HP e PUCRS oferecem bolsas
integrais para o curso de

Ciência de Dados e
Inteligência Artificial

O Projeto Gladys disponibilizará seis bolsas de estudos a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O nome é uma homenagem a Gladys West, uma das mais importantes programadoras da história.


Lista de aprovados

Confira abaixo os estudantes que ingressam na PUCRS no segundo semestre, via projeto Gladys.

Classificados

Quem pode participar?

O Projeto Gladys tem como objetivo promover a transformação na vida de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio de bolsas de estudos na PUCRS para o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

Para concorrer às bolsas, é necessário:

  • Ser aprovado/a no Vestibular 2021/2 da PUCRS para o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial,
  • Possuir renda familiar de até três salários mínimos brutos por pessoa
  • Ter cursado Ensino Médio, em sua totalidade ou de forma parcial (com previsão de conclusão até julho de 2021), em escola pública e/ou escola privada com bolsa de estudos integral.
  • Possuir todas as documentações exigíveis no edital e disponibilidade para realizar entrevista e visita domiciliar caso seja necessário.
A quem se destina o programa?

Como faço para me inscrever?

Após a sua aprovação no Vestibular, é necessário realizar a inscrição e o envio da documentação descrita no edital.


Como faço para me inscrever?

Requisitos preliminares de participação

  • Estar inscrito e ser aprovado no Vestibular de Inverno 2021 da PUCRS no curso de graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial;
  • Possuir renda familiar de até três salários-mínimos mensais brutos por pessoa;
  • Ter cursado o Ensino Médio na sua totalidade em escola pública ou em escola privada com bolsa integral; ou ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral;
  • Enviar todas as documentações exigidas pelo edital de seleção; Possuir disponibilidade para realizar entrevista e visita domiciliar.
Conheça o curso

Condições excludentes

  • Já possuir vínculo com a PUCRS em quaisquer de seus cursos de graduação ou pós-graduação;
  • Não cumprir com os requisitos e prazos estabelecidos no edital e nos demais adendos futuros que poderão surgir do presente convênio entre a PUCRS e HP Inc.;
  • Não atender ao critério de vulnerabilidade socioeconômico.
Condições excludentes

Critérios finais de seleção

  • Estar matriculado em todas as disciplinas definidas pela CCC (Comissão Coordenadora do Curso) do Curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial;
  • Ser aprovado em, no mínimo, 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo;
  • Não possuir vínculos empregatícios ou de estágio.
Manutenção Bolsas

Passo a passo

Saiba quais são as etapas para realizar sua inscrição

Passo a passo

Fique atento(a)!


Confira o cronograma da seleção

13/5 a 7/6
Período de inscrições para o Vestibular 2021/2 da PUCRS ☑
12/6
Realização da prova do Vestibular ☑
15/6
Divulgação da lista de aprovados/as no Vestibular ☑
16/6 a 18/6
Período de inscrição e envio dos documentos ☑
18/6 a 24/6
Validação das inscrições pela Comissão Organizadora e agendamento das entrevistas ☑
29/6
Divulgação dos/as aprovados/as e suplentes

Conheça o curso

O bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial da PUCRS é o primeiro presencial do Sul do Brasil na área. Com duração de quatro anos, este curso de graduação da Escola Politécnica já nasce em um ecossistema de inovação composto por um Centro de Pesquisa, Ensino e Inovação, pós-graduação com reconhecimento internacional e o hub de IA e Ciência de Dados do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc).

Conectada com as tendências e necessidades da sociedade, a Ciência de Dados é uma área de rápida inserção no mercado de trabalho. O curso prepara o estudante para atuar em posições de destaque nas equipes de Tecnologia da Informação dos mais variados ramos, desvendando dados e desenvolvendo novas tecnologias de maneira ética e responsável.

Visitar site

Conheça o curso

Impacto social e transformação de vidas

Gladys Mae West

Uma das três empresas de tecnologia com maior diversidade no País, a HP Inc. possui entre os focos de atuação a ampliação da inclusão e da equidade na sociedade. Entre as ações de impacto e transformação social promovidas pela organização, o Projeto Gladys proporcionará o ingresso de pessoas em situação de vulnerabilidade social em uma das áreas mais emergentes no Brasil e no mundo.

Por que Gladys?

Gladys Mae West é uma cientista norte-americana reconhecida pela contribuição para o desenvolvimento da ciência e tecnologia. Graduada em matemática, após realizar a faculdade com uma bolsa de estudos, foi pesquisadora e professora, além de atuar por 42 anos na base naval dos Estados Unidos em Dahlgren, no estado da Virgínia, EUA, sendo a segunda mulher negra a integrar a equipe. A cientista foi uma das principais responsáveis pela criação do sistema de posicionamento global (GPS), inovação presente em boa parte do cotidiano atual. Mulher, negra e de origem pobre, Gladys Mae West foi apontada entre as 100 mulheres influenciadoras e inspiradoras do mundo em 2018 pela iniciativa BBC 100 Women.