PUCRS e SOFTEX oferecem bolsas integrais para cursos da área de TI

Projeto Grace disponibiliza bolsas de estudo integrais com inscrições até 24/2

23/02/2023 - 14h20

bolsas de estudo integraisO mercado da Tecnologia da Informação (TI) é um dos mais emergentes no Brasil e no mundo. Apesar da pandemia de Covid-19, a área teve um crescimento recorde de 23% em 2021, indicando um cenário ainda mais aquecido para os próximos anos. Com o objetivo de ampliar a diversidade e promover a transformação social nesse setor, nasce o Projeto Grace, uma homenagem à Grace Hopper, um dos grandes nomes na história da programação. A iniciativa, promovida pela SOFTEX em parceria com a PUCRS, pretende oportunizar o ingresso de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica em cursos de TI, por meio de seis bolsas de estudo integrais. 

Os/as selecionados/as para usufruir das bolsas de estudo integrais poderão escolher entre os cursos de graduação em Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Engenharia de Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação. Todos são cursos da Escola Politécnica da PUCRS e compõem um ecossistema de inovação referência em tecnologia.   

Além disso, do dia 9 de março ao dia 14 de junho, os/as candidatos/as pré-selecionados/as irão participar de um processo de formação pré-vestibular. Essa preparação será uma oportunidade para os/as estudantes se aproximarem da área de TI e se prepararem para o dia da prova.

As inscrições para o processo de pré-seleção podem ser feitas até o dia 24 de fevereiro, enviando os documentos descritos no edital para o e-mail [email protected] 

Uma carreira com grande potencial 

Conectada às tendências e necessidades da sociedade, a área de TI tem potencial para rápida inserção no mercado de trabalho. Durante a graduação, você irá se preparar para atuar em posições de destaque nos mais variados ramos deste setor, desvendando dados e desenvolvendo novas tecnologias de maneira ética e responsável. 

Por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão, os egressos da área de TI tornam-se capazes de realizar atividades complexas e inovadoras, estando aptos a atender aos desafios de um mundo em transformação. Confira quem pode participar:  

Para concorrer às bolsas, é necessário:  

  • Possuir renda familiar de até três salários-mínimos nacionais mensais brutos, sendo considerada como unidade familiar todas as pessoas residentes no mesmo domicílio mediante comprovação, independente do vínculo ou relação existe entre as pessoas que ali vivem; 
  • Ter cursado o ensino médio na sua totalidade em escola pública ou em escola privada com bolsa integral da instituição; ou ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • Possuir todas as documentações exigíveis no edital e disponibilidade para realizar entrevista;
  • Ter concluído o ensino médio entre 2020 a 2022;
  • Residir em comunidade de vulnerabilidade socioeconômica na região metropolitana de Porto Alegre/RS;
  • Não exercer atividade remunerada durante o curso.

Passo a passo para realizar a inscrição 

1. Inscreva-se no Projeto Grace

Até o dia 24 de fevereiro, você deverá se inscrever no Projeto Grace enviando os documentos descritos no edital para o e-mail [email protected] 

  1. Análise da documentação

Então, será realizada a análise da documentação. Período de seleção dos/as candidatos/as pela Comissão Organizadora. 

  1. Seleção dos/as candidatos/as

Entraremos em contato para marcar as entrevistas individuais. Essa é uma etapa obrigatória e de caráter eliminatório.  

  1. Divulgação dos pré-selecionados/as

Após validação dos documentos e realização das entrevistas, os/as candidatos pré-selecionados/as serão divulgados/as no dia 7 de março. 

  1. Participação do programa de formação pré-vestibular

De 9 de março a 15 de junho, os/as candidatos/as pré-selecionados/as vão participar do processo de formação pré-vestibular. 

  1. Inscreva-se no vestibular

As inscrições deverão ocorrer em maio, no site pucrs.br/vestibular. Datas serão confirmadas em breve. 

  1. Confira o resultado do Vestibular

Em junho, divulgaremos o Listão do Vestibular e você deve ter sido aprovado/a para seguir. 

  1. Divulgação do resultado

O resultado dos/as aprovados/as estará disponível neste mesmo site: pucrs.br/projetograce, no dia 20 de junho. 

Conheça a SOFTEX 

Como uma Organização Social Civil de Interesse Público (OSCIP), a SOFTEX atua em prol da transformação digital brasileira, promovendo e executando iniciativas no âmbito nacional e internacional nas áreas de tecnologia e inovação. 

bolsas de estudo integrais

Grace M. Hopper foi uma grande pioneira da área de linguagens da computação. / Foto: Universidade de Yale

Entre as ações de impacto promovidas pela organização, o Projeto Grace irá proporcionar o ingresso de pessoas em situação de vulnerabilidade social em uma das áreas mais emergentes no Brasil e no mundo. 

Por que Grace? 

Grace Hopper é um dos grandes nomes na história das linguagens de programação. Conhecida por “pensar fora da caixa”, a norte-americana trouxe grandes contribuições para o desenvolvimento da computação e foi pioneira nesta área. Graduou-se em Matemática e Física e foi uma das primeiras mulheres a conquistar o Doutorado em Matemática na Universidade de Yale, atuando como professora, além de ter sido almirante e analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos nas décadas de 1940 e 1950. 

Entre os inúmeros prêmios recebidos por Grace estão mais de 40 doutorados Honoris Causa, a medalha de Serviço Distinto da Defesa e a Medalha Nacional de Tecnologia. Tendo em vista sua grande relevância para o setor, desde 1994 é realizado o congresso Grace Hopper Celebration of Women in Computing, que celebra anualmente os feitos das mulheres na área da computação.  

*Projeto apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991.

QUERO ME INSCREVER NO PROJETO GRACE

Conheça outras iniciativas da Escola Politécnica

Projeto Gladys

Em parceria com a HP Inc., o Projeto Gladys tem como objetivo promover a transformação na vida de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio de bolsas de estudos integrais na PUCRS para o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

Projeto LIS

O Laboratório de Inovação em Software (LIS) envolve o estudo e aplicação de métodos, ferramentas e tecnologias inovadoras de tecnologia da informação, complementando os conteúdos abordados nos cursos de graduação. O projeto foi inaugurado em 2011, em um convênio entre a PUCRS e a HP Inc. Desde então, já passaram pelo LIS mais de 100 alunos e a maioria foi contratada como estagiário ou funcionários da HP.

 


Leia Mais Veja todas