Encontro celebra os 74 anos da PUCRS e o lançamento do Planejamento Estratégico para os próximos anos

No evento que reuniu colaboradores da Universidade também foram apresentadas novidades do portfólio de ensino

09/11/2022 - 18h44
74 anos PUCRS

Ir. Evilázio Teixeira, reitor da Universidade, destacou a importância dos colaboradores/as para a construção da história da PUCRS / Foto: Giordano Toldo

Um evento realizado nesta quarta-feira (9), no Centro de Eventos da PUCRS, reuniu colaboradores e colaboradoras da Universidade para celebrar o aniversário da instituição, o lançamento do Planejamento Estratégico para 2023-2027 e as novidades do portfólio de ensino. O momento de celebração foi especialmente preparado para marcar o início de um novo ciclo, rumos aos 75 anos.  

O reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira, agradeceu aos colaboradores/as pela presença e ressaltou que a PUCRS chegou aonde chegou porque ao longo de 74 anos pessoas que atuam na instituição hoje e todas as que as antecederam, construíram o passado e presente, fazendo a história acontecer e se eternizar. “Sabemos que quem faz os projetos acontecerem são as pessoas e não os planos. Existimos há 74 anos para gerar e transformar conhecimento em desenvolvimento social, ambiental, cultural e econômico. Existimos para preparar pessoas capazes de mudar o mundo para melhor. É isso que não podemos perder de vista! Se não compreendermos a educação como um dos mais nobres meios de preparar e empoderar pessoas para que elas transformem nossa realidade para melhor, todo o restante perde sentido”, destacou. 

O vice-reitor, Ir. Manuir Mentges, introduziu a apresentação do Plano Estratégico para os próximos cinco anos e destacou que o planejamento é como se fosse um elo entre a tradição da Universidade e o futuro que é preciso construir. “É um elo entre o que somos e o que podemos ser, entre o que já fizemos e o que ainda é preciso fazer. Um farol em meio às incertezas do nosso tempo, a cenários conturbados, a uma realidade acelerada e repleta de desafios”, concluiu. Ele também apresentou os elementos centrais do plano: a missão, visão e os valores.  

Para guiar a atuação da instituição pelos próximos cinco anos, o Plano Estratégico Institucional e planos por Unidades estão sendo consolidados. Durante o evento, o assessor de Planejamento e Avaliação, Silvio Langer, e a assessora de Comunicação, Lidiane Amorim, apresentaram os direcionadores estratégicos do mapa: 

  • Excelência em todas as frentes de atuação. 
  • Comunidade universitária inclusiva, plural e criativa. 
  • Pessoas no centro de cada experiência. 
  • Vetor de desenvolvimento científico da sociedade. 
  • Portfólio competitivo e sustentável, conectado às demandas do seu tempo. 
  • Gestão ágil comprometida com resultados. 
  • Responsabilidade Social, Ambiental e de Governança. 
  • Solidez econômico-financeira de escolas e unidades. 
74 anos PUCRS

Vice-reitor da PUCRS, Ir. Manuir Mentges apresentou o Plano Estratégico para os próximos cinco anos / Foto: Giordano Toldo

A Pró-Reitora de Graduação e Educação Continuada, Adriana Kampff, apresentou o portfólio de ensino e uma série de novidades. Confira alguns destaques: 

  • + de 55 cursos de Graduação.
  • + de 170 opções de Especialização e MBA.
  • + de 500 Certificações, nossos cursos de curta e média duração.
  • 10 opções de Idiomas em diversos níveis.
  • 20 programas de Mestrado.
  • 20 programas de Doutorado.
  • 60 opções de Especialização e MBA.
  • + de 400 Certificações.
  • 10 opções de Idiomas em diversos níveis.

O evento foi apresentado pela aluna e comunicadora da Escola Politécnica, Winnie Ferreira, e contou também com a presença de uma convidada especial, a alumna Alice Bastos Neves. Comunicadora da RBSTV, ela se formou em Jornalismo na Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS, a Famecos, já vivenciou diferentes experiências na Universidade e deixou uma mensagem especial aos presentes: “Jovens estudantes como eu fui precisam da PUCRS para perseguir seus sonhos. Profissionais como a que eu sou hoje, precisam da PUCRS para se especializar e qualificar ainda mais; mulheres como eu, que passaram por doenças dolorosas, precisam de estruturas como o InsCer, o Hospital São Lucas, o Centro de Reabilitação e tantas outras, além de profissionais da saúde como os que se formam aqui e que salvaram a minha vida” 

A banda formada por estudantes da PUCRS, Livn Band, foi responsável pelo fechamento do encontro, com um show especial.  

Confira as imagens:


Leia Mais Veja todas