Por que cuidar da autoestima é importante para a carreira?

Segundo consultora do PUCRS Carreiras, problemas de autoestima estão entre as principais queixas dos/as estudantes

21/08/2023 - 10h22

Consultoras da PUCRS explicam como elevar sua autoestima profissional. / Foto: Liza Summer/Pexels

A autoestima é a percepção de como alguém se enxerga no mundo. Quando baixa, pode vir acompanhada de pensamentos incapacitantes – e é comum o uso de frases como “eu não consigo fazer isso” ou “eu não sou bom em nada”. Muitas vezes, seu uso é atribuído meramente à aparência física de alguém. Ou seja, com o sentir-se bem com o próprio corpo. No entanto, no mundo profissional, também é importante preservar uma boa autoestima intelectual.  

Acreditar no próprio potencial aumenta a confiança do profissional e o impulsiona em direção a novos desafios e oportunidades. Quem está bem consigo mesmo é capaz de sair da zona de conforto e assumir grandes responsabilidades – afinal, essas pessoas acreditam em sua capacidade para executar as tarefas propostas. Segundo a consultora em carreira e psicóloga Bruna Weirich, uma das principais dúvidas dos assessorados pelo PUCRS Carreiras é como fortalecer a autoestima para a tomada de decisões mais acertadas e condizentes com seus valores e objetivos. 

Por que a autoestima importa?  

A formação técnica e acadêmica é de extrema importância e muito valorizada no mercado de trabalho. Entretanto, não basta um profissional esperar o reconhecimento de terceiros se ele não se considera digno de merecimento. Principalmente, porque isso favorece a autossabotagem. Ou seja, a pessoa passa a criar empecilhos consciente ou inconscientemente em suas atividades. Assim, o processo é dificultado e o resultado pode não ser o esperado, favorecendo que esse ciclo se repita.  

“Uma pessoa com baixa autoestima pode acabar não encarando os desafios que são necessários para crescer na carreira e se desenvolver profissionalmente. Pode acabar evitando tomar decisões importantes levando à estagnação profissional, dificuldade em aceitar feedbacks e medo excessivo do fracasso, estes são apenas alguns dos problemas enfrentados por pessoas com essa característica”, explica Bruna. 

Imagine uma situação hipotética em que um chefe delega uma tarefa complicada a um funcionário com pouca autoestima. É possível que ele negue essa responsabilidade, por mais que a oportunidade e a recompensa sejam boas, pelo medo do fracasso. Enquanto isso, alguém que está autoconsciente de suas habilidades não apenas assumirá esse desafio como também aprenderá e buscará crescer com possíveis falhas ocorridas ao longo do percurso.  

Dessa maneira, o crescimento profissional pode acabar prejudicado, visto que não serão ofertadas oportunidades cujos ganhos podem proporcionar um impulsionamento na carreira. Afinal, é necessário assumir responsabilidades para ganhar promoções ou conquistar aquela vaga dos sonhos.  

Leia mais: Soft skills: como desenvolver as habilidades que o profissional do futuro precisa?

A Síndrome de Impostor 

A falta de autoestima profissional costuma afetar principalmente grupos minoritários. / Foto: Envato

Quando a autoestima está em declínio, é possível que se origine a chamada “Síndrome do Impostor”. Essa condição ainda não é reconhecida como transtorno mental pela Organização Mundial da Saúde, mas é assunto de muitas terapias no Brasil e no mundo. De acordo com a psicóloga e pesquisadora da Universidade Dominicana da Califórnia, nos Estados Unidos, Gail Matthews, 7 a cada 10 profissionais enfrentam esse problema.  

Essa síndrome é caracterizada pelo sentimento de insuficiência e pela sensação de ser uma fraude mesmo diante de uma carreira bem-sucedida. Pessoas que enfrentam esse problema costumam creditar seu sucesso não ao seu esforço e à sua capacidade, mas, sim, à sorte ou a fatores externos a si. Ela costuma afetar, principalmente, grupos minoritários, como mulheres, pessoas não-brancas e membros da comunidade LGBTQIA+.  

A atriz Kate Winslet, vencedora do Oscar na categoria de melhor atriz por seu papel no filme The Reader, é um grande exemplo disso. ““Eu acordava de manhã, antes de ir para uma gravação, e pensava: ‘não posso fazer isso. Eu sou uma fraude’”, relatou, na ocasião, à revista Interview.  

Dentre os sintomas, está o medo de ser desmascarado e a consequente autossabotagem derivada disso. Esse receio pode gerar outros problemas como ansiedade e sentimento excessivo de angústia. A depender da gravidade da situação, podem ser desencadeados transtornos mentais mais graves e, até mesmo, incapacitantes.  

Leia mais: Transição de carreira: confira 5 dicas para passar por esse processo

Como elevar a autoestima?  

Agora que já está clara a importância de preservar uma boa autoestima para a construção de uma carreira sólida e promissora, vale a pena conferir algumas ideias de como melhorar a autopercepção e garantir a confiança necessária para assumir novos desafios no mundo acadêmico ou profissional.  

Além disso, trabalhar a autocompaixão para diminuir a comparação e reconhecer que está em processo de desenvolvimento e que o processo pode ser aproveitado com leveza e abertura, trabalhar sua autoeficácia definindo metas realistas e agindo para realizá-las. 

1. Entenda a si mesmo 

Antes de começar a agir, é importante entender como está sua autoestima e como você lida com ela. Ela é excessivamente positiva ou negativa? Você se compara com outras pessoas? De onde vem esse sentimento?  

2. Mude sua maneira de ver o mundo 

Confira as dicas das Consultoras em Carreiras da PUCRS. / Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

Uma má autoestima traz uma percepção deturpada da realidade, em que a pessoa não é capaz de enxergar seus méritos e suas competências. Vale a pena elencar conquistas profissionais e observar quais foram os ganhos obtidos com o trabalho. Relembrar esses aspectos frequentemente auxilia a melhorar o reconhecimento de si.  

3. Escute terceiros 

Se a autopercepção está proporcionando uma visão irreal sobre si, pedir feedbacks a colegas de trabalho pode ser uma maneira de devolver a autoestima ao profissional. No entanto, é importante estar apto a praticar a escuta ativa, acreditando na veracidade daquilo que é falado. Os feedbacks positivos auxiliam a melhorar a percepção sobre a sua real atuação profissional, enquanto os negativos permitem a melhora de eventuais problemas.  

3. Aprenda a lidar com frustrações 

Seja por não conseguir cumprir um prazo ou por não ficar plenamente satisfeito com uma entrega, todo profissional enfrentará alguma frustração em algum momento da carreira. Até mesmo as pessoas mais bem sucedidas passaram por isso durante sua trajetória. O importante é evitar a autocobrança e compreender seus limites pessoais, sabendo como lidar com a frustração e observando a melhor maneira de aprender com os erros.  

4. Busque ajuda profissional  

Dependendo do grau de insegurança e de comprometimento da saúde mental, é importante procurar ajuda profissional de um psicólogo. Ele saberá conduzir a situação da melhor forma possível e eventualmente encaminhar para avaliação psiquiátrica.  

“Sabemos que somos uma pessoa apenas, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Muito provavelmente a pessoa que enfrenta dificuldades com baixa autoestima na carreira, também enfrenta na vida como um todo e a terapia pode auxiliar nessa construção”, complementa Bruna.  

5. Procure aprender mais 

Adquirir novos conhecimentos pode aumentar a autoestima intelectual. Ao realizar uma especialização, além de aprender ainda mais sobre um tópico específico, é possível aumentar a segurança e a autoconfiança na realização de tarefas do cotidiano profissional.  

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