Celebrar em Comunidade abre caminhos para 2023

Evento apresentou destaques do ano de 2022 e desafios propostos para os próximos anos da PUCRS

08/12/2022 - 17h40
celebrar em comunidade 2022

Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira agradeceu à comunidade universitária pelo engajamento e dedicação ao longo de 2022 / Foto: Giordano Toldo

Tradicional evento da PUCRS, o Celebrar em Comunidade reuniu nesta quinta-feira, 08/12, colaboradores/as, gestores/as e lideranças/as da Universidade para relembrar projetos, ações e conquistas de 2022 e apresentar as perspectivas para a chegada de 2023, ano em que a PUCRS completa 75 anos. Realizado no Centro de Eventos, o encontro reuniu a apresentação do balanço da gestão, de desafios que virão com o novo Plano Estratégico da PUCRS para 2023-2027, além da cerimônia de posse de novas gestoras e gestores em algumas áreas da instituição. Estiveram presente no evento o Provincial e Presidente da Rede Marista, Ir. Deivis Fischer, e o Vice-Provincial e Presidente da Rede Marista, Ir. Dionísio Rodrigues.

Em sua fala, o reitor, Ir. Evilázio Teixeira, agradeceu a atuação de todos/as pelos excelentes resultados alcançados: “Em alguns dias estaremos encerrando o ano letivo de 2022. E temos tanto a agradecer, primeiro, por termos vivido um ano inteiro de presencialidade. Agradecer também pelo trabalho e engajamento de cada um de vocês na condução das atividades rotineiras, nos projetos estratégicos, a atuação em todas as modalidades de docência, pesquisa, atendimento nos mais diversos serviços da Universidade. Agradecer pelos excelentes resultados alcançados na graduação em pós-graduação, especialmente na histórica evolução que obtivemos na avaliação quadrienal da CAPES. Agradecer ainda pelo envolvimento de mais de 300 pessoas no processo de elaboração do novo Plano Estratégico. Temos, sem dúvida, muitas razões para dar graças e celebrar”.

Ele destacou ainda que o período de Advento, que nos prepara ao Natal, traz consigo um sentido todo especial neste ano: a instituição lançou um novo Plano Estratégico, iniciou as comemorações do jubileu de 75 anos e lançou ainda a Graduação PUCRS Online, que já tem alunos/as em todo o Brasil. Durante a apresentação do balanço de 2022, o reitor ressaltou a atuação da Universidade em diferentes frentes, relembrando ações e projetos realizados. Confira alguns dos destaques:

celebrar em comunidade 2022

Foto: Giordano Toldo

  • Lançamento da Graduação PUCRS Online com 10 cursos nas áreas de negócios e tecnologias da informação;
  • Lançamento do Programa Fluir; 
  • Mais de 154 ações culturais realizadas em 2022, inauguração do Ateliê PUCRS Cultura, realização do 29° Porto Alegre em Cena e entrega do Mérito Cultural PUCRS, para Alceu Valença;  
  • Primeira edição do Prêmio Alumni; 
  • Inauguração da sala de amamentação;
  • Participação ativa da PUCRS em um dos maiores eventos de inovação do mundo, o South Summit; 
  • Mais de 30 novos convênios nacionais e internacionais firmados; 
  • Consolidação dos Núcleos de Inovação Pedagógica nas 7 Escolas;
  • Projetos de impacto social voltados para formação de jovens em situação de vulnerabilidade social, como o Dev The Devs e o Full Stack Social; 
  • Parcerias com empresas multinacionais para produção de radiofármacos do InsCer; 
  • Iniciativas para a promoção do acesso ao ensino superior, como o programa Mulheres na Computação, projeto Gladys e Bolsas Licenciatura; 
  • Atuação pioneira para o avanço da mobilidade elétrica no Brasil;  
  • Lançamento do Laboratório de Desigualdades, Pobreza e Mercado de Trabalho – PUCRS Data Social; 
  • Nova Política de Créditos da Pós-Graduação, com foco em inovação e impacto social; 
  • Implementação da Cátedra Fulbright em Democracia, Direitos Humanos e Prevenção da Violência;  

Para seguir consolidando e ampliando ações, o novo Planejamento Estratégico da PUCRS possui como lema Ousemos o novo futuro juntos, sendo um elo entre a tradição da Universidade e o futuro que é preciso construir. Saiba mais. 

Conheça os novos gestores nomeados pela Reitoria 

celebrar em comunidade 2022

Foto: Giordano Toldo

Na Pró-Reitoria de Administração e Finanças 

Milton Stella assume a nova Diretoria de Negócios. A atual Diretoria de Qualidade de Serviços e Operações deixará de existir, passando suas gerências a responder diretamente ao Pró-Reitor. 

Na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação 

Maria Martha Campos, como Diretora de Pesquisa.  

Maria Martha é graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, com Mestrado e Doutorado em Farmacologia pela mesma instituição. Desde 2006, é docente da PUCRS. Atualmente, é Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Odontologia, da Escola de Ciências da Saúde e da Vida. Fernanda Morrone, atual Diretora de Pesquisa, seguirá atuando como docente e pesquisadora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida. 

Na Escola de Ciências da Saúde e da Vida 

Andrea Bandeira, como Decana da Escola de Ciências da Saúde e da Vida.  

Andrea é graduada em Enfermagem; especialista em Saúde da Família e Comunidade pelo Premus/PUCRS e doutora em Enfermagem na área de concentração de Políticas e Práticas em Saúde e Enfermagem (UFRGS). Professora do curso de Enfermagem, atuou como Coordenadora de Ensino-Serviço em Saúde na Prograd. Como Decana Associada, permanecerá no cargo Tatiana Irigaray. Marion Creutzberg seguirá atuando junto à Prograd como assessora, além de acompanhar a Coordenadoria de Ensino-Serviço em Saúde. Luciano Castro, atual decano, segue com suas atividades docentes na Escola. 

Também foram nomeados em cargos de coordenação os seguintes docentes: 

Claudia Adriana Oliboni Nichetti, como coordenadora do curso de graduação em Design, da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos. 

Maximiliano Schunke Gomes, como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida. 

Rodrigo Moraes de Oliveira, como Coordenador de Pesquisa na Escola de Direito.

Sandra Belloli de Vargas, como coordenadora do curso de Ciências Contábeis, da Escola de Negócios.

Celebração do Advento 

Dando início às celebrações do Advento, tempo de preparação para o Natal, o encontro também contou com a participação do Coral da PUCRS – que entoou as canções Novo Tempo, Sementes do Amanhã e Noite Feliz – e reflexões. O momento foi conduzido pelo Pe. Gustavo Hass e pela equipe de Pastoral da Pró-Reitoria de Identidade Institucional, e teve a participação da contadora de histórias Ana Carolina Klacewicz e de crianças do Movimento por uma Infância Melhor. 

Confira as imagens:


Leia Mais Veja todas