5 motivos para cursar uma segunda graduação

Aluna da PUCRS destaca benefícios de investir no reingresso

09/02/2024 - 13h00

Alexandra Faro, de 50 anos, está cursando a segunda graduação na PUCRS/ Foto: Luciana Marques

Conhecimento, atualização, realização pessoal: estes são alguns dos motivos que levam muitas as pessoas a buscar uma segunda graduação. É o caso de Alexandra Faro, de 50 anos, que está cursando o décimo semestre de Psicologia na PUCRS e já é formada em Administração. Depois de 22 anos atuando na área administrativa, ela decidiu mudar de profissão. Para quem, assim como ela, pensa em investir no reingresso à vida universitária, seja para migrar para outra área ou para se atualizar profissionalmente, ela lista alguns dos principais benefícios dessa escolha. Confira:

1. Atualização ou mudança profissional

Uma segunda graduação pode fornecer conhecimentos atualizados e habilidades relevantes para o mercado de trabalho atual, especialmente se houver mudanças significativas na área de atuação. O mesmo vale para quem quer mudar de carreira. Algumas pessoas buscam um novo rumo para algo que as satisfaça mais. Uma nova graduação pode oferecer a base necessária para essa transição. 

2. Realização e desenvolvimento pessoal

Muitas pessoas veem uma segunda graduação como uma oportunidade de realizar um sonho ou alcançar um objetivo pessoal que não puderam realizar antes. Além do aspecto profissional, uma segunda graduação pode proporcionar um crescimento pessoal significativo, desafiando a pessoa a se superar e aprender coisas novas.

3. Networking e oportunidades

A universidade é um ótimo lugar para fazer contatos e expandir sua rede profissional, o que pode ser valioso em qualquer fase da carreira. Além disso, a PUCRS oferece diversos recursos, como a biblioteca, laboratórios e oportunidades de pesquisa, que podem enriquecer a experiência de aprendizado.

4. Satisfação intelectual

Para muitas pessoas, o prazer de aprender é uma motivação  e uma segunda graduação pode proporcionar uma satisfação intelectual gratificante. Ao fazer uma segunda graduação, você pode também inspirar outras pessoas e mostrar que nunca é tarde para buscar conhecimento e crescimento pessoal.

5. Preparação para o futuro

Uma segunda graduação pode ser uma preparação para os desafios futuros e uma forma de se manter relevante no mercado de trabalho. Dependendo da área de estudo, uma segunda graduação pode ajudar a se manter atualizado com as últimas tecnologias e tendências, o que é especialmente importante em um mundo em constante evolução tecnológica. 

Leia mais 

 


Leia Mais Veja todas