Curso de Ciências Econômicas forma profissionais de excelência para mercado competitivo

Graduação conta com professores qualificados e atentos a novas tendências

14/12/2023 - 09h03

Lucas Barbosa Fantinel, tem 23 anos e é estudante de Ciências Econômicas na PUCRS. / Foto Giordano Toldo

Os/as profissionais de Ciências Econômicas transitam entre as áreas das exatas (com cálculos matemáticos e estatísticos) e as sociais (entendendo o contexto social e político), para assim proporem estratégias de desenvolvimento que gerem impacto na sociedade. Lucas Barbosa Fantinel, aluno de 23 anos de Ciências Econômicas da PUCRS, escolheu o curso porque quer fazer a diferença e ser um agente da   transformação.  

“A escolha pela PUCRS veio de forma natural, uma vez que não bastava escolher apenas um curso, mas sim uma Universidade que comportasse o meu sonho, minha gana, minha vontade em querer conhecer, descobrir e realizar”, explica o estudante. 

No curso de Ciências Econômica da PUCRS, alunos/as são preparados para se tornarem protagonistas completos de um mundo em constante mudança. A graduação possibilita que os/as estudantes atuem em diversos segmentos, como projetos de desenvolvimento com impacto social, político e ambiental. No curso, eles/as também saem capacitados para entender sobre o mercado financeiro e política econômica, além de viabilidade de projetos; avaliar as fusões, aquisições, incorporações, consultoria e assessoria econômica de empresas e organizações; lidar com a perícia e auditoria econômica e financeira, e também podem se dedicar a pesquisa acadêmica na área de negócios. 

A graduação da PUCRS tem como diferencial duas linhas de formação, que possibilitam aprendizado completo da ciência econômica – desde fundamentos teóricos e matemáticos até modelos complexos para análises: socioeconômica, financeira, de conjuntura, entre outras. Além da sólida base teórica, os/as alunos/as desenvolvem ao longo do curso um portfólio de experiências por meio de desafios do mercado, que possibilitam aliar a teoria e a prática em situações reais.  

Leia também: Atuação prática e incentivo ao empreendedorismo: conheça o curso de Ciências Contábeis da PUCRS

Graduação focada em negócios de impacto  

Lucas Barbosa tem o Estúdio de Finanças como um dos seus espaços preferidos na Escola de Negócios. O local aproxima as disciplinas curriculares ao campo de prática profissional, e a experiência se dá por meio da participação em projetos que buscam soluções aos desafios trazidos por empresas, parceiros e comunidade em geral. Os/as alunos/as tem a oportunidade se capacitar e atuar com educação financeira, aprender com a rotina do mercado financeiro e com operações na Bolsa de Valores e fazer parte de iniciativas que apoiam a pesquisa e o desenvolvimento econômico regional. 

Entre todos os espaços de aprendizagem oferecidos pela Escola de Negócios, o Estúdio de Finanças é o preferido de Lucas. / Foto: Giordano Toldo

“Estúdio de Finanças certamente é um palco para sonhos mais elaborados. Ali conseguimos ver tantas referências do curso de Ciências Econômicas e, por termos uma vista privilegiada de uma avenida tão importante para o desenvolvimento econômico de Porto Alegre conseguimos imaginar todas as possibilidades ainda não exploradas no desenvolvimento da cidade e do país.” 

Na Escola de Negócios da PUCRS, os/as estudantes têm o acesso a um ecossistema completo pensado em negócios e empreendedorismo, podendo vivenciar espaços de aprendizagem que fazem toda a diferença para a formação. Exemplo disso é o Labex, espaço simula uma locação comercial, com vitrines, expositores e até balcão de atendimento, e a Agência Experiencial, um núcleo articulador entre estudantes, empresas e sociedade para promover o ensino baseado na prática profissional. 

A PUCRS também conta com dois espaços importantes não apenas para o ensino dos/as estudantes, mas também para o desenvolvimento econômico do país. O Parque Tecnológico (Tecnopuc), que abriga empresas e startups de todo Brasil, completou 20 anos em 2023 e vem sendo um celeiro de inovação. A Universidade também conta com o recém-inaugurado Tecnopuc Bussiness: criado para conectar a educação de qualidade da PUCRS com o mundo dos negócios, oferecendo um universo empreendedor que gere impacto real na sociedade.  

Leia também: Tecnopuc é reconhecido como o quarto melhor Ecossistema de Inovação Global e vence o People’s Choice Awards 

Formando profissionais capacitados para qualquer situação 

Para formar profissionais completos, a coordenadora e professora do curso de Ciências Econômicas da PUCRS explica que a graduação na Universidade busca alinhar teoria e prática. Devido as transformações e incertezas que o mundo apresenta, a docente acredita que a formação acadêmica precisa ser capaz de capacitar os/as novos/as profissionais para lidar com o inesperado e ter agilidade na aplicação do conhecimento teórico às situações do ambiente de trabalho.  

“Desta forma, a capacidade de agir de forma proativa, com inovação, aliada a uma atitude empreendedora, exige uma formação pautada por sólidos conhecimentos teóricos e consistente aplicação prática dos conceitos norteadores da área do conhecimento. Assim sendo, visando oferecer formação profissional atualizada e qualificada alinhada às necessidades do mercado de trabalho no segmento do curso, adotam-se estratégias pedagógicas diversificadas, que possibilitam a construção do conhecimento através do desenvolvimento de práticas imersivas de mercado, fundamentadas em uma base conceitual abrangente e sólida.” 

Para oferecer aos/as estudantes uma graduação completa, os/as professoras do curso de Ciências Econômicas estão em constante processo de aprendizado e atualização. Kellen Fraga explica que os/as docentes estão sendo sempre desafiados a inserir práticas imersivas de mercado dentro do ambiente acadêmico. Dessa forma, os/as alunos/as tem uma experiência que vai além da sala de aula, tendo sempre o mercado como uma referência. “É a junção de conhecimento teórico e prático em um mesmo local: aprender e praticar”, finaliza.  

Estude Ciências Econômicas na PUCRS


Leia Mais Veja todas