Convênio com a PUCRS facilita a transferência de estudantes do IPA

Documento, que foi previamente avaliado e teve a concordância do Ministério Público Estadual, prevê acolhimento sensível à realidade dos alunos e aproveitamento de disciplinas já cursadas de 11 cursos supensos

02/03/2021 - 14h27
rua da cultura, campus

PUCRS fornecerá acolhimento sensível e flexível / Foto: Bruno Todeschini

A PUCRS e o Centro Universitário Metodista (IPA) firmaram convênio visando a transferência de estudantes de 11 cursos de graduação que foram descontinuados. A PUCRS receberá estudantes de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design de Interiores, Engenharia Civil e de Produção, Jornalismo, Pedagogia, Publicidade e Propaganda e Serviço Social.

O vice-reitor da PUCRS, Ir. Manuir Mentges, ressaltou que a cooperação envolve um compromisso em comum entre as instituições. “Além do alinhamento filosófico, somos comunitárias e filantrópicas e asseguramos o acesso à educação como direito fundamental. Vamos acolher esses estudantes com muita dedicação, flexibilizamos questões relacionadas à matrícula e estamos acelerando o processo de transferência. A PUCRS é sensível à realidade desses estudantes e capaz de garantir que possam concluir a sua formação em uma instituição com valores afins. Agradecemos ao IPA e ao Ministério Público por confiar à nossa instituição tamanha responsabilidade”, destaca.

O reitor do IPA, Marcos Wesley, destaca que por questões financeiras impostas pelo cenário do País – falta de investimento na educação, crise econômica e pandemia -, a instituição teve que suprimir a oferta de turmas de alguns cursos. “Nesse movimento, encontramos na PUCRS uma parceria solidária, que garantirá qualidade e empregabilidade futura para o nosso estudante. Temos a certeza de que o estudante IPA encontrará na PUCRS o ambiente propício para a continuidade de sua formação. Somos duas instituições com a mesma base histórica e filosófica na perspectiva confessional e comunitária”, ressalta.

Compromisso com o acesso à educação

living fachada, campus

Universidade garante o compromisso com a educação / Foto: Bruno Todeschini

Por meio do convênio, que contou com o acompanhamento e a mediação do Ministério Público Estadual, a PUCRS conseguirá dar ainda mais agilidade na análise das disciplinas cursadas, observando o nível de compatibilidade dos currículos e também manter parte das condições contratuais que os estudantes possuíam, facilitando a continuidade da sua formação. A intenção é viabilizar que os estudantes acompanhem as aulas, que iniciam na próxima quarta-feira, 3 de março, o mais breve possível, conforme o calendário acadêmico vigente.

Os estudantes afetados pela suspensão dos 11 cursos já mencionados, com interesse na transferência para a PUCRS, podem entrar em contato pelo número (51) 9 9871.2972 ou conferir orientações e esclarecimentos no site www.pucrs.br/estudenapucrs/transferencias/.

Diferenciais para quem estuda na PUCRS

Além de aprender com docentes que são referência no País em suas áreas de atuação, os estudantes da PUCRS tem benefícios exclusivos neste semestre como:

Saiba mais sobre os diferenciais da graduação à pós-graduação que buscam contribuir não apenas com a carreira, mas com a formação integral e propósitos de vida dos estudantes: Estude na PUCRS.