Confira a programação do Campus para o mês da Consciência Negra

Atividades acontecem em diversos pontos do Campus da PUCRS durante o mês de novembro

14/11/2023 - 18h06

Livro infantil “Carolina Maria de Jesus” (editora Mostarda). / Foto: Divulgação

No Mês da Consciência Negra, a PUCRS promove uma série de eventos e atividades com o objetivo de conscientizar a comunidade, celebrar a data e provocar a reflexão sobre as questões raciais e de desigualdade ainda gritantes no Brasil – onde 56% da população é negra. A data se refere à morte de Zumbi, importante líder do Quilombo dos Palmares, e é um lembrete para os 350 anos de escravidão e tráfico das populações negras da África para o Brasil.  

Confira a programação de eventos que acontece no Campus para esta data. Programe-se e participe! 

1) Mostra da Consciência Negra 

Entre os dias 20 e 24 de novembro, a PUCRS recebe a Mostra da Consciência Negra, evento que conta com a exposição de autores e autoras negros e negras e pesquisas da Escola de Humanidades. Na ocasião, também haverá uma Mostra Fotográfica de Quilombos do Rio Grande do Sul. A atividade acontece no Átrio da Escola de Humanidades, no saguão do prédio 9. Leia mais aqui. 

2) Martinho da Vila com Concerto Negra Ópera 

No dia 22 de novembro, às 21h, no Salão de Atos Ir. Norberto Rauch, da PUCRS, Martinho da Vila realizará um show especial, chamado Concerto Negra Ópera. Inspirado no álbum lançado em maio deste ano, o concerto promove a união de música popular e erudita, com referências da cultura afro-brasileira e tratamento orquestral ao repertório. É baseado no livro Ópera Negra, escrito pelo artista a partir da obra Pelléas et Mélisande, de Debussy. 

Em estrutura, o show se assemelha a uma ópera: apresenta abertura instrumental e divisão em três atos. As músicas abordam questões como a negritude, os conflitos da vida na favela, as rodas de capoeira e os pontos de umbanda e candomblé. Saiba mais e adquira seu ingresso aqui. 

3) Contação de histórias: Carolina, uma menina corajosa 

Grupo Oralidade do Samba. / Foto: Divulgação

No dia 17 de novembro, às 18h, o Ateliê PUCRS Cultura promove a sessão Contação de histórias: Carolina, uma menina corajosa. A atividade acontece no espaço físico do Ateliê PUCRS Cultura, localizado no térreo do prédio 30, na Escola Politécnica do Campus da PUCRS. A atividade consiste na contação de histórias do livro infantil “Carolina Maria de Jesus” (editora Mostarda), por Taís Batista.  

A sessão pretende contribuir para o conhecimento de escritoras negras e para o incentivo à leitura de obras literárias produzidas por mulheres. O projeto é voltado para a comunidade em geral, especialmente para estudantes, colaboradores/as da PUCRS e seus filhos e/ou filhas, oportunizando um momento de integração das crianças com os espaços da universidade. Mais informações e inscrições aqui 

4) Cultura Afro no Campus: Roda de Samba 

No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, das 18h às 19h, a PUCRS Cultura promove a Roda de Samba do projeto Cultura Afro no Campus. O evento acontece no Contêiner do Largo da Solidariedade, localizado em frente ao prédio 15 da PUCRS, com entrada gratuita e aberta à comunidade.   

O Samba é uma das manifestações artísticas brasileiras de maior prestígio internacional e possui uma história vinculada à cultura negra e afro. Marcando o encerramento do projeto Cultura Afro no Campus, a Roda de Samba vai contar com a presença do grupo Oralidade do Samba, conduzido pelo mestre Renato Oliveira Soares, que acredita na musicalidade como forma de transmitir ensinamentos profundos e no samba como importante ferramenta de socialização. Saiba mais aqui. 

5) Roda de conversa (In) Consciência Negra 

Escola de Samba Loucos de Alegria, dirigida pelo Maestro Pena, no grande Concurso de Blocos realizado em Porto Alegre em 1942. / Foto: O Globo/Acervo/Disponível para consulta no Delfos

No dia 20 de novembro, das 17h30 às 19h30, a Escola de Direito promove a Roda de conversa (In) Consciência Negra, na sala 923, do prédio 11. O evento contará com a presença do poeta Aislan Araújo, da pesquisadora Tainah Motta e do professor da Famecos Deivison Campos. O encontro será mediado pela professora Clarice Söhngen. Haverá também transmissão por Zoom. Mais informações aqui.

6) Colóquio Universidade do Samba 

No dia 22 de novembro, das 15h às 19h, acontece o Colóquio Universidade do Samba, no Auditório da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos). Com organização do professor e coordenador do curso de Jornalismo, Deivison Campos, o evento reúne pesquisadores e sambistas para falar sobre tradição e economia criativa. A entrada é gratuita e aberta à comunidade em geral. Leia mais aqui. 

7) Oficina de Graffiti 

Nos dias 27 e 28 de novembro, das 17h às 19h, o Ateliê PUCRS Cultura apresenta o projeto Arte Urbana: Oficina de Graffiti. A atividade acontece no espaço físico do Ateliê PUCRS Cultura, localizado no térreo do prédio 30, na Escola Politécnica do Campus da PUCRS. Para participar, é preciso ter idade mínima de 16 anos.    

O graffiti é considerado uma das artes mais democráticas: tem como principal meio de atuação as ruas e faz parte da identidade das cidades. No primeiro dia da oficina, ministrada pelo estudante Victor Oliveira, haverá uma conversa sobre arte urbana, com apresentação de diferentes estilos e técnicas. No segundo dia, será desenvolvida uma atividade prática de exploração do graffiti, desde o treino dos primeiros traços até a criação de uma arte coletiva. Saiba mais e se inscreva aqui.  

Leia também: 

 


Leia Mais Veja todas