Famecos recebe 1ª Bienal de Design da PUCRS

A exposição começa hoje, dia 3 de outubro, e vai até 5 de novembro

03/10/2023 - 11h19

1ª Bienal de Design da PUCRS irá expor os trabalhos de estudantes e ex-estudantes da Universidade. / Foto: Eduardo Seidl

Como parte das comemorações dos 75 anos da PUCRS e para celebrar a nota 5 concedida pelo MEC ao curso de Design da Universidade, a Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) realiza a 1ª Bienal de Design. Será uma exposição de projetos realizados por alunos e ex-alunos do curso, em que eles mesmo foram os protagonistas do projeto, participando desde o desenvolvimento até a execução. O objetivo é destacar o talento e a criatividade dos estudantes, proporcionando uma visão abrangente da trajetória histórica do curso por meio das obras dos próprios alunos, além de destacar as premiações alcançadas em concursos nacionais e internacionais pelos estudantes. 

A exposição será lançada hoje, 3 de outubro, no saguão da Famecos, às 18h. Ela estará distribuída em quatro espaços diferentes: Famecos, Biblioteca da PUCRS, Living 360° e TecnoPuc, permanecendo em exibição até 5 de novembro. 

Leia mais: Inquieto, curioso e atualizado: assim é o profissional de comunicação e criatividade 

A 1ª Bienal de Design da PUCRS é um projeto institucional idealizado pela Famecos e foi pensada para ser uma representação de todo o curso de Design. Em cada semestre, o aluno participa de uma disciplina chamada “Laboratório de Design” que trabalha com problemas e clientes reais, relacionados a determinada temática. Na Bienal, as oito categorias representam os oito semestres do curso. Confira: 

  1. Design Social 
  2. Design para a Sustentabilidade 
  3. Design Universal  
  4. Design de Sistema Produto-Serviço 
  5. Design para Inovação  
  6. Design Emocional e de Experiência 
  7. Design Estratégico e Gestão de Design  
  8. Projeto de Graduação 

Além disso, há uma categoria extra que compilou trabalhos que não se encaixaram em alguma categoria específica, chamado de Experimentos do Design. Cada temática também foi associada a um teórico de referência no tema, fundamentando a escolha das categorias. 

Serão expostos mais de 90 trabalhos, realizados nos últimos 5 anos. A seleção foi feita internamente após o período de inscrição, levando em consideração diversos critérios, como o alinhamento à temática, a clareza da proposta e a qualidade das imagens. O objetivo é que a Bienal ocorra a cada dois anos, reunindo trabalhos não apenas da PUCRS, mas também de outras instituições de ensino. 

Leia também: Estudantes de Design desenvolvem brinquedos para crianças atendidas pelo Pão dos Pobres 


Leia Mais Veja todas