

Prouni

O Programa Universidade para Todos, do Governo Federal, destina-se à concessão de bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de graduação. Para concorrer a uma bolsa de estudo ProUni, o candidato deve, obrigatoriamente, fazer o Enem.  

Programa Raízes

Implementado em 2022, o Programa Raízes oferece bolsas de graduação presencial para estudantes pretos, pardos e indígenas moradores da Região Metropolitana de Porto Alegre e que estejam em comprovada situação de vulnerabilidade social. Confira mais informações aqui 

Seja bolsista de Iniciação Científica e amplie sua formação

As bolsas de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação permitem que alunos atuem na contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o desenvolvimento sustentável e a soberania nacional. Saiba mais clicando aqui.  


Leia Mais Veja todas