Dia dos Avós: programa busca incentivar a atividade física para idosos

Em parceria com o COMUI, PUCRS promoverá gratuitamente a prática de exercício físico para idosos em vulnerabilidade social

26/07/2022 - 14h30
atividade física para idosos

Foto: Divulgação

Melhorar a condição de saúde de idosos em vulnerabilidade social por meio da prática de exercícios físicos. Esse é o objetivo do Programa de Incentivo à Atividade Física para Idosos (PIAFI), promovido pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) e do Hospital São Lucas (HSL), ambos unidades da PUCRS, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso em Porto Alegre (COMUI).  

Neste 26 de julho, Dia dos Avós, a pauta ganha um significado ainda maior, pois reforça a importância do incentivo ao bem-estar integral da pessoa idosa. Pensando nisso, o programa compreende diferentes modalidades, as Gerontoatividades, em que o objetivo é a prevenção e o tratamento das principais doenças que incidem no envelhecimento e dos sintomas que comprometem a qualidade de vida dos idosos. A partir desse trabalho, busca-se colaborar para que estas pessoas consigam envelhecer com autonomia e independência.  

“O envelhecimento com qualidade é um dos maiores desafios da nossa sociedade atual, tanto que a OMS declarou a década de 2021-2030 como a década do envelhecimento saudável. O PIAFI tem o objetivo ambicioso de inserir a atividade física personalizada para cada idoso como uma medida de saúde pública para reduzir o risco de doenças crônicas, promover a interação social, assegurar a funcionalidade e independência dos nossos idosos”, explica o diretor do IGG, Douglas Kazutoshi Sato. 

Atividade física para idosos 

atividade física para idosos, prática esportivas, piafi

Foto: Bruno Todeschini

Coordenado pelo IGG, o Programa de Incentivo à Atividade Física para Idosos tem a meta inicial de prestar assistência gratuita para 200 idosos em vulnerabilidade social, residentes de Porto Alegre. Os idosos terão acesso ao programa por meio do atendimento nos ambulatórios do SUS do Hospital São Lucas da PUCRS. Então, serão encaminhados pelos médicos assistentes a participarem do projeto, que ocorrerá nas instalações do Parque Esportivo da PUCRS.  

Nesta etapa inicial, estão sendo realizadas capacitações dos profissionais de Educação Física que irão monitorar as atividades realizadas com os integrantes do Programa. Inicialmente, serão formadas turmas de 25 idosos para a realização de atividades como Ginástica Curativa Chinesa, Caminhada Orientada, Pilates, Danças Circulares, Atividade Aquáticas, entre outras.  

Posteriormente, os idosos atendidos nos postos de saúde do Município de Porto Alegre também poderão participar do Programa, desde que tenham uma indicação médica e realizem uma avaliação física de pré-participação. 

“Tudo isso tem o objetivo final de servir como um exemplo de como podemos melhorar a qualidade de vida dos idosos que vivem na nossa cidade de Porto Alegre”, afirma Sato. 

Leia também: Entrevista: Bernardinho comenta os impactos do esporte no desenvolvimento profissional


Leia Mais Veja todas