Impacto Social

Estudantes de Design desenvolvem brinquedos para crianças atendidas pelo Pão dos Pobres

quarta-feira, 17 de maio | 2023

estudantes de design

Estudantes de Design desenvolvem brinquedos lúdicos para crianças e adolescentes entre seis e 14 anos, sem distinção de gênero. / Foto: Diego Furtado

Com o objetivo de sensibilizar estudantes para assuntos que ultrapassam os muros da Universidade, professores dos cursos de Design (Design de Produto e Design de Comunicação) da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS (Famecos) realizam ações interdisciplinares que unem o aprendizado em sala de aula com problemas do dia a dia. Marcelo Martel, Julio Cesar Caetano da Silva, Vinicius Mano, e Denize Carniel ministram juntos a disciplina de Laboratório Interdisciplinar de Design I, onde alunos/as do primeiro semestre desenvolvem brinquedos para serem destinados a crianças e adolescentes atendidas pela Fundação Pão dos Pobres.

A parceria entre os cursos de Design e o Pão dos Pobres acontece desde 2017, com a entrega de móveis infantis à Fundação e, desde 2021, o curso também realiza a entrega de brinquedos. O professor e coordenador do projeto, Marcelo Martel, explica que no primeiro trabalho da disciplina, os/as estudantes desenvolvem brinquedos lúdicos para crianças e adolescentes entre seis e 14 anos, sem distinção de gênero, a partir da releitura de um brinquedo antigo e com o uso de material reciclado.

Leia mais: Alunos de Design criam brinquedos de papel para pediatria do HSL

“Os brinquedos podem ser utilizados pela equipe pedagógica do Pão dos Pobres para apoiar atividades educacionais, como coordenação motora, raciocínio lógico e matemático, música e literatura. A execução de protótipos se necessário teria apoio, como tarefa didática, de alunos dos cursos da Fundação Pão dos Pobres.”

Miguel Souza Kraemer, de 18 anos, é um dos estudantes de Design de Produto que participou da confecção dos brinquedos neste semestre. Ele e seus colegas se inspiraram no jogo Pizza Maluca para desenvolver o projeto, e os/as alunos/as buscaram combinar brincadeira com o estudo da matemática.

A parceria entre o curso de Design e o Pão dos Pobres acontece desde 2017/ Foto: Vinicius Mano

“O jogo tem a mesma ideia de montar uma pizza, mas é preciso contar os ingredientes e também administrar o dinheiro. Jogamos para testar e foi muito divertido. Como outros grupos fizeram brinquedos para crianças menores, optamos por priorizar as crianças um pouco mais velhas, que não necessariamente tiveram acesso a brinquedos quando mais novas”, explica.

Apreendendo na prática

Os cursos de graduação da PUCRS buscam sempre combinar o aprendizado em sala de aula com a prática. O professor da Famecos Vinicius Mano explica que a ideia de ter esse projeto já no primeiro semestre faz com que os/as alunos/as experenciem o Design desde o começo da graduação. Além disso, o discente enfatiza a importância desse projeto cultivado com o Pão dos Pobres.